domingo, 18 de abril de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 36

Domingão, dia 18 abril 2021, dia de acordar bem cedo, para correr aquele longão que passa correndo por vários, atravessando a cidade maravilhosa. Durante a semana o amigo Negreiros da Equipe Dinossauros convocou a turma de corredores para correr na Serra do Vulcão em Nova Iguaçu.

Como o último treino longo (70 Km) passando por esse local tinha sido em dezembro passado com muita chuva e dessa vez não estava chovendo. Resolvi ir até lá para correr com os amigos. O plano A foi fazer o percurso de Dezembro passado, mas dessa vez ao contrário, em vez de ir pela Av. Brasil, Torres do Mendanha, Cachoeira do Mendanha, Mirante Marapicu, Mirante Céu Aberto, Serra do Vulcão e Casa, resolvi indo por outros bairros até chegar no local de encontro do treino, mas o Plano A não deu certo e tive que ativar o Plano B (durante o relato vocês vão saberão porque usei o Plano B).

Acordei às 3:30h da manhã, me aprontei super rápido, o dia ainda escuro, temperatura muito agradável para correr e com o céu com nuvens. Saí de Marechal Hermes correndo às 4:20 horas, liguei a lanterna porque em algumas ruas  que passei correndo não tinha iluminação, passei pela Vila Militar Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Nilópolis, São João de Meriti, durante o treino alguns carros foram passando e me incentivando, dava bom dia e continuava correndo, quando passei por um bairro que agora não lembro o nome, onde os feirantes estavam arrumando suas bancas para a feira, um dos feirantes gritou para outro feirante aí Fabinho encara o corredor, vai com ele correndo...Eu gritei bora que o treino jamais deve parar e ria comigo mesmo da cena. Por volta das 5:30 horas o dia começou a clarear, desliguei a lanterna e fui correndo para encontrar com os amigos em Nova Iguaçu.

O início

Com o dia clareando

Às 6:15h da manhã com 18,5 Km cheguei na UNIG em Nova Iguaçu, onde a galera já se encontrava, fui cumprimentando os amigos rapidamente e o Negreiros pediu para eu registrar uma foto com a turma, falei vamos sim, mas tem que ser rápido porque vou subir logo até a rampa de vôo livre e de lá vou continuar o o treino fazendo a travessia (Céu Aberto, Marapicu, Torres do Mendanha), registramos rapidamente e prossegui no treino.

Com os amigos em Nova Iguaçu

Às 6:20 horas da manhã comecei a subir a serra, durante o percurso acima alguns turistas estavam subindo caminhando, depois de uns 2 kms morro acima, o Yuri e logo em seguida o Valmir me alcançou na subida, perguntei a eles pela turma e eles disseram que a turma estava subindo devagar, continuamos correndo morro acima até que encontrei com o Adriano e uma corredora conversamos poucos. O Yuri, Valmir e o Adriano resolveram subir mais forte, falei com eles que não iria acelerar porque ainda tinha muitos Kms para eu correr. Como o dia estava amanhecendo e o sol estava aparecendo resolvi filmar rapidamente, foi quando tive a surpresa que a bateria do celular tinha acabado, peguei o power bank para recarregar o celular, só que o celular não carregava de jeito nenhum...Mas que droga. Bom como tinha que correr 70 Kms botei os dois na mochila e continuei morro acima. Alguns caminhantes que tinha largado mais cedo, pegaram a trilha da direita, resolvi pegar a trilha da esquerda que era mais longa até chegar lá em cima, comecei a subir, subir e subir e nada de encontrar com os caminhantes que subiram pela parte mais fácil, estranhei e perguntei para mim? Será que peguei a trilha errado? Resolvi descer e subir pela outra trilha foi quando subiram uma mulher e dois homens caminhando. Após ter pegado a outra trilha vi um desses caras que estava subindo pela outra trilha, perguntei a trilha que ele subiu era a que eu estava quando estava descendo? Ele respondeu que sim, daí agradeci e comecei a rir comigo mesmo...kkk...Quando o GPS bateu 24 Km morro acima passei por uns caras que estavam caminhando e estavam bem cansados, falei com eles bora que está chegando eu vim de casa correndo e já estou com 24 km, um deles disse, já sei você veio de UBER néRespondi que não, que foi a pé mesmo e mostrei o GPS aí eles ficaram impressionados. Com 25,6 Km cheguei no objetivo (Rampa de Vôo), ao chegar lá em cima o Guia de Trilhas mestre Robson estava lá em cima com a turma dele e o mesmo me falou tinha comentado de mim sobre as corridas que faço os trilheiros gostaram e até pediram para tirar fotos, registramos e disse a eles que não iria demorar muito não que iria fazer a travessia. 

E vamos subindo

Como o meu celular sem bateria pedi ao amigo Adriano para tirar fotos do celular dele (obrigado) e logo em seguida me despedi dos amigos e rumei para o objetivo 2 (Mirante do Céu Aberto).

Rampa de Vôo da Serra do Vulcão em Nova Iguaçu

Já na trilha de acesso ao Mirante do Céu Aberto, nessa trilha não dá muito para correr, além das subidas íngremes, tem muitas raízes de árvores e alguns troncos de árvores caídas no percurso a solução foi alternar corrida com caminhada. Quando cheguei no paredão íngreme do Mirante do Céu Aberto, notei que alguém tirou a corda do local, putz...Mesmo assim fui subindo agarrando pelos matos, devido ser muito íngreme e mesmo não chovendo estava bastante escorregadio, com quase 27 Kms alcancei o objetivo 2 (Mirante do Céu Aberto)...Ufaaa...Lá em cima só havia 2 cristãos orando, cumprimentei eles e rumei descendo pela trilha rumo ao Objetivo 3 (Mirante Marapicu), notei na descida que alguém arrancou as fitas de marcação, a solução foi indo guiando pelas talhas de cortes nas árvores desci uns 2,5 Km morro abaixo com todo cuidado para não escorregar, mas ao chegar numa parte vi que não as marcações da trilha tinham acabado, e a mata toda fechada...Putz que droga, fiquei alguns minutos vendo se achava a trilha mas não achei. Como estava sozinho, sem celular e na mata fechada, resolvi cancelar o PLANO A, que droga, com muita raiva comecei a subir tudo novamente, já que o Plano A não havia dado certo, acionei o PLANO B que era retornar tudo novamente, após ter subido e já que alguém arrancou a corda do local, desci com todo cuidado, quando estava quase chegando na trilha que dá acesso a rampa de vôo, vinha em minha direção 4 trilheiros (uma homem e 4 mulheres) caminhando e daí pergunteiVocês vão no Mirante do Céu AbertoEles responderam que sim...Informei que tiraram a corda do paredão e que o percurso estava bastante escorregadio que era para tomarem cuidado, eles me agradeceram e continuei no percurso. Comecei a descer a trilha da rampa do vulcão com o ritmo um pouco forte, mas abaixo encontrei com o Negreiros e mais uma menina, falei com eles o motivo que estava retornando e ele apoiou falando que estava certo...Cheguei em frente a UNIG com 31,6 Km a galera já lá embaixo e alguns perguntaram porque retornei, informei a eles o que tinha acontecido lá em cima e o amigo Luciano me convidou para retornar para casa com ele de carro? Respondi que não, já que o Plano A não tinha dado certo, que já tinha acionado o Plano B, que era retornar para casa a pé correndo mesmo...rsss...Retornei tudo novamente e dessa vez o sol espantou as nuvens e a temperatura esquentou, mas faltando uns 5 Kms para terminar o treino quem espantou o sol foram as nuvens e a temperatura ajudou bastante. Finalizei o Plano B com 52,2 Km, não foi como eu queria mas tá valendo o treino jamais deve parar foi o que deu para hoje.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Para quem corre longas distâncias tem que estar muito bem preparado tanto fisicamente como mentalmente para quando acontecer algo de errado você não abortar a missão. Fica a dica!

OBS: Você que chegou até aqui agradeço pela visita e por valorizar o conteúdo do Blog volte sempre, mas antes de sair deixe o seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog e a todos que acessam aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista