sábado, 24 de julho de 2021

Corrida nº 489 - XVI Corrida de Confraternização do Cristo Redentor

Foi realizado nesse Sábado dia 24 julho 2021 à XXVI Corrida de Confraternização do Cristo Redentor, a mesma é organizada pelo Cel PM Rabelos daqui do Rio.

Essa corrida é realizada todos os anos no mês de dezembro, porém devido a pandemia que estamos passando em 2020 não foi realizada, dessa vez foi autorizada pelos órgãos competentes nessa data. Essa corrida é uma verdadeira confraternização entre corredores e os mesmos aproveitam lá em cima para agradecer o Deus soberano por tudo que tem feito em nossas vidas. Já faz 14 anos que corro essa corrida, portanto não tem como ficar de fora dessa festa. O percurso é cercado pelo verde na maior floresta urbana do mundo do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Com vista para a maior parte da Cidade do Rio de Janeiro e a sua chegada aos pés do Cristo Redentor. Maior símbolo do país e da cidade o Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo, foi inaugurado em 12 outubro 1931, localizado no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. O Cristo sobressai em nossa paisagem, marco maior da unidade de conservação e imponente nos céus do Rio de Janeiro, com seus braços abertos a nos saudar e proteger. A corrida de confraternização do Cristo valoriza os encantos naturais do Rio, os atletas puderam desfrutar do mais íntimo contato com a natureza e o visual mais deslumbrante da cidade e ao mesmo tempo em que enfrentaram diversos desafios até alcançar a linha de chegada, o Cristo é visitado por milhares de turistas o ano inteiro.
Percurso da Corrida do Cristo Redentor e do Longão até Marechal Hermes.
Eu e o amigo Jorge Luís vizinho daqui de Marechal Hermes pegamos um carro de aplicativo às 4 horas da manhã, chegando no local da largada (Batalhão de Choque da PM) por volta das 4:30 horas da manhã, onde no local já se encontrava alguns amigos corredores. O clima estava perfeito para correr, não estava fazendo muito frio, Ainda escuro e de quebra tivemos um belo visual da lua cheia.
Na largada
Após os amigos registrarem algumas fotos, a corrida teve sua largada às 5 horas da manhã com os batedores de moto indo a frente nos guiando. Alguns largaram forte, mas a frente tiveram que reduzir a velocidade nas ladeiras de Santa Teresa, com o clima ainda frio e com o corpo ainda sem aquecimento fui subindo correndo devagar com os amigos, depois quando passou as ladeiras ingrimes e uma boa parte das ruas de Santa Teresa é plano lá em cima, já com uns 3 Kms percorridos e com o corpo aquecido foi hora de tirar o pé do freio e acelerar. Fui ultrapassando alguns corredores, lá pelo Km 6 as ruas não tem luz, mesmo no escuro fui subindo correndo, por volta do Km 7 deu vontade de fazer o número 1, foi quando um corredor que estava há uns 500 metros atrás de mim me ultrapassou, fiz rapidamente as minhas necessidades e voltei a subir correndo, com uns 9,5 Km morro acima cheguei próximo do antigo hotel das Paineiras já com o dia claro, continuei subindo para completar a missão. Cheguei lá em cima com 1h20min e agradecendo à Deus.
Missão cumprida
Obrigado Cel Rabelo
Para ir até a estátua do Cristo o como fazemos todos os anos o segurança local não quis liberar a nossa entrada nos informando que só com a ordem uma certa mulher lá de cima. O organizador ligou para ela e nada dela atender, ficamos aguardando alguns minutos lá em cima e depois de alguns minutos essa tal mulher apareceu e liberou a nossa entrada. Registramos algumas fotos lá em cima o Cel Rabelo como todos os anos faz fez uma oração com a galera agradecendo a Deus.
No Cristo
Amanhecendo no Rio...Que visual.
Como só foram 12 Kms morro acima, e tinha que fazer um longão de final de semana, aproveitei essa corrida para voltar para casa correndo. Informei o amigo Jorge Luís que não iria voltar com ele, que iria engatar no longão até em casa e para minha surpresa ele disse que iria comigo e convidou mais um o César. Fomos descendo, passamos pelo antigo Hotel Paineiras e fomos correndo pelas ladeiras das Paineiras, durante o percurso o Cesar estava ficando para trás, perguntamos a ele o que estava acontecendo, ele nos informou que estava uns 20 dias parados devido a uma lesão, falei com ele que era melhor ele não continuar no longão devido a lesão dele para não agravar mais a situação da lesão, ele resolveu ir até um certo local e parar o treino (decisão certíssima), parabenizei ele, nos despedimos e Eu e o xará continuamos correndo, quando alcançamos topo das Paineiras na segunda  cancela das informei para o xará ue as subidas tinham acabado que agora era só descida e largamos o aço na descida, descendo forte, mais abaixo passei pelo amigo Betão que estava subindo as Paineiras nos cumprimentamos rapidamente e continuamos descendo. Chegamos no Alto da Boa Vista, continuamos novamente descendo, alcançamos o plano das ruas da Tijuca e chegamos no Maracanã onde passamos pelo amigo Laurênio nos cumprimentamos e continuamos no treino, quando alcançamos o KM 36 Km, no bairro de Sampaio o xará me informou que não iria mais prosseguir no treino comigo, porque não estava mais aguentando e iria pegar uma condução até em casa. Parabenizei ele, nos despedimos e prossegui correndo até em casa (Marechal Hermes), finalizando o treino com 53 Km em 5h 58min.
Eu, Jorge Luís e César retornando no treino após a subida do Cristo
Descendo as Paineiras encontrei com o amigo Betão. Valeu

Ao passar pelo Maracanã passei encontrei com o amigo treinador Laurênio valeu amigo.
Final de longão realizado. Obrigado meu Deus!!!
Avaliação da Corrida:
Inscrição:  R$ 89 reais, a minha foi gratuita
...Ponto positivo;
Kit: Entregue dois dias antes no Centro do Rio, vindo: 1 sacochila de pano, 1 numeral, 4 alfinetes e  1 camisa de manga, kit retirado sem nenhum problemas...Ponto positivo;
Guarda volumes: Não tem como avaliar esse item, pois devido a pandemia que estamos passando não teve;
Altimetria: Média...Tem que estar preparado para uma corrida de subidas como essa, eu já estou acostumado mas vi que alguns corredores não estavam acostumados;
Percurso da prova: Foi um misto de asfalto, paralelepípedo e cimento. Largamos em frente ao Batalhão de Choque da PM, corremos pelas ladeiras de Santa Teresa, Paineiras e Cristo. No percurso tinha batedores de motos  orientando...Ponto positivo; 
Posto de hidratação: Não tem como avaliar esse item, pois devido a pandemia que estamos passando não teve;
Posto Médico: Não vi, mas durante o percurso vi uma ambulância passando, acredito que estava no apoio da corrida...Ponto positivo;
Banheiros: 
 
Na largada foi disponibilizado banheiros químicos...Ponto positivo;
Lanche: Não tem como avaliar esse item, pois devido a pandemia que estamos passando não teve;
Medalha de participação: Recebemos uma linda medalha redonda com o desenho do Cristo Redentor, na parte da frente escrito o nome da corrida e vindo com uma fita personalizada, na parte debaixo veio com um encaixe que vira troféu colocando numa parte de madeira que recebemos...Ponto Positivo;
Premiação: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova confraternização sem cronometragem;
Premiação na Faixa Etária: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova confraternização;
Resultado da prova: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova de confraternização; e
Prova: Corrida com um belo visual, percurso íngreme, tem que treinar para essa corrida, não tem como deixar de correr essa corrida, o bom dela que acabei fazendo um bom treino de subidas e descida e para quem ainda não correu eu recomendo...Ponto Positivo;
Agradecimentos: Agradeço a Deus, aos amigos patrocinadores Elzi Delorenzo, Cel Rabelo, pelo apoio de sempre...Muito obrigado!!!

Parabéns aos amigos Corredores que subiram até o Cristo, nos vemos na próxima linha de largada.
🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

2 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista