segunda-feira, 28 de maio de 2018

Aprendendo a não ser um Spartan Race

Por Cristiane França
Rio de Janeiro

Querida X3M que realizou o evento Spartan Race Sprint Rio, na Reserva do Gericinó, em parceria com a Rebook, no dia 11 de junho 2017 Rio de Janeiro. Não sei se você se lembra mais consta no regulamento de permissão do uso do local da prova, ainda mais por se tratar de uma reserva ambiental, que seja deixado do jeito que encontrou sem mexer na sua parte ambiental incluindo retirar todo o lixo que foi gerado no entorno do percurso da prova.


Lembro que um dia após o evento estive pessoalmente no local, pois o mesmo é onde realizo boa parte dos meus treinos, e como vi muito lixo tanto visual quanto material questionei se havia algum plano de recolhimento do lixo, fiquei sabendo por um funcionário que tão logo chegasse o "pessoal da manutenção"  seria realizada a limpeza.


Bem, acho que vocês se esqueceram de avisar a seus funcionários que o morro da bandeira também está incluída nisso.


Chega a ser triste ver que uma empresa que realiza inúmeras provas de montanha e prega a preservação ambiental pode logo esquecer de seu lixo.


Então, vamos de atitudes porque se ficar esperando que o outro faça, senta e espera você!


O que me deixou mais indignada nessa limpeza foi perceber que não foi só uma parte do percurso da corrida da Spartan Race Sprint, mas sim 90% do percurso realizado, e mais ainda de perceber que o próprio corredor não tem educação ambiental somado a negligência da organização X3M fechou em desastroso casamento e quem paga está festa e a reserva ambiental do Gericinó.

Vamos ter mais carinho e respeito ao que nos é ofertado pela natureza e entendam que se você não preserva ela não sobreviverá.


Agradeço ao Eduardo Tokitô Torcedor Símbolo, a Cintia Tokitô Oliver e aos demais corredores que abraçaram essa causa e apoiaram a iniciativa, sem vocês seria difícil realizar essa tarefa.


Gratidão!

2 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista