quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Corredores e suas tatuagens

Quem nunca viu um corredor(a) Tatuado numa corrida de rua? Tem muita gente que corre e tem em essa paixão expressada em sua pele.

De acordo com a wilkipédia a Tatuagem ou Dermopigmentação é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas no mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível. 

A motivação para os cultuadores dessa arte é uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida. Com isso fui atrás de alguns corredores tatuados que expressaram através da tatuagem em seu corpo o sentimento pela corrida que cada um conta abaixo, inclusive eu.
O pé alado o famoso pé com a asinha tem uma história bem antiga. Essa imagem é a representação dos pés de Hermes, da mitologia grega. Ele era o mensageiro de Zeus e tinha asas nos pés e nas mãos para levar as informações de forma mais rápida. Porque resolvi realizar esta tatuagem? Pois expressei em meu ombro direito esse pés com asas porque mesmo correndo ultramaratonas ainda não perdi a velocidade.
Nem sei quando, nem exatamente porque...mas comecei andando, aos poucos trotando...e quando me dei conta estava correndo. Correr para mim é liberdade e uma sensação de vitória da vida. Em 2012 passei por um câncer de mama e a corrida que já fazia parte da minha vida foi a minha tábua de salvação. Corria mesmo durante as quimios, radios e as cirurgias. Conforme o corpo enfraquecia eu me agarrava na garra, disciplina e na vontade de viver. E eu venci...estou viva, saudável e fazendo o que amo...correr. Esta tatuagem foi uma forma de marcar no corpo o que já estava marcado na alma.
Cake Aguluza - Niterói - Rio
Essa tatuagem eu fiz após completar minha primeira prova de 21 km foi a da ASICS de 2012, que em fevereiro desse mesmo ano eu comecei a correr, tem alusão há algumas corridas que efetuei 5 km, 8 km, 10 km, 21 km e depois ainda fiz a São Silvestre e 30 e 42 Km Off Road, mas resolvi ao acrescentar na perna, então a tatuagem representa mais que as corridas que fiz, ela diz pra mim mesmo que eu posso continuar tendo uma vida saudável, além daquela vida sedentária e de fumante que eu tinha, essa tatuagem serve pra quando eu desanimar com a corrida poder olhar pra ela e pensar que fui tão longe e agora vou desanimar, vou parar? Ela sempre será e vai ser o meu maior incentivo.
Fernanda Runner - São Paulo
Esta tatoo significa o amor e a alegria de correr!
Significa a minha maior distância até o momento!!! Minha primeira Ultramaratona realizada.
Raphael Bahiense - Niterói - Rio
Fiz estas tattoo em homenagem às maratonas que corri, como marca eterna do prazer que senti ao ter tido a oportunidade de cruzar por duas vezes.
Saulo Pânfilo - Ceará
Fiz essa tattoo em homenagem ao Atletismo, um esporte que mim trás saúde, alegria e fé. Foi correndo que fiz amigos verdadeiros para toda vida.
Ivina Guimarães - Rio de Janeiro
A dor é momentânea e a vitória é eterna...Representa os desafios no mundo da corrida pra mim... Dos 5km aos 42,195
Resolvi correr a minha primeira maratona e a escolhida foi a do Rio de Janeiro. Nunca pensei que conseguiria completar a prova. Então, como uma forma de me incentiva, decidi que iria fazer a tatuagem da prova caso conseguisse completar. Pois bem, completei a prova em 04h 11min. Fiquei muito feliz e fiz a tatuagem.

Renato Coelho - Rio de Janeiro
As minhas tattoos basicamente representam os objetivos conquistados através de treinamentos, dedicação e foco.
Vandersou Souza - Minas Gerais
Essa tatuagem fiz em minha panturrilha, uma homenagem quando venci a Ultramaratona de 24 horas dos Fuzileiros Navais em 2011.
Essa tatoo para mim significa: "Uma segunda pele e o que o atletismo vive em mim, assim como vivo no atletismo, já que não posso levar comigo cada medalha ou troféu conquistado, fiz essa tatto é um ponto fácil de ver quando eu precisar olhar ao chão em uma dificuldade que eu possa criar força ao olhar para ela e lembrar de cada passo que dei em cada treino ou competição e sentir que posso ir além e por em prática uma frase que sempre finalizo uma entrevista: - Não existe vitória fácil, existem determinação e persistência própria."
A minha é o desenho utilizado nos jogos da antiguidade para representar as corridas pedestres no santuário de Zeus em Olímpia na Grécia.
Fiz a tatto da moça correndo porque é que eu mais amo fazer!!! Sempre gostei de correr e a seis anos intensifiquei os treinos
Fiz essa tatuagem porque correr virou um vício e sempre corro com minha cadela. Quando comecei a correr, há um ano atrás, eu comecei com ela, um dos motivos era que eu precisava voltar a atividade física e ela precisava gastar energia, já que é uma cadela de porte grande criada em apartamento. Somos companheiras de corrida, por isso a tatoo.
A tatoo sou eu e minha cadela Kitty, meu marido nos fotografou e eu desenhei a silhueta para finalizar.
Eu penso que correr nos deixa livres, nos faz fotos, atentos e queremos "voar" cada vez mais alto! O que simboliza muito bem isso é a águia....Então inventei uma mulher águia e mandei ver!
Obs: Então você decidiu realizar uma tatuagem em sua pele? Pois tome CUIDADO, pois na sociedade ainda existe algumas indiferenças para quem realiza tatuagens, pois tem alguns concursos por aí que eliminam o candidato, pois quando realizei a minha já tinha emprego fixo e certeza do que queria realizar, pois tem muita gente que vai no ímpeto faz uma tatoo e depois se arrepende...Portanto tenha cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista