segunda-feira, 8 de maio de 2023

Local: Niterói;
Colocação geral: 162°; e
Colocação faixa etária: 25; e
Total de Corredores: 253 Corredores.
Nesse final de semana Domingo, dia 07 maio 2023, a Segunda edição da Maratona de Niterói, agitou mais uma vez a cidade, com os percursos de 42K Solo, Dupla 42K, Quarteto 42K e 5Km, porém um dia antes no Sábado houve a corrida infantil.  Prova organizada pela 3A Eventos.
Museu Oscar Niemayer em Niterói ao lado das Barcas
Mais uma vez não poderia ficar de fora dessa prova, primeiro porque o percurso é lindo, mas também desafiador com algumas subidas que passa correndo por diversos bairros e pelos principais pontos turísticos da cidade e segundo porque ano passado na primeira edição, não fiz uma boa prova e foquei nela nos treinos.
Kit da Maratona
Acordei por volta das 3 horas da manhã, me aprontei e fui de carro de aplicativo para à largada chegando no Museu Oscar Niemayer por volta das 4:30 horas da manhã. Ainda escuro e fazendo uma temperatura de 19 graus com o tempo agradável para correr, guardei a minha mochila no guarda volumes e fiquei aguardando à largada. Aproximando à hora da largada os corredores começaram a se aquecer, fiz um aquecimento por cerca de 10 minutos e fui para a linha de largada.
Antes da largada
Percurso da prova
Como a temperatura estava ótima para correr a estratégia era terminar a maratona entre 2:50 à 3:30 horas por causa das subidas durante o percurso. À largada era para acontecer às 5:30 horas da manhã, mas atrasou uns 10 minutos, na contagem regressiva para à largada, liguei rapidamente o meu GPS e o meu MP3 e lá fomos nós correndo, cada um no seu pace, pelo Caminho de Niemayer. Corremos por cerca de 3 Km e já começamos a subir e me deu vontade de fazer o número 1, aproveitando que ainda estava escuro, procurei um canto e fiz rapidamente e retornei a subir, o corpo ainda estava sendo aquecido, subi correndo devagar, ao alcançar o topo no Museu de Arte Contemporânea, procurei descer logo para tirar o atraso da subida, passamos correndo pela orla da praia de Icaraí, Subida da Estrada Froés, Praia de São Francisco, Praia de Charitas, Túnel Charitas - Cafudá, Praia de Piratininga e retornamos tudo novamente pelo mesmo percurso.
Na largada
E foi dada à largada
Indo em direção ao Museu de Arte Contemporânea
Ano passado na primeira edição lá por volta dos 30 Km, senti uma fisgada na panturrilha direita e terminei a prova em 4h 15min, já nessa segunda edição, quando cheguei no Km 37, no retorno quase próximo da subida do Museu de Arte Contemporânea senti uma forte fisgada dessa vez na panturrilha da perna esquerda, putz que droga, não estava acreditando, outra vez...Não conseguia nem andar, parei imediatamente, deitei na calçada e comecei a fazer alongamento e massagem na panturrilha era uma dor insuportável que teve um rapaz que estava na praia e me perguntou se estava tudo bem comigo e perguntou também se queria que ele fizesse massagem? Agradeci e respondi que não precisava porque já estava fazendo, fiquei uns 10 minutos alongando e fazendo massagem na panturrilha, deu uma aliviada e levantei e comecei a andar mancando, subir a subida do museu e quando desci encontrei com o amigo Carlinhos pedalando, grande amigo que mora em Niterói e ele me falou vou com você até a chegada, e foi me dando forças, quando estava chegando próximo a um posto de hidratação ele me falou que iria no posto de hidratação para ver se conseguia um pouco de gelo para por na panturrilha, ele conseguiu o gelo, sentei na calçada em frente ao Forte Gragoatá do Exército e fiquei alguns minutos passando gelo na panturrilha, quando a dor mais uma vez deu uma aliviada e como tinha que terminar a maratona, levantei e fui andando do jeito que deu até a chegada, no GPS marcou 41,28 Km, concluindo a prova em 4 horas 48 minutos e 03 segundos. Por um lado feliz por ter terminado mais uma desafio, mas por outro lado triste porque estava tudo programado para fazer uma ótima prova e mais uma vez não deu, mas não tem problemas em 2024 é logo ali e estarei correndo novamente pela terceira vez.
Mais uma Maratona realizada
Grande amigo Carlinhos, só tenho a te agradecer pelo apoio
Inscrição: A inscrição no site da prova custou de R$ 150 à R$ 270 reais, mais taxa de administração do site e de acordo com o Kit escolhido. Já a minha foi o kit simples (número + chip), custou R$ 155 reais, foi paga pela Equipe Elite Runner USB, da qual eu participo (Muito obrigado)...Ponto positivo;
Kit:  O kit foi distribuído para os corredores dois dias antes da prova no Museu Oscar Niemayer ao lado das Barcas em Niterói. Recebi 1 número de peito e 1 chip descartável, quem fez com o Kit completo recebeu uma camisa, 1 número, 1 chip, 1 viseira e 1 sacochila de nylon. O Kit foi retirado de forma rápida e sem nenhum problemas...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou na largada no mesmo espaço que foi da entrega de kit, onde as staffs pegava nossa bolsa, escreviam o nosso número na sacola e colocava nossos pertences dentro de um saco grande. Tanto na entrega como na retirada dos meus pertences não tive nenhum problemas e foi de forma rápida...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Médio....Porém tem que treinar em subidas porque durante o percurso pegamos umas 6 subidas,,,...Ponto positivo;
Percurso da prova: A largada aconteceu no Museu Oscar Niemayer em Niterói, passamos correndo pelo Museu de Arte Contemporânea, orla da praia de Icaraí, Subida Estrada do Fróes, Praia de São Francisco, Praia de Charitas, Túnel Charitas - Cafudá, Praia de Piratininga e retornamos tudo. O percurso foi 90% de asfalto, 5% de paralelepípedo e 5% de terra batida. Durante o percurso foi colocado grades e cones dividindo a rua para os corredores e carros, também durante o percurso tinha vários staffs, principalmente nas bifurcações, teve algumas placas de marcação de quilômetros no percurso e também a prova contou com os Agentes da NitTrans e da Guarda Municipal de Niterói fazendo o balizamento de todo o percurso para garantir a segurança dos atletas a tranquilidade das provas e para manter a fluidez do tráfego...Ponto positivo...A organização reviu a marcação do percurso, ano passado alguns GPS marcaram 44 a 45 Km no meu marcou 47 Km e dessa vez marcou 41,28 Km;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou 15 postos de hidratação com copos dágua lacrados e gelados, também em vários postos teve isotônicos em sacos de plásticos gelados, em três partes do percurso distribuiu gel para os Corredores, acabei usando o gel da prova, não foi necessário utilizar o meu, no percurso teve dois pontos de distribuição de  coca-cola para os corredores, no final da prova distribuiu água em copos gelados, uma garrafa de isotônico gelado e gatorade...Ponto positivo;
Lanche da prova: A organização disponibilizou várias frutas em pedaços (bananas, melancias, abacaxis)...Ponto positivo;
Posto médico: A organização disponibilizou ambulâncias com equipe médica na largada, no percurso...Ponto positivo;
Banheiros: A organização disponibilizou banheiros químicos na largada e nos pontos de revezamentos...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal receberam uma linda medalha na frente vindo escrito o nome da prova o desenho do museu Oscar Niemayer e um desenho com três corredores, atrás vindo escrito o nome da organização da prova e com a fita personalizada escrito o nome da prova e a distância de 42 Km...Ponto positivo;
Premiação extra: A organização premiou os 20 primeiros atletas (20 masculino e 20 feminino) que cruzaram a linha de chegada recebendo a medalha top 20 dourada...Ponto positivo; Sugiro que aumente para 50 medalhas;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados na geral masculino e feminino com troféus, brindes e para o 1° Colocado R$ 1.000, 2° Colocado R$ 800 reais, 3° Colocado R$ 600 reais, 4° Colocado R$ 400 e 5° Colocado R$ 200 reais...Ponto positivo;
Premiação Faixa Etária: A organização premiou os 3 primeiros colocados masculino e feminino nas faixas etárias de 10 em 10 anos, com mini-troféus...Ponto positivo...Porém sugiro que para o próximo ano a organização mude a premiação da faixa etária de 10 em 10 anos para 5 em 5 anos que é o correto;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela empresa www.neorace, divulgando o resultado no próprio dia e no local da prova somente dos colocados gerais (masculino e feminino), Faixas Etárias e o resultado do revezamento...Ponto positivo; A Neorace só colocou um tapete de cronometragem na largada e chegada, durante o percurso não teve nenhum durante o percurso, o certo  era colocar no meio do percurso para quem correu 42KM, porque se algum corredor quisesse cortar caminho ninguém vai ver.;
Prova: A segunda edição da Maratona de Niterói, veio para se consolidar no calendário nacional de corridas, as ruas de Niterói ganharam um colorido todo especial, vários atletas que participaram dessa 2ª edição gostaram muito de correr essa prova. O evento teve mais de mil participantes inscritos entre a prova principal a Maratona, o revezamento, os 5K e no dia anterior a prova kids para às crianças, também no espaço contou com uma feira esportiva e adoção de animais. A disputa dos 42 quilômetros começou no Caminho Niemeyer e os praticantes percorreram toda a orla da Zona da cidade passando por vários locais, durante o percurso dá para observar muitos locais lindos e também do outro lado da Baía de Guanabara como o Cristo Redentor. Dessa vez a organização modificou o percurso tirando uma subida difícil. Para mim a prova estava fluindo muito bem, mas quando chegou no Km 37, não acreditei no que tinha acabado de acontecer, senti novamente uma fisgada forte na minha panturrilha, doía tanto que não conseguia mais correr, deitei na calçada e comecei a fazer massagens na panturrilha, mas que droga depois de alguns minutos parado, retornei a prova caminhando mancando sentido muita dor, foi duro subir a subida do Museu de Arte Contemporânea e descer foi mais difícil ainda, depois da descida o amigo Carlinhos morador de Niterói estava pedalando e foi ao meu lado me dando apoio, quando estava próximo de um posto de hidratação de água ele me falou que iria ver se conseguisse gelo e conseguiu e começou a passar na minha panturrilha que deu uma aliviada na dor, resolvi a retornar a prova para finalizar, os 4 kms finais foi muito difícil. Ao cruzar a linha de chegada agradeci muito o amigo Carlinhos pela grande ajuda que me deu. Pois já é a segunda vez nessa mesma prova que me aconteceu isso, mas não tem problemas ano que vem estarei na terceira edição firme e forte para cumprir da melhor maneira essa maratona. A 3A Eventos está de parabéns pela realização dessa belíssima prova. Parabéns a todos que participaram dessa prova.

Nos vemos na próxima competição.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷