terça-feira, 29 de outubro de 2019

Esporte Sujo

Por Patricia Santos
Mental Coach de Atletas - Vitória – ES

Ele está presente de duas formas distintas: a primeira são atletas buscando usar para melhoria no desempenho, performance no seu esporte, e a segunda esse uso acaba sendo utilizado para suprir uma carência emocional.

Falo de um assunto bem delicado, o Doping, por comprometer o atleta. 

O quanto você  é responsável por aquilo que engole, injeta ou aplica no seu corpo? 

Quando o atleta utiliza substância proibidas para o aumento do seu desempenho, ele o faz por acreditar que só serão reconhecidos, valorizados se forem vencedores, baterem seus recordes. Mas não se conscientizam que no final de tudo isso acabam prejudicando a si mesmo, ao seu físico, social e emocional, já que quando descobertos a pressão se torna esmagadora, insuportável e tendo sua reputação praticamente destruída.

Quando o atleta é flagrado no exame por uso de entorpecentes, fica muito mais delicada a situação, pois o atleta está passando por alguma carência emocional e acaba encontrando na substância uma forma de superar aquele problema.

Vale atenção dobrada para atletas paralímpicos. É que, como muitos tomam remédios regularmente, eles precisam estar ainda mais atentos para evitar a ingestão de substâncias proibidas.

As substâncias proibidas mais usadas pelos atletas são:
- Estimulantes;
- Calmante;
- Anabolizante;
- Hormônio; e
- Diurético.

Em qualquer situação o atleta precisa de ajuda, pois tem o fator emocional por trás de obter um bom resultado, performance a qualquer custo.

Por isso o treinamento mental é importante, deve ser planificado e periodizado, assim como a preparação física, técnica e tática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista