sexta-feira, 20 de junho de 2014

Técnicos de Corrida e suas metodologias

Bom galera o assunto aqui dessa vez no Blog é sobre os Técnicos de Corridas que nos ensinam suas metodologias de treinos e que nos fazem correr bem, seja nas Corridas de Ruas ou de Montanhas.

Penso da seguinte maneira: "Sábio é aquele que compartilha seu conhecimento  e não deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria, todo conhecimento partilhado é abençoado".

O engraçado que quando comecei a correr nem sabia que existiam Técnicos de Corridas, só sei o seguinte que em 2001 através de um comercial na TV, acabei me inscrevendo logo de cara na Meia Maratona Internacional do Rio,  iniciei da forma errada no atletismo em vez de procurar uma pequena corrida, logo de cara encarei uma grande distância para correr, tive apenas quase 02 meses para treinar para a minha primeira corrida oficial em minha carreira esportiva, mesmo não tendo os conhecimentos que tenho hoje em dia, assim mesmo consegui completar a Meia Maratona do Rio, outra coisa que me lembro quando era novato nas corridas, sempre nos 10Km só conseguia concluir em 45 minutos e ficava chateado porque não conseguia baixar o tempo nos 10Km, daí fui conhecendo o mundo das corridas, me falaram que não era para esquentar, porque a minha evolução seria com um tempo, aliás não só a minha mas de todos corredores e procurei um Técnico de Corrida para me aprimorar mais nas corridas, daí todo mundo sabe os treinos de fartlecks, intervalados e etc e etc, foi aí que consegui baixar os meus tempos nos 10Km ficando feliz da vida...Taí a importância de um Profissional de Educação Física na vida de um Atleta.

Pois convidei 22 Treinadores de Corridas para falar aqui no Blog, mas apenas 10 Técnicos colaboraram transmitindo seus conhecimentos, não sei o motivo pelo qual os outros não responderam, mas se um dia me responderem publico aqui.
- Nome: Vanderlei Carlos Severiano "Branca" 
- Equipe: Branca Esportes
- Idade: 53 anos
- Cidade: São Paulo - SP
- Site: www.brancaesportes.com.br
- O que te motiva a treinar os corredores: Ajudar as pessoas a se superarem. E como um aluno meu disse: "Sempre preparo pessoas comuns para Desafios Extraordinários by Tadeu Guglielmo" ele resumiu o que faço.
- Qual é a sua metodologia de ensino: Tentar entender o que acontece mentalmente e fisicamente em cada fase do treino. Procurar fazer o treino mais individualizado possível. 
- Nome: Manuel Lago
- Equipe: ML Mix Run
- Idade:  37 anos
- Cidade: Rio de Janeiro - RJ
- Site: Facebook
- O que te motiva a treinar os corredores:  O que me motiva mais é quando o aluno é dedicado, determinado, obediente e principalmente, acredita no que eu falo.
- Qual é a sua metodologia de ensino: Priorizo treinos com subidas, não prescrevo treinos de intensidade alto demais, evito que o aluno faça mais de 6 provas ao ano, gosto de fazer os alunos treinarem 05 vezes por semana, prescrevo treinos de areia.
- Nome: Herói Fung
- Idade:  70 anos
- Cidade: São Paulo - SP
- Site: Facebook
- O que te motiva a treinar os corredores: A motivação é sempre conhecer mais a capacidade do ser humano. 
- Qual é a sua metodologia de ensino: Trabalhar suas freqüências cardíacas para um desenvolvimento melhor para o futuro, ter consciência de sua alimentação, sono e melhor qualidade de vida, seu lado espiritual, meditação transcendental.
- Nome: Antonio Caputo da Costa
- Equipe: Speed Assessoria Esportiva
- Idade: 28 anos
- Cidade: Rio de Janeiro - RJ
- Site: www.speedcorrida.com
- O que te motiva a treinar os corredores: A possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
- Qual é a sua metodologia de ensino: A metodologia é baseada em ciência e conhecimento e no diálogo do dia a dia do aluno.
- Nome: José Virginio de Moraes
- Equipe: JVM Trail Run
- Idade:  34 anos
- Cidade: São Paulo
- Site: www.jvmtrailrun.com.br
- O que te motiva a treinar os corredores: O que me motiva é saber que eles tem condições de passar e superar os mesmos desafios em montanhas que eu encontro e saber que estou fazendo o bem, me dá mais prazer ainda.
- Qual é a sua metodologia de ensino: Tenho como metodologia os princípios escolares, como: Início, meio e fim, como os educativos de corridas, exercícios de fortalecimentos para a corrida propriamente dita. Nunca esqueço da individualidade de cada um e o objetivo de cada um, pois para minha pessoa cabeça e corpo devem estar na mesma sintonia.

- Nome: Christiano Marques
- Equipe: Markes Running
- Idade: 36 anos
- Cidade: Rio de Janeiro - RJ
- Site: www.markesrunning.com.br 
- O que te motiva a treinar os corredores: Saber que eles podem ir mais rápido e mais longe, de maneira segura e eficiente.
- Qual é a sua metodologia de ensino: Metodologia VO2 Pro.
- Nome: Mariano Moraes
- Equipe: Reveza Racing
- Idade: 50 anos
- Cidade: Pouso Alegre - MG
- Site: www.revezaracingadventure.blogspot.com.br
- O que te motiva a treinar os corredores: Minha maior motivação é ver uma pessoa comum pasar a ser atleta, ver pessoas carentes, drogadas, alcóolicos deixando para tras tudo de ruim e vindo para o lado bom da vida, aqueles que acha não ter condições mas depois se surpreende consigo mesmo, não faço atletismo por dinheiro mas por amor, acho que os homens a huminadade o dia que colocar o amor antes da ganância o mundo será melhor.
- Qual é a sua metodologia de ensino:  A metodologia que uso é o diálogo aberto com meus atletas não engano ninguém não faço promessas tipo: "Você vai para as Olímpiadas, nada disso...Metodologia é aquela de verdade na as ilusórias metologia esta em diferente partes do Brasil depende do poder aquisitivo de quem quer se dedicar conheço e trabalho com atletas que começou a correr descalço por não ter dinheiro para tênis e nem o café da manhã, muitas vezes atletas vem tomar café na minha casa antes dos treinos, imagina Jorge se formos falar de técnicas//pliometria//Vo2//BMC e etc e etc...Meu jeito de falar com os atletas que treino seja o diferencial qeu está me tornando cada vez mais conhecido no Brasil e hoje no mundo.
- Nome:  Emerson Bisan
- Equipe: Nova Equipe
- Idade:  40 anos
- Cidade:  São Paulo - SP
- Site: www.novaequipe.com
- O que te motiva a treinar os corredores: Minha maior motivação, meu maior combustível é fazer ,eis segiodpres acredotarem, nos seus sonhos, realizar façanhas, cada um fazendo a sua história através da corrida mesmo sendo uma pessoa comum que tem sua família, tem o seu trabalho curte a vida com seus amigos sendo muito felizes e equilibrados entre tudo.
- Qual é a sua metodologia de ensino: Procuro usar todos os princípios de treinamento que nós treinadores aprendemos e aplicamos com o máximo de ciência sem esquecer que cada indivíduo é muito diferente e nem todos querem vencer uma prova, ser atleta de elite e que muitas vezes a corrida traz muitas lições de superação, desempenho, planejamento, organização, companheirismo que vai muito além das pistas.


- Nome:  Rafael Perez Peralva
- Equipe: Rafael Peralva Assessoria Esportiva
- Idade:  33 anos
- Cidade:  Salvador - BA
- Site: Facebook
- O que te motiva a treinar os corredores: Gosto de treinar corredores pela disciplina e humildade sempre e pelo fato de ser atleta acredito que isso me motiva mais.
- Qual é a sua metodologia de ensino: A metodologia usada com Sandrinha, onde ela faz os treinos de corrida intervalado com caminhadas, natação e bike para aumentar o volume de treinos sem muito desgastes.

- Nome: Marcelo Sinoca
- Equipe: The North Face Running Clug
- Idade: 27 anos
- Cidade: São Paulo - SP
- Equipe: www.thenorthfacerunning.com.br
- Idade: 27 anos
- E o que te motiva a treinar os corredores: As provas que faço e os sorrisos pós-provas feitas pelos meus alunos, com certeza esses dois são os motivos principais pelo trabalho qeu faço com meus alunos.
 - Qual sua metodologia de ensino: Primeiro gosto de deixar claro para os alunos, que faço um trabalho com foco em ganho de resistência e ao mesmo tempo mínima chances em ter algum tipo de lesão, para os alunos que tem como objetivo as Ultras de Trail Running faço uma periodização com base em ganho de altimetria e não em Kms, mais isso são casos específicos.
- Nome:  Ezequiel Morales
- Idade:  40 anos
- Cidade:  Nascido em Lobos, estado de Buenos Aires - Argentina, residente a mais de 10 anos, em Niterói, Brasil
- Site: www.ezequielmorales.com
- O que te motiva a treinar os corredores:  Depois de 25 anos como atleta, comecei a correr com 14 anos de idade, hoje em dia minha maior motivação é poder transmitir ao meus alunos meu conhecimento como Professor formado e minha experiência de tantos anos dentro do esporte.
- Qual é a sua metodologia de ensino: Procuro que cada aluno aprenda a se conhecer, não sou muito fanático dos relógios que marcam o ritmo, prefiro os treinos na pista de atletismo com o objetivo do atleta aprender a correr sabendo em que ritmo está aproximado ele está, sem um relógio apitando.
Agradeço aos amigos acima que colaboraram com o Blog e desejo sucessos em suas carreiras. Portanto galera, vocês querem evoluir em suas corridas??? Então procure um profissional de Educação Física e seja feliz.

Bons treinos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista