domingo, 31 de janeiro de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 32

N esse domingo, dia 31 janeiro 2021, foi dia de treinar com a Equipe Brabos Runners na Floresta da Tijuca.

Parque Nacional da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, foi criado em 1861 pelo imperador D. Pedro II para reflorestar a área atingida pelo desmatamento causado pelo cultivo de cana e do café e também é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada integralmente na cidade do Rio de Janeiro. O parque de relevo montanhoso e entre os pontos turísticos do parquetrilhasgrutas e cachoeiras, encontram-se marcos famosos da cidade, como:  o Corcovado, Paineiras, Mirante da Dona Marta, Pedra da Gávea, o Pico da Tijuca entre outros e etc e etc. O Pico da Tijuca é o ponto mais alto do parque, elevando-se  à 1.021 metros acima do nível do mar.


Domingão dia de longão o celular despertou às 4 horas da manhã, me aprontei rápido e fui pegar o transporte até o maracanã. Quando cheguei no Maracanã registrei uma foto e comecei o treino às 5:40 horas da manhã, rumo a Praça Afonso Viseu no Alto da Boa Vista para encontrar com a galera lá em cima.


Com dia já claro, fui percorrendo por algumas ruas do bairro do Maracanã e Tijuca. Quando comecei a subir o Alto da Boavista, já com 5 Km marcado no GPS, passa de carro buzinando o Glauco, Naldo e o Baiano e começaram a me filmar, mas uns 100 metros a frente, veio a surpresa o Naldo e o Baiano resolveram sair do carro para me acompanhar no treino subida acima, vibrei demais com essa atitude deles dois e agradeci muito. Isso foi muito bom, porque devido o calor do dia anterior no treino na Praia do Recreio 20 Km, não deu para descansar direito e estava um pouco descansado, fomos subindo correndo e os dois me puxando forte, aproveitei para correr forte com eles. Alguns carros de amigos que foram treinar conosco, passaram por nós nos cumprimentando.

Iniciando o treino em frente ao Maracanã

Naldo e Baiano valeu pela força

Chegamos na Praça do Alto da Boa vista com 10,6 Km e a galera já lá em cima nos aguardando. Reunimos rapidamente em frente ao chafariz da praça, tiramos umas fotos e após algumas palavras do Glauco sobre o treino que nós iriamos fazer, Quando começou o treino, pegamos a subida das Paineiras, cada um no seu pace, comecei devagar, porque estava cansado, mas fui aumentando o pace logo acima, cheguei no alto da Paineiras o GPS marcando 14,6 Km, descemos toda a Paineiras e chegamos em frente ao antigo Hotel Paineiras com o GPS marcando 19 Km. O Naldo, a Manu, Baiano e Wallace começaram a subir primeiro até o Cristo, como estava um pouco cansado, diminui a velocidade e fui mais atrás, chegamos no Cristo e o GPS Marcando 21,45 Km com 2h 37min. O Glauco organizador do treino resolveu aguardar todos chegarem para registrar uma foto todos juntos.


Após todos chegarem, iniciamos a descida, o objetivo era ir até o heliponto do morro da D. Marta, descemos e ao chegarmo na portaria com 26,22 Km, não pudemos subir, devido a pandemia o local está fechado. Após todos chegarem, iniciamos novamente o treino o objetivo agora era subir tudo, pegar as Paineiras. Fomos subindo correndo, Quando chegamos novamente em frente ao antigo hotel Paineiras com 28,9 Km, resolvi fazer uma parada rápida para comprar uma água com gás e os amigos prosseguiram no treino, tão logo comprei a água continuei correndo para tentar alcançar os amigos, acabei encontrando eles mais a frente saindo da cachoeira, como tinha outras pessoas lá e tinha fila, resolvi não parar na cachoeira para me refrescar, mas parei na outra mais acima, após refrescar e encher a mochila com água, continuamos subindo até chegar no ponto mais alto das Paineiras com o GPS marcando 33,3 Km, iniciamos a descida, descemos forte e quando chegamos na Praça Afonso Viseu com o GPS marcando 37,3 Km, Praça que dá acesso ao Pico da Tijuca, ficamos sabendo que os guardas fecharam a portaria do parque porque a ordem agora é fechar o parque quando atingir 1.500 pessoas dentro do parque por causa do COVID, com isso tivemos que partir para o Plano B, eu já estava com 37,3 Km e os amigos com 20 e poucos Kms rodados e como o treino deles eram 42 Kms eles resolveram prosseguir até a Vista Chinesa e algumas trilhas para completar os 42 Km. Resolvi não ir com eles porque já estava bem cansado e teria que descer correndo até o Maracanã para finalizar o longão, pelos meus cálculos iria finalizar o treino com mais 10 Kms totalizando 47 Km, mas para arredondar para 50 Km resolvi correr 3 Kms a mais pelas ruas da tijuca e assim, finalizei o treino de 50 Km em frente ao Maracanã.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Chegada no Cristo Redentor
Chegada no Mirante da Dona Marta
Agradecendo de longe o Cristo
Descendo do Alto da Boa Vista
Treino finalizado no Maracanã
Amigo Glauco
Amigo Glauco, parabéns por ter promovido esse belo treino com os amigos na Floresta da Tijuca, Muito obrigado pelo apoio...Também vale ressaltar que estiveram presente nesse treino a Equipe Ultra Brutus, Dinossauro Runners e Ultras da Baixada. Parabéns a todos!!!

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita e por valorizar o conteúdo do Blog volte sempre, mas antes de sair deixe o seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog e a todos que acessam aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista