domingo, 15 de agosto de 2021

Uma brasileira pioneira

Foi realizado nesse sábado dia 14 agosto 2021, no Centro Cultural dos Correios (Centro do Rio de Janeiro) o último dia da exposição da Eleonora Mendonça uma brasileira pioneira. A exposição aconteceu do dia  2 julho à 14 agosto 2021 a palestra contou com umas 50 pessoas ligada ao atletismo e eu fui um deles que participou no último dia.

Para quem não conhece a maratonista olímpica Eleonora Mendonça, segue um breve resumo:
A exposição mostrou, através de objetos do vasto acervo do Instituto Eleonora Mendonca, e pioneirismo de Eleonora Mendonça em três facetas de sua vida: Atleta, Ativista e Empresária.
A Eleonora atleta teve uma carreira excepcional, iniciada em 1974 com chave de ouro na Troféu Brasil, em São Paulo (Eliminatória para o Sul-americano de Atletismo), vencendo com o tempo de 4'58"1, estabelecendo seu primeiro de muitos recordes brasileiros. Ela levou o nome do Brasil as mais importantes competições nacionais e internacionais. Foi a primeira brasileira a correr uma Maratona Olímpica, em Los Angeles, em 1984 (a primeira com participação feminina, depois de 80 anos de participação exclusivamente masculina). Entre outros feitos, Ellie, como era carinhosamente chamada pela imprensa internacional, deteve recordes brasileiros em todas as distâncias de 1.500 até a maratona e participou inúmeras vezes das renomadas Maratonas de Boston (a mais antiga do mundo) e de Nova Iorque, tendo feito em 1978 os melhores tempos de uma atleta brasileira nessas competições.
A Eleonora ativista lutou durante toda sua carreira pela igualdade de direitos entre homens e mulheres nas corridas, tendo, inclusive, que tomar ações drásticas para garantir sua participação nas Olimpíadas de Los Angeles. Foi co-presidente do Comité Internacional de Corredores, movimento que trabalhou arduamente para a inclusão de eventos femininos de longa distância nas Olimpíadas, tendo obtido sucesso nessa demanda. Ela faz parte do seleto grupo de atletas de vários países que participaram desse movimento, conhecidas como as Primeiras Damas das Corridas (First Ladies of Running), que se perpetuou em um livro escrito por Amby Burfoot, publicado nos Estados Unidos sobre "as 22 corredoras rebeldes, quebradoras de regras, visionárias que mudaram a história do esporte".
A Eleonora empresária fundou a PRINTER, Promoções Internacionals, que foi a primeira empresa a realizar corridas de rua no Brasil. Em 1980, organizou a primeira corrida feminina na América Latina. Foi também pioneira ao publicar a primeira revista de corridas no pais- A CORRIDA, e ao confeccionar e comercializar as primeiras roupas especificamente de corrida, para homens, mulheres e crianças.
A exposição coincidiu, em parte, com a realização das Olímpiadas de Tóquio, Nela comemoraremos os 37 anos da participação da primeira mulher brasileira numa maratona olímpica Eleonora Mendonça.

A exposição, constando de 42 eventos que marcaram a vida de Eleonora no período entre 1974 e 1984, e que tem como referência os 42 kms de uma maratona, a sua trajetória e como ela contribuiu com que a mulher ocupasse seus espaços de uma forma igualitária, dentro e fora das pistas. Uma brasileira inspiradora.

Além da exposição a Eleonora convidou algumas damas de ferro do atletismo brasileiro, para uma palestra, 
Aída dos Santos Salto em altura. 4ª colocada nos Jogos Olímpicos de TOKYO 1964
Conceição Geremias  Heptatlo Ouro  no Panamericano de Caraças 1983
Érica Lopes Silva a Gazela Negra Corredora 100 e 200 metros . TRICAMPEÃ sul-americana 1963
Silvinha Pereira Medalha de prata no Salto em distância  Panamericano de Cali 1971. Medalha de bronze nos 200 metros 23:17 no Panamericano cidade do México 1975
Eleonora apesar de já conhecer a senhoras, foi uma tarde de grande aprendizado, porque não conhecia as outras damas do atletismo que brilharam também no passado. Todas vocês estão de parabéns por tudo que você fizeram pelo atletismo!!!

Acessem: www.institutoeleonoramendonca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista