terça-feira, 21 de agosto de 2018

Local: Penedo à Visconde de Mauá - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  80°;
Colocação Faixa Etária: Não teve;
Total de Corredores:  392 concluintes.

Foi realizado nesse domingo dia 19 agosto 2018 à 3ª edição da A Muralha Up And Down Marathon  em Visconde Mauá - Rio de Janeiro.

Esse ano o percurso foi subindo, apesar do percurso ser subindo também em  algumas partes do percurso tinha plano e descidas. Essa foi a minha 3ª participação nessa maratona. Saí do Rio às 5:50h da manhã rumo a Resende e chegando lá encontrei com os amigos Vanucci e André que  me aguardava para irmos juntos para Visconde de Mauá. Chegamos em Visconde de Mauá por volta das 10 horas da manhã. Onde pegamos nossos kits e depois fomos para nos acomodar na Pousada Chalés da Serra à 1,5 Km do local da entrega do Kits. Por volta do 12:30h fomos almoçarmos e às 14 horas da tarde começou o Congresso Técnico onde o Enzo Amato falou sobre Psaicologia Esportiva e tirou algumas dúvidas de alguns corredores. Vale ressaltar que a Organização da A Muralha convidou 8 corredores influenciadores para comentar também sobre as nossas experiências na prova e tirar algumas dúvidas dos Corredores eu fui um do escolhidos também. Após isso o organizador Marco Campos comentou sobre a prova. ÀS 18 horas jantamos e fui para a pousada descansar porque tivemos que acordar de madrugada (2:30h) para pegar o ônibus da organização da prova para nos levarmos para à largada em Penedo, o primeiro ônibus saiu de Visconde de Mauá às 3:30h da manhã, fui no primeiro ônibus. Por volta das 4 horas da manhã tomei o meu café dentro do ônibus, chegamos por volta das 5 horas da manhã em Penedo onde já havia vários corredores, estava fazendo um pouco de frio diferente de 2016 e 2017 que estava fazendo muito frio. Usei o banheiro para fazer o número 1 e graças à Deus fui um dos primeiros e os mesmos estavam ainda limpos...ufaaa...Me aprontei guardei a minha bolsa nos guarda volumes e fiz um breve aquecimento para aquecer o corpo e fui me alinhar na linha de largada juntamente com vários corredores.
Kit da prova
Na parte mais alta da prova a 1.300 metros de altitude
Na palestra

ÀS 5:40h a organização executou o Hino Nacional onde alguns corredores em respeito ao Hino ficaram em quietos no mesmo lugar e cantando o hino, mas infelizmente muitos dos outros corredores não respeitaram o hino lamentável...Às 5:50 a organização tocou o sino e logo em seguida colocou o som de um galo cantando e às 6 horas foi dada à largada, liguei o GPS e MP3 rapidamente lá fomos nós rumo a Visconde de Mauá. Imprimi um ritmo forte na largada, a estratégia foi correr forte nas partes planas e descidas porque nas partes de subidas o pace seria alto,  corremos por cerca de uns 300 metros no plano e logo em seguida veio uma subida leve, corremos por alguns tobogans e chegamos numa parte plana corremos por cerca de 7 Km em Penedo e começamos à subir e correr por partes planas e descidas. Lá pelo 17,5 Km a brincadeira começou a ferver no bairro de Capelinha começa a subida forte indo até o 30 Km, são 12 Km de pura adrenalina, estava indo tudo bem até quando cheguei no Km 21 apareceu uma dor lombar que me impedia de subir correndo putz..argg😫. Comecei a negociar com a dor, corria e caminhava, alguns amigos passavam e perguntavam o que estava acontecendo e falava que era dor na lombar até que passou por mim o amigo André e jogou um spray de gelol na minha coluna fiz uma massagem e prossegui montanha acima e lá foi se passando os Kms 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e o bendito 30 Km chegando no topo da montanha com altitude de 1.300 metros de altura, já nesse Km a dor da lombar tinha aliviado e tudo que sobe, tem que descer e nem quis saber aumentei mais a velocidade montanha abaixo, fui ultrapassando os corredores que tinha passado por mim na subida, alguns cansados descendo correndo devagar, sempre quando ultrapassava um corredor eu contava de 1 a 1. A descida acabou e começamos a correr no plano tentei manter o ritmo forte e quando via um corredor na minha frente, mirava e aumentava a velocidade e ia passando um a um, na minha contagem deu 30 corredores e concluir a prova percurso up finalizando em 4 horas 16 minutos e 45 segundos.
Na largada
Nem tudo que planejamos às vezes da certo, pois a estratégia era de concluir abaixo de 4 horas para tentar pegar a medalha de prata que nem ano passado, mas não deu para chegar antes das 4 horas, o lance é tentar novamente em 2020 quando será a subindo novamente, espero que até lá não sinto nenhuma dor. Pois em 2016 completei em 4h 00min e recebi a Medalha de Bronze, já em 2017 deu certo concluí em 3 horas 22 minutos e 33 segundos recebi a Medalha de Prata, mas esse ano por causa da dor lombar que me travou muito durante o percurso recebi a Medalha de Bronze e para quem fez as 3 primeiras edições ganhou uma placa extra na medalha vindo escrito: Na BUSCA DE FIDIPEDES. Show!!!
Segue as parciais por Km:
 1° Km⇨ 4 min 48 seg;
5° Km⇨ 4 min 23 seg - 22 minutos;
10° Km5 min 29 seg - 47 min 56 seg;
15° Km5 min 51  seg - 1 hora 16 min;
21° Km8 min 19 seg - 1 hora 53 min;
30°Km9 min 25 seg-3 hora 15 min; e
42°Km4 min 55 seg - 4 hora 16 min 45 seg.
Obrigado meu Deus por mais uma prova concluída
Inscrição: R$ 360 reais, Eu fui convidado da prova pois a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Foi entregue 2 dias antes na sede do Parque Estadual da Pedra Selada em Visconde de Mauá. Recebemos: 1 camisa, 1 número de peito, 4 alfinetes, 1 chip descartável, 1 boné e tivemos que doar 1 litro de leite para uma instituição de caridade local...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou na largada um local para os atletas guardar seus pertences. As Staffs escrevia os nossos números de peito numa folha de papel, pegavam nossas bolsas, colocava dentro de um saco grande transparente e com um lacre, lacrava o saco e guardavam dentro do ônibus, tanto na entrega como na devolução não tive problemas algum...Ponto positivo;
Altimetria: Difícil...Bem elevada em um percurso repleto de curvas que exigiu muito dos corredores, ainda mais quando subíamos ficava cada vez mais íngreme. Um percurso de tirar o fôlego com subidas e descidas. Os atletas que não treinaram bem em subidas sofreram...Ponto negativo;
Percurso da prova: O percurso foi a maioria de asfalto com uma pequena parte de paralelepípedo e a parte final de grama. A prova iniciou em Penedo até Visconde de Mauá. Corremos em meia pista fechada pela Guarda Municipal local, em todo o percurso principalmente nas bifurcações tinha vários staffs indicando a direção certa a seguir, durante o percurso a Guarda Municipal ia e vinha de moto, também durante o percurso a organização colocou em vários pontos placas de quantos Kms faltava para chegar a Visconde de Mauá...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Muito bom, a organização colocou mais de 10 postos de hidratação durante o percurso com água em copos fechados e gelado, em alguns postos tinha isotônicos em saquinhos fechados, garrafinhas geladas de pepsi-cola e mais uma na chegada com água, pepsi-cola, garrafa de gatorade a vontade e para quem bebe foi disponibilizado um copo grande de chopp artesanal...Ponto positivo;
Posto Médico: O organizador colocou 1 ambulância na largada e na chegada com Equipe Médica...Ponto positivo;
Banheiros: Na largada foi disponibilizado banheiros químicos, durante o percurso antes do Km 30 teve banheiro químico e na chegada teve 2 banheiros de um bar local...Ponto positivo;
Lanche:  Além das frutas (banana e maçã) distribuídas em alguns pontos de hidratação no percurso na chegada tinha também maçãs e bananas à vontade...Ponto positivo;
Premiação: A organização premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino com troféus...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: Não teve, mas na torcida que volte porque todos merecem serem premiados...Ponto negativo;
Medalha de participação: Todos atletas que cruzaram a linha de chegada antes das 6 horas como previa o regulamento receberam suas respectivas medalhas de conclusão, mas apenas os que fecharam o percurso completando back to back receberam a terceira medalha de conclusão, já quem correu pela terceira vez ganhou a medalha e para nossa surpresa a organização nos presenteou com uma plaquinha colocada na medalha, com o desenho da TRILICE e vindo escrito NA BUSCA DE FEIDIPEDESAs mesmas foram entregues de acordo com a conclusão do tempo que os corredores iriam concluindo. Os corredores do 1° ao 10° receberam medalha de ouro Masculino/Feminino, os que completaram até sub 2h59min receberam medalha de ouro/prata, os que completaram até 3h49min receberam medalha de prata, os que completaram até 4h59min receberam medalha de bronze e os que completaram acima de 5 horas até 5h59min receberam medalha de cobre. A medalha foi grossa e redonda na frente vindo o desenho da trilice, o nome da prova, vindo escrito Penedo à Visconde de Mauá, vindo escrito Mente, Corpo e Coração, a Distância: 42,195, vindo com uma fita personalizada de várias cores e vindo o nome escrito da prova...Ponto positivo;
Resultado da Prova: A prova foi cronometrada pela Chip Vale, teve 4 tapetes de chips no percurso: 1 na largada, 2 durante o percurso e mais 1 na chegada o resultado encontra-se nos seguintes sites: www.amuralha.com.br e www.chipvale.com.br...Ponto positivo;
Prova: A Muralha tem um lindo percurso, passamos correndo por uma área de conservação estadual do Parque da Pedra Selada e uma reserva da Mata Atlântica. Tem uma altimetria desafiadora, prova bem puxada e técnica. A prova exigiu muito dos corredores força, resistência e a mente bem treinada. Para mim foi um a prova de superação devido a dor que apareceu na lombar mas ao cruzar a linha de chegada foi bom demais. Parabenizo o Marco Campos e toda sua equipe por essa belíssima e desafiadora prova, muito obrigado pelo apoio, parabenizo a todos que correram essa prova e quem ainda não correu essa prova recomendo a todos ire correr ano que vem.

Nos vemos na linha de largada.