quarta-feira, 1 de junho de 2016

Hidratação durante as corridas...Cuidado!!!

Todos os corredores sabem que a hidratação é essencial quando corremos principalmente em dias de temperaturas elevadas. A hidratação é a reposição de água e sais minerais no organismo, mantendo sua composição corporal. Mas devemos tomar muito cuidado com a hidratação.

Gostaria de relatar o que vem acontecendo nas corridas de rua, isso já aconteceu comigo alguns anos atrás, aconteceu com uma corredora na Maratona do Rio desse final de semana que passou e vem acontecendo com outros corredores que já me reportaram esse fato.

Normalmente em corridas grandes nos Postos de Hidratação na mesa ficam vários copos dágua com gelo expostos para os corredores se hidratarem e a medida que a temperatura esquenta o gelo vai derretendo com isso ao passarmos correndo metemos as mãos nos copos para hidratar ou então alguns Staffs vão metendo as mãos nos copos nos dando. Taí o perigo, essa água do gelo derretida vai sendo contaminada pelas mãos seja dos Corredores, seja dos Staffs, muito de nós passamos as mãos no corpo suado, apertamos mãos dos amigos nas corridas, muitos vão ao banheiro químico e por muita das vezes não é lavada as mãos, às vezes muitos de nós quando estamos correndo no percurso de uma prova e não achamos banheiros, damos um jeito de fazer as necessidades durante o percurso e não é feita a higienização das mãos ou seja na hora de pegar nos copos vai contaminando pela água do gelo derretido. Para amenizar a situação eu faço da seguinte maneira antes de beber, pego dois copos, sacudo eles bem, abro 1 e lavo ou outro para tirar a sujeira e comigo tem dado certo. Portanto vamos ficar atentos a esse detalhe.
Segue alguns situações de hidratação durante a corrida
Obs:  Inclusive acontece isso com os saquinhos de gatorade quando pegamos ou recebemos dos Staffs e vamos logo metendo na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista