sexta-feira, 18 de março de 2016

Como se preparar para uma maratona

Preparar-se para uma maratona não é tarefa fácil, porém quem quer aguentar até o final precisa adotar algumas medidas.

Quem gosta de praticar atividades físicas, principalmente correr, sabe que isso não pode ser feito de qualquer forma para evitar lesões. E tanto os atletas profissionais como os amadores têm toda uma preparação para uma maratona para evitar que sofram acidentes durante o percurso. Afinal, exercícios físicos sãobons para o corpo e para a mente, mas desde que sejam feitos da maneira correta. Ao contrário, podem trazer problemas de saúde e dar mais dor de cabeça.
Você deseja correr na São Silvestre ou em outra maratona com menor visibilidade e também com percurso reduzido, deve começar a se preparar desde já.  Para isso é necessário seguir algumas regras e incorporar alguns cuidados em sua rotina.

Dicas para correr uma maratona
Descubra como estar bem preparado para aguentar até o final de uma maratona com essas dicas abaixo:
Ir ao médico
Antes de começar a correr ou fazer qualquer outra atividade física é preciso passar por uma avaliação médica. Somente esse profissional poderá indicar quais são os exercícios que irão comprometer a sua saúde e se o seu condicionamento físico permite que se pratique essa atividade de alto impacto.
Se não possui um plano de saúde ideal, marque uma consulta no posto de saúde mais próximo, mas não pule essa etapa importante antes de ir para a maratona.
Escolha o tênis ideal
A escolha do tênis é fundamental para absorver o impacto e evitar lesões. Cada tipo de chão exigirá um calçado diferente, por isso quem corre na terra não deve usar o mesmo calçado do que quem corre no asfalto.
É preciso também avaliar o seu tipo de pisada para que o calçado se adeque ao seu pé.
Prepare-se fisicamente
Correr uma maratona exigirá um grande preparo físico, que não é conseguido de um dia para outro, pelo contrário, leva em média um ano. O ideal é que os treinos ocorram pelo menos três vezes por semana, entre 6 e 13 km. Aos poucos, essa distância deve ser aumentada, sendo que é indicado que pelo menos um treino na semana tenha um percurso maior.
Prepare-se mentalmente
Correr por algumas horas, tendo que enfrentar cansaço, calor ou frio não é uma tarefa nada fácil, por isso o preparo psicológico é fundamental. Sempre procure conhecer um pouco sobre a maratona antes de prova. Isso pode ser feito assistindo vídeo ou conversando com pessoas que já participaram anteriormente.
Realizar o percurso com antecedência e estar com a mente limpa pode ajudar bastante.
Cuide da alimentação
É preciso que o atleta tenha uma alimentação equilibrada regularmente, porém, mais próximo das provas ingira bastante carboidrato e proteínas para garantir energia durante o percurso. Ingerir pelo menos 2,5 litros de água por dia é fundamental para se manter hidratado e, durante a prova, beba bastante água.
Coma cerca de duas horas antes do início, mas se atente para que os alimentos sejam leves e ajudem a manter os níveis de açúcar.
Uma consulta com um especialista também ajudará nessa parte, por isso as vezes é bom ver quanto custa um plano de saúde para cuidar de todas as etapas da maratona ao invés de ficar esperando a fila do SUS andar.
Descanse
Dormir bem é fundamental para que o corpo possa repor as suas energias e para que a mente se aquiete. O indicado é oito horas de sono por noite. Durante o dia, também é preciso proporcionar descanso ao corpo, por isso reserve pelo menos um dia da semana para não fazer corridas, apenas exercícios de alongamento.
Adotando esses cuidados é possível se preparar para uma maratona e evitar o risco de sofrer lesões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista