domingo, 27 de maio de 2018

Local: Recreio dos Bandeirantes à São Conrado - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  178;
Colocação Faixa Etária:  15; e
Total de Corredores:  + de 5.000 concluintes.
Foi realizado nesse final de semana Domingo dia 9 abril 2017 a Rio City Half Marathon, realizada pela Iguana Sports.
Na realidade essa prova é uma cópia da Golden Four Asics que até ano passado a Iguana e Asics faziam a prova juntas, sendo que ano passado a Asics não quis mais realizar essa prova e a Iguana aproveitou o sucesso e ficou sozinha na organização, depois a Asics viu a besteira que tinha feito se arrependeu e resolveu a continuar fazendo a prova que será em outra data e percurso diferente.

Eu e outros amigos aproveitamos a carona solidária do amigo Cadu até o local da largada, levei o meu kit de café da manhã e durante o percurso fui tomando o meu café da manhã, chegamos por volta das 6h da manhã no Posto 10 na Praia do Recreio dos Bandeirantes.
Na entrega do Kit assistindo a Palestra da amiga Vanessa
O dia amanheceu perfeito para se correr, fazendo um belissimo dia e a temperatura amena com certeza foi um bom dia para corrermos bem e quebrar o recordes pessoais. Apesar que ouvi de alguns corredores que o dia esquentou...Eu não achei às 7 horas da manhã quando deu à largada estava fazendo sol mas não estava um calorzão e após eu passar pelo Km 15 as nuvens tamparam o sol. Me preparei guardei a minha bolsa no ônibus (guarda volumes), me aqueci por cerca de uns 20 minutos, logo em seguida fui para o pórtico de largada no Pelotão A logo atrás dos corredores de elite. Ficamos tão perto da Elite que quando o carismático Giovani dos Santos me viu veio apertar a minha mão desejando boa sorte.

Liguei o meu GPS e o meu MP3, primeiro foi dada à largada dos deficientes, depois de alguns minutos às Corredoras de Elite e às 7 horas em ponto foi dada à largada dos Corredores de Elite e a geral e lá foi a tropa de corredores correndo rumo a Praia de São Conrado, cada um no seu ritmo, já eu como sempre imprimi um ritmo forte e fomos correndo pelas orlas do Recreio, Barra da Tijuca e São Conrado. Para quem já correu às edições passadas da Maratona do Rio e a Golden Four Asics o percurso já não era novidades. O dia estava tão bom que o percurso todo das orlas do Recreio, Barra e São Conrado não tinha vento contra o que ajudou bastante a todos corredores. Preferi dessa vez não correr com o meu óculos escuros, para monitorar o meu ritmo durante a prova e o ritmo ficou enter 4min 30seg à 4min 40seg, para quem está vindo de duas Ultramaratonas, achei muito bom o ritmo, principalmente quando chegamos na subida do túnel da barra que não deixei cair muito o ritmo e assim completei mais uma meia maratona nesse belo cenário do Rio de Janeiro e concluindo os 21Km em 1h 35min quebrando o meu recorde desse percurso do ano passado da Meia Golden Four Asics que fiz em 1h 36min.
Segue os meus paces abaixo por Km:
⇨ 01 Km = 4 min 00 seg;
⇨ 05 Km = 21 min 53 seg;
⇨ 10 Km = 44 min 09 seg;
⇨ 15 Km = 1 hora e 7 min;e
⇨ 21 Km = 1 h 35 min 47 seg.
E foi dada à largada
Chegando em São Conrado
Dando o Sprint Final
Mais uma conquista para coleção
 Seção Amigos Virtuais que viraram Reais
Valeu Vanderlei - Rio
Valeu Marcos e sua namorada de Maringá - PR
Valeu Silvia - Rio
Valeu Reinaldo e amigos de Minas
Inscrição: R$ 150,00 à R$240,00 reais, a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit:  O kit foi distribuído para os corredores dois dias antes da prova no Shopping Village Mal da Barra da Tijuca, recebemos: 01 camisa de dry fit, 01 número de peito com o chip colado atrás, 04 alfinetes. Kit retirado rápido e sem nenhum problemas, também no local da distribuição rolou um feira com produtos esportivos, 3 locais com massagens diferentes, distribuição de biscoitos sem glúten e palestra para os corredores...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou vários ônibus enumerados na largada para os corredores guardarem seus pertences. Onde os Staffs pegavam nossos pertences e colocavam dentro de uma sacola plástica nossos pertences, escreviam os nossos números nela. Vale ressaltar que tanto na entrega como na retirada da minha mochila não tive nenhum problemas e a foi rápida...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Leve...Ponto positivo;
Percurso da prova: Largamos em frente ao Posto 10 da Praia do Recreio dos Bandeirantes, corrempos pela reserva ambiental do Recreio, até a orla da praia do quebra mar da Praia da Barra da Tijuca com o percurso plano, após contornamos uma rua da Barra, onde subimos uma leve subida, entramos no túnel do Joá até chegarmos a São Conrado, pois o percusso foi todo de asfalto, o trânsito na praia do Recreio foi fechado, já na Barra foi dividida com grades uma parte corríamos outras partes era para os carros, já do túnel  do Joá até a Praia de São Conrado o trânsito estava fechado para os carros, não percebi durante o percurso se tinha placas de marcação de quilômetros. Durante o percurso tivemos 3 pontos de tapetes de chips para a marcação das parciais...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou durante o percurso 6 postos de hidratação e mais 1 na chegada em copos fechados com água gelada, disponibilizou também 3 postos de isotônico gatorade durante o percurso e mais 1 na chegada, também disponibilizou 1 ponto de distribuição de gel...Ponto positivo;
Posto médico: A organização disponibilizou na largada, durante o percurso e na chegada várias ambulâncias com equipes médicas...Ponto positivo;
Banheiros: A organização disponibilizou vários banheiros químicos na largada, também no percurso observei que tinha 2 e na chegada tinha vários...Ponto positivo;
Lanche: Após concluirmos a prova recebemos: um pequeno saco lacrado contendo um pequeno saco de biscoito sem açúcar e sem glúten, uma caixinha com 2 polenguinhos, 01 barra de cereal, 01 banana e 1 garrafa de gatorade gelado...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou os 5 primeiros colocados na geral masculino/feminino da prova com troféus e dinheiro...Ponto positivo;
Premiação TOP 100: Os 100 primeiros colocados no masculino e as 30 primeiras mulheres receberam medalhas diferenciadas (douradas)...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal receberam uma linda medalha de metal, na frente vindo  Rio City Half Marathon Run Cities, ano de 2017, alguns desenhos dos pontos turísticos do Rio, atrás vindo somente escrito Iguana e uma fita verde e branca escrito Finisher...Ponto positivo;
Premiação Faixa Etária: A organização premiou com troféus somente o primeiro de cada faixa etária no masculino/feminino de 10 em 10 anos. O certo seria premiar pelo menos os 3 primeiros corredores e de 5 em 5 anos. Ponto que precisa ser melhorado...Ponto negativo;
Resultado da prova: Oi resultado da prova foi divulgado de forma rápida e se encontra no site do evento...Ponto positivo;
Prova: A Corrida Rio City Half Marathon, conforme foi falado no início do relato foi uma cópia da Golden Four Asics, para mim a Asics deu mole. Essa prova ofereceu uma ótima estrutura para todos corredores, com um percurso visual e deslumbrante o trajeto é praticamente  todo pela orla do Rio. Ela foi consolidada como uma das principais meias maratonas do país e veio para integrar o Run Cities, com um novo circuito de corridas 21 e 42 Km. Tirando a premiação da Faixa Etária a prova foi show e espero correr ela outras vezes. Agradeço ao amigo Marcos Albert de Maringá - PR pelo patrocínio da inscrição...Muito obrigado!!!

Nos vemos na próxima linha de largada. 🏃🏃🏃