quarta-feira, 30 de julho de 2014

Competição nº 329 - Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro 2014

Distância: 42 km 195 metros;
Tempo:  03 horas 44 minutos 18 segundos;
Local:  Recreio ao Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 732;
Colocação Faixa etária: 93;
Total de Corredores de: 20 mil .
Nesse final de semana Domingo dia 27 Julho 2014 foi realizada a 12ª edição da famosa Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro realizada pela Spridon Eventos.

Final de semana agitado pacas no dia anterior participei de um encontro de Blogueiros e Corredores de Rua, pega kit de uma amiga que não tinha pego e ainda por cima tive que me virar para ir com a família na festa de aniversário de minha irmã...ou seja o dia para mim tinha que ter mais de 30 horas porque correr ultras, trabalhar, dar atenção a família e blá, blá e blá...não é mole não...hehehe.

Bom peguei o meu kit 03 dias antes que facilitou pacas na 5 ª feira estava vazio o Centro de Convenções Sul América.
Na entrega do kit da prova
Já no dia da maratona preferi não usar o ônibus da organização porque ficaria contra-mão para mim, levantei bem cedo para não dar chance de chegar atrasado para a largada no Recreio dos Bandeirantes, ainda mais que a Prefeitura do Rio tá mudando o sistema de ônibus daqui do Rio e está acabando com as Vans, voltando ao assunto anterior, cheguei às 06 horas da manhã no Recreio dos Bandeirantes onde já encontravam vários amigos.

O dia acordou feio pacas com chuva e muito frio, mas fazer o que né missão dada, missão a ser cumprida, tomei o meu café matinal 01 hora e meia antes da largada, me preparei e guardei a minha bolsa no guarda volumes.
Antes da largada
Este final de semana para mim foi um grande teste para minha volta as longas distâncias todos sabem que há mais de um mês sofri uma lesão na perna ficando mais de 30 dias parados e perdendo o condicionamento, após a retirada do gesso fui orientado pelo fisioterapeuta a não correr no asfalto e somente na grama e assim eu fiz, uma semana anterior a essa voltei a competir em uma corrida de pequena distância não sentindo nenhuma dor, fiquei feliz pacas e este final de semana foi a mesma coisa corri os 42.195 metros e não senti nenhuma dor na perna, graças à Deus.

Faltando uns 30 minutos para à largada fiz um bom aquecimento para não dar chances para não dar lesão, mas não consegui aquecer direito, parecia até politico aonde corria era um amigo me parando para tirar fotos e falando comigo, falar com os amigos é bom, mas na hora do aquecimento não tem como parar para ficar falando porque daí não faz um bom aquecimento e daí já viu, mas fui solicito a todos rapidamente.

Faltando uns 15 minutos me posicionei mais ou menos no meio do pelotão geral para a largada fiz uma breve oração à Deus para dar tudo certo, o tempo insistia em ficar nublado e frio, muitos corredores gostam desse clima e é até bom para diminuir o tempo, mas com chuva aff é ruim pacas, dada à largada às 07:30h em ponto larguei cautelosamente lá fomos nós correndo em direção a praia da macumba e retornando pelo local da largada. Corri a primeira metade da prova fazendo pace médio de 04min40seg à 04min 50seg, fechando a primeira metade da prova com 1h 36min, como estava frio pacas chegando no Km 21 senti uma pequena fisgada na panturrilha da perna esquerda mas nada grave, entre o Km 20 e 21 me deu uma vontade de ir no banheiro, ainda bem que tinha banheiro químico nesse local...hehehe e pasmem ainda tinha papel higiênico dei sorte aproveitei e fiz uma massagem rápida na panturrilha e voltei a correr, foi quando mais a frente passei por dois corredores com a camisa do Vasco, um deles estava com caimbras sentou no meio fio gritando de dor, passei por ele dizendo para ele fazer uma massagem, mas de repente ele levantou e me ultrapassou sendo que antes da subida ele sentiu novamente cãimbras sentando novamente na calçada. Subindo o túnel do Joá encontrei com o amigo Zequinha que estava na Meia Maratona dentro do túnel dei uma força para ele e o mesmo me deu dois pedaços de barra de proteína que ajudou bastante durante o percurso (Obrigado).

Chegando lá pelo Km 32 acho que era entre Leblon e Ipanema resolvi diminuir a velocidade foi quando o amigo Reginaldo Duarte me alcançou e perguntou se estava tudo bem comigo? Respondi que sim que apenas tinha diminuído a velocidade porque estava voltando de lesão e não queria forçar mais, corremos por alguns metros juntos foi quando ele me falou Jorge me ajuda a completar a Maratona, respondi então vamos lá, falando com ele que só iria aumentar a velocidade nos metros finais da prova, durante o percurso que passávamos várias pessoas nos aplaudiam, mas quando chegamos em Botafogo faltando alguns Kms finais para terminar a prova o amigo Reginaldo, me falou Jorge siga em frente que para mim não dá mais, respondi novamente negativo, vamos terminar essa maratona juntos acabei abrindo a mão de diminuir o tempo em prol do amigo acima e isso não tem preço que pague.
Quase completando a Maratona
Fechamos a maratona em 03h44min00seg muito feliz da vida por ter completado os 42,195 Km sem dor, peguei a minha medalha, lanche e a minha mochila no guarda volumes e a chuva começou a apertar e aproveitei a área vip da maratona para rever os amigos e também dando aquela força aos amigos que estavavam chegando depois. Se ano passado fez um belo sol este ano a chuva estragou o espetáculo, mas cumpri a missão com louvor. Show.
Faltando pouco para completar

Quase chegando
Segue os meus Paces por Km:
01º Km => 04 min e 19 seg;
05º Km => 04 min e 45 seg = 26 min e 00 seg;
10º Km => 04 min e 45 seg = 47 min e 00 seg;
15º Km => 04 min e 42 seg = 01 Hora e 06 min;
21º Km=> 07 min e 45 seg = 01 Hora e 36 min (Pace alto devido ter parado no banheiro);
30º Km => 05 min e 27 seg = 02 Horas e 10 min; e
42º Km => 06 min e 22 seg = 03 horas 44 min e 18 seg.

Nessa maratona para mim não importou o tempo ou minha classificação, o que importou foi concluir a prova e não sentir nenhuma dor na perna que estava lesionada cumprindo o objetivo...show!!!
Mais uma Maratona para o currículo... Showww

Seção Amigos Virtuais que viraram Reais:
Foram tantos que se for postar todas nesse relato ficaria grande demais, postarei em outro relato, mas todas as fotos do evento estão Aqui

Avaliação da Prova:
=>INSCRIÇÃO: R$ 90,00 (a minha foi gratuita);
=>Kit: 01 camisa, 01 número de peito, 04 alfinetes, 01 revista, 01 boné, viseira, 01 saco grade para o guarda-volumes, 01 chip descartável, 01 pacote de macarrão (Kit retirado 03 dias antes da prova sem nenhum problema, inclusive estava bem vazio);
=>Guarda Volumes: O organizador disponibilizou vários ônibus enumerados para guardarmos os nossos pertences em sacos grandes, tanto na entrega e da devolução não tive problema algum;
=>Altimetria da prova: Fácil, apenas com duas leves subidas: Túnel do Joá e Av. Niemayer;
=>Percurso: Um  visual de tirar o fôlego. A largada deu-se na praia do Recreio dos Bandeirantes onde largamos e fomos até a praia da macumba, retornamos passando pelo local da largada, corremos pela Reserva do Recreio, Barra, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e finalizando no Aterro do Flamengo;
=>Posto de hidratação: Espetacular...A Organização disponibilizou durante o percurso várias mesas com muita água em copos dágua gelados e com vários pontos de gatorade em saquinho dessa vez  gatorade acertou em cheio em distribuir o gatorade em saquinhos e não em copos, o que senti falta foi da distribuição de géis na prova é que ano passado durante o percurso foram distribuído para os corredores, mas isso não tirou o mérito da prova;
=>Posto Médico: Até perdi as contas, teve na largada, durante o percurso e na chegada várias ambulâncias com Médicos, Enfermeiros e também durante o percurso vi alguns enfermeiros de bikes com a mochila para socorro;
=>Lanche: Em Copacabana nos ofereceram biscoito doce, salgados e tangerina, na chegada recebemos copos dágua gelados, gatorade gelado e uma sacola plástica com duas bananas, 01 maçã, 01 pacote de biscoito pequeno no sabor limão e uma barra de goiabinha;
=>Medalha de Participação:  Todos que cruzaram a linha de chegada receberam uma linda Medalha de metal na frente o logo e nome da prova, atrás o nome dos patrocinadores e com uma linda fita personalizada com o nome da prova. Show!!!;
=>Premiação:  O organizador da prova fez diversas premiações no pódio com um lindo troféu os corredores da Geral da Family Run, Meia Maratona, Maratona do Rio e inclusive premiações em dinheiro. Devido alguns corredores que vem correndo com números de outras pessoas e isso atrapalha a premiação a organização só faz a premiação nas faixas etárias depois, comunicando o atleta;
=>Prova: O que falar dessa linda prova, com um belo cenário que corremos? Para mim é fantástica, showww, não tenho que reclamar essa foi a 12ª prova organizada pela Spridon Eventos a organização está de parabéns, só o clima que não ficou bem por causa da chuva e o frio e quem não correu essa prova perdeu, mas recomendo a todos correrem essa linda prova ano que vem.
=>Agradecimentos: Ao João Traven, Carlos Sampaio, Fernanda Villas Boas, Clotilde Grado e a todos envolvidos na organização pela atenção, pelo apoio e que mais uma vez realizaram uma belíssima prova.

Até 2015, nos vemos na Linha de largada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista