terça-feira, 12 de junho de 2018

Local: Praça Mauá - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  114°
Colocação Faixa Etária:  18°; e
Total de Corredores:  + 1.000 Corredores.

Nesse final de semana domingo dia 13 maio 2018 a zona portuária da Praça Mauá do Rio de Janeiro foi palco de mais uma belíssima prova recebendo a 2ª edição da Meia Maratona do Porto do Rio de Janeiro com as seguintes distâncias 21 Km e 5 Km. Prova realizada pela De Castilhos Eventos. Uma ótima prova e bem disputada pelos corredores e veio para ficar.
Kit da prova
O domingo amanheceu nublado, bom para os corredores baixarem suas marcas na prova. Cheguei na Praça Mauá às 6h20min da manhã, me aprontei rápido, guardei  minha mochila no guarda volumes e E fui fazer um aquecimento. A adrenalina já estava a mil por hora...hehehe...Procurei me concentrar o máximo possível para baixar o tempo nessa prova, mas ao chegar no pórtico de largada alguns amigos vieram me cumprimentar que não deu para concentrar direito.  À largada estava prevista para ser dada às 7 horas mas a organização estava esperando os fiscais de trânsito liberar, com isso alguns corredores atrás de mim começaram a reclamar, eita povinho que nunca estão satisfeito com nada, o tempo estava nublado sem fazer calor e só porque a largada demorou 5 minutos começaram a reclamara é mole...Então às 7:05 horas foi dada à largada e lá foram nós cada um correndo no seu pace, ao largar sentir que alguma coisa não estava bem mas dei o meu máximo, quando cheguei no Km 2 na zona portuária do nada me deu uma vontade de fazer xixi, putz...procurei um canto no meios das plantas, fiz e retornei tão logo a correr, fomos correndo até a Rodoviária Novo Rio e fizemos o retorno pelo outro lado da via e entramos no túnel Marcelo Alencar na descida meti o coro na velocidade já sabendo que a subida desse túnel era um pouco longa, diferente do ano passado nesse túnel estava mais arejado, mesmo assim o corpo ainda não tinha aquecido, após sairmos desse túnel passamos correndo pela Praça XV, chegamos no Aterro do Flamengo, onde corremos cerca de 12,5 Km, fizemos o retorno passando por um tapete de chip, e retornamos correndo pela outra via do Aterro, passando pela Praça XV, Rua Primeiro de Março e entramos no Túnel 450 anos, já nesse túnel que é menor do que o primeiro, após sairmos do túnel, diferente do ano passado que viramos a esquerda para dar o sprint final, viramos a esquerda e corremos por um bom pedaço da zona portuária até ver o pórtico de largada, concluindo a prova em 1h 37min 16 seg ficando em 114° Colocado na Geral e 18° na minha faixa etária, putz não deu para diminuir o tempo nessa prova devido a competição de montanha da semana passada mas foi bom ter concluído a prova.
Na largada
Minha chegada

Mais uma prova concluída
Inscrição: R$ 110 a 150,00 reais, sendo que a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit:  O kit foi distribuído para os corredores dois dias antes da prova no Hotel Novotel próximo da Rodoviária Novo Rio. Recebemos: 1 sacolinha de pano, 1 camisa de dry fit, 1 número de peito, 4 alfinetes, 1 chip descartável e alguns panfletos informativos sobre a prova. Pois a entrega foi de forma rápida, não tendo nenhum problemas na retirada...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou uma tenda grande enumerada para os corredores guardassem seus pertences. Onde os Staffs escreviam os nossos números de peito na sacola plástica, colocavam os nossos pertences dentro dessa sacola, dava um nó e guardavam. Ao resgatar a minha mochila o Staff nos pedia o pequeno número colocado no número de peito, pegavam os nossos pertences e nos entregavam. Tanto na entrega como na retirada da minha mochila não tive nenhum problemas e a entrega de forma rápida...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Leve...Ponto positivo;
Percurso da prova: Largamos na Av. Venezuela, corremos pela Via Binário, indo até a Rodoviária Novo Rio e retornando pelo outro lado, corremos pelo Túnel Marcelo Alencar,  Praça XV, Aterro do Flamengo, retornamos pelo Aterro do Flamengo, Praça XV, Rua Primeiro de Março, Túnel 450 anos e finalizando novamente na Av. Venezuela. Pegamos duas subidas médias dentro dos dois túneis. O piso foi de asfalto com trânsito fechado pela Guarda Municipal. Também durante o percurso tinha vários Staffs...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou durante o percurso 6 postos de hidratação com água gelada em copos e 1 posto de isotônico em copos plásticos e na chegada mais 1 posto com água em copos gelados e recebemos 1 garrafa de isotônico gelado...Ponto positivo;
Posto médico: A organização disponibilizou na largada, durante o percurso e na chegada várias ambulâncias com equipes médicas...Ponto positivo;
Banheiros: A organização disponibilizou banheiros químicos na largada...Ponto positivo;
Lanche: A concluirmos a prova a organização distribuiu bananas, 1 paçoca, copos dágua a vontade e 1 garrafa de isotônico...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados na geral masculino/feminino 21 Km e 5 Km com troféus...Ponto positivo;
Premiação nas Faixas etárias: A organização premiou os 3 primeiros colocados das faixas etárias masculino/feminino com troféus, somente para quem correu os 21 Km...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal receberam uma linda medalha de metal, na frente vindo  escrito o nome da prova, desenho dos pontos turísticos do Rio o desejo de um corredor o ano, desenho de um corredor, vindo escrito eu completei e Rio de Janeiro 2018. Atrás vindo escrito o nome da prova e o nome da APPAI, nome da organização DE CASTILHO SPORTS, o ano 2018, um local reservado para os coredores gravearem o nome e o tempo da prova e vindo com uma fita na cor vermelha e escrito o nome da prova, vale ressaltar que quem correu tanto os Corredores que correram 21 Km e 5 Km as medalhas vieram com as distâncias diferentes nas medalhas...Ponto positivo;
Resultado da prova: A Cronometragem da prova foi realizada pela empresa NEORACE, onde divulgou de forma rápida os primeiros colocados dos 21 Km, 5 Km e das faixas etárias e mais tarde foi divulgado tanto no site da prova como da empresa que cronometrou a prova...Ponto positivo;
Prova: Apesar de não ter conseguido baixar o tempo, gostei muito de correr essa 2ª edição dessa prova e recomendo a todos correrem a próxima edição, o diferencial dessa prova que o organizador também é atleta de elite e ao finalizar a prova o mesmo ficou na chegada nos cumprimentando e isso é muito bom para dar uma moral para os corredores. Ano passado na primeira edição dessa prova a organização premiou os 100 primeiros homens e as 30 primeiras mulheres com a medalha dourada TOP 100, já este ano não teve essa premiação, sugiro que na próxima edição ela retorne, mas mesmo assim isso não estragou a festa do atletismo. Percebi que o nível de Corredores aumentou e foi bastante concorrido diferente do ano passado. Parabenizo e agradeço pelo apoio a De Castilho Eventos e a todos os Corredores que correram essa prova belíssima prova.

Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏃🏃