segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Cuidado a corrida pode lhe custar a sua vida

Cuidado que a corrida pode lhe custar a sua vida. Pois nesse final de semana sábado e domingo dias 8 e 9 fevereiro 2020, rolou a 4ª edição da Nit Ultra Run 12 horas  na praia de Piratininga em Niterói. A organização da prova me convidou para participar do ciclo de palestras, juntamente com uma fisioterapeuta e mais um corredor, para mim foi muito gratificante ter compartilhado com vários corredores as minhas experiências nas Ultramaratonas (Aguardem o vídeo). Durante a palestra um corredor disse que me seguia e me pediu algumas dicas e ele falou que não queria repetir o erro do ano passado, que correu forte nessa prova e que durante a prova infartou e acabou saindo da prova e me perguntou como proceder para não acontecer mais isso? Eu falei com ele que não era médico, mas orientei ele e falei para ele procurar um médico para cuidar da saúde dele, inclusive dei um exemplo de um amigo do quartel, corredor de elite que durante a vida toda sempre corria forte e quando foi para a reserva infartou e nos exames o médico disse para ele que ele não morreu porque Deus não quis. Disse para esse corredor que não basta somente correr, temos que cuidar da nossa saúde.

Quando deu à largada da prova, larguei forte como sempre faço por por experiência própria, porque nos meus treinos são sempre assim. Não recomendo ninguém a fazer isso a menos que esteja muito bem preparado. Durante o percurso da prova ele foi correndo comigo, depois de uns Kms correndo ele decidiu acelerar, correndo mais forte e daí falei com ele...Cuidado que ainda temos muitas horas de prova para correr, ele não quis me ouvir e foi embora, decidi não acompanhá-lo. Depois de um certo tempo ele saiu da pista e não voltou mais, pensei que ele tinha ido fazer algo junto ao apoio dele e iria retornar depois, sendo que não voltou mais a correr e nem depois vi ele no local da prova.

Um dia depois da prova consegui o contato dele e enviei uma mensagem para ele perguntando o que houve e se estava tudo bem. Ele me respondeu:
"Fiquei muito feliz em receber sua mensagem, poxa pra mim foi como um troféu, pode falar com vc pela sua experiência que vc tem e só incentivo para todos nós, muito obrigado meu amigo. Minha pressão baixou muito a Dra. pediu pra mim não voltar mais a correr, aí achei melhor parar, mas muito obrigado pelo incentivo, sou teu fã tiro o chapéu pra vc, e nesta semana da prova tive muito aborrecimento, mal alimentação, porque só tenho treinamento por Whatsapp não faço mas nada. Não tenho acompanhamento de nada, ganho algumas provas na garra e na força de Deus".

Ufaaa...graças à Deus, nada de ruim aconteceu com ele, pois ele ouviu a médica da prova e resolveu parar. Mas poderia ter sido diferente e mais uma vez orientei ele para se cuidar...A corrida pode ser ao mesmo tempo benéfica ou maléfica para a sua saúde. Depois que acontecer algo e se ainda a pessoa sobreviver não adianta ficar se lamentando hein. Cuidado pessoal pois tem pessoas que não aprende com os próprios erros.🏃🏾
#ficaadica 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista