segunda-feira, 20 de maio de 2013

Teste do VO2 Máximo

Hoje 2ª feira dia 20 Maio 2013, eu e mais 03 atletas da Equipe Pé de Vento de Petrópolis, estivemos no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo da Marinha na Ilha do Governador, realizando o Teste do VO2 Máximo. O VO2máx é o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue “pegar” do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo. Este valor pode ser obtido indiretamente (através de diferentes testes, cada qual com seu protocolo e suas fórmulas) ou diretamente (pelo teste ergoespirométrico). Nesse teste é medido a taxa de gordura, idade, peso e musculatura. Com todos esses dados é possível planejar um treino mais estruturado para o atleta. Inclusive o atleta Giovani do Santos ganhador da Corrida da Ponte de ontem estava lá.


Chegamos neste Centro por volta das 09 horas da manhã onde o Professor Carlos Santana juntamente com sua secretária nos recebeu muito bem...Cada um de nós colocamos uma faixa de frequencímetro no peito, nos foi medida a altura, peso, taxa de gordura, musculatura e idade...Antes de irmos para a esteira nos foi dado um algodão para colocarmos na boca para medir a acidez de nossa saliva, depois cada um aqueceu por cerca de uns 20 minutos e depois cada um subiu na esteira, onde colocávamos a máscara onde tínhamos que respirar somente pela boca...Dos 04 atletas fui o último a subir na esteira, no meu caso como tenho a pele oleosa ficou difícil de a mascara ficar parada no meu rosto, com 04 minutos de teste o Professor Santana parou o teste para trocar a máscara, depois de colocada outra máscara menor foi iniciado o teste novamente, onde cada vez que a velocidade da esteira era aumentada tínhamos que informar o tempo de exercício consegui chegar até o exercício número 6 com a velocidade na esteira 16, o máximo que só tinha conseguido treinar na esteira era com a velocidade 13 esta velocidade já é forte, imagina na 16...O exercício vai até o 10, sendo que conseguir ir até o de número 06, acredito que tenho alcançado 60% do teste, quando sair o resultado final ponho aqui, logo após o teste de esforço na esteira colocamos novamente um algodão na boca para colher a saliva.
Dr. Reinaldo nos dando instruções antes do início do teste
Tirando as medidas
Aquecido pronto para o início do teste 
Preparando para o início do treino 
Teste iniciado e recebendo instruções do Dr. Reinaldo Musialoski 
Ufaaa...final do teste realizado
Obrigado Dr. Reinaldo e Professor Carlos Santana
Grande amigo Ultra Luciano, bom te rever amigo
Final do teste todos reunidos...só máquinas corredoras
Grande Geovani vencedor da Corrida da Ponte de ontem...Parabéns 
Professor Diego Viana bom te reencontrar amigo...valeu pela força

Todas as fotos minhas e dos demais atletas acesse aqui.

Mais uma vez agradeço o Dr. Reinaldo Musialowski por este grande apoio, pois o mesmo está sendo fundamental. Ainda falando do Dr. Reinaldo acima o cara é fera digamos que é o Papa da Fisioterapia, saca demais no assunto são vários anos na Fisioterapia, quando necessitei uma vez de fisioterapia em 02 seções com ele fui curado, veja aqui como foi. Caso alguém precise segue os contatos da Clínica dele:
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 807 Sala 1005 - Rio de Janeiro - RJ
Telefones: (21)2255-3171/7821-5143/9989-3453

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista