quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Inscrições prorrogadas até 4 de dezembro para a IV Corrida e Caminhada “Com você, pela vida”

Evento promovido pela Fundação do Câncer dia 9, no Aterro

O prazo para as inscrições para a IV Corrida e Caminhada Com você, pela vida – Doe Medula Óssea, promovida pela Fundação do Câncer, foi prorrogado até 4 de dezembro.

Os interessados poderão se inscrever pelo site www.cancer.org.br e a taxa de inscrição é de R$ 65,00. A corrida e caminhada será dia 9, às 8h, no Aterro do Flamengo.

O evento marca a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea e toda a renda obtida será revertida para projetos do Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

São duas categorias: 6 km ou 10 km de distância.  A idade mínima para a caminhada de 6 km é de 12 anos, acompanhado pelos responsáveis. Já para a corrida, maiores de 15 anos podem participar do percurso de 6 km e de 16, do de 10 km. A inscrição garante ao participante um kit com sacola, camiseta e boné. Aqueles que estiverem usando os acessórios concorrerão a prêmios. Os que completarem a prova, correndo ou caminhando, receberão medalha de participação.

A corrida é um dos principais eventos de mobilização promovidos pela Fundação do Câncer e está se consolidando como um evento esportivo do calendário da cidade. Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância de doar medula óssea e ser um doador comprometido. Tão importante quanto doar medula óssea é manter o cadastro de quem já é doador atualizado. Isso agiliza o processo quando é encontrada compatibilidade entre o possível doador e o paciente.

No dia da corrida e caminhada, uma tenda do Hemorio estará no local para captação de doadores voluntários e atualização do cadastro de doadores. O candidato a doador fará seu cadastro e será coletada uma amostra de 5 ml de sangue para a realização dos exames de histocompatibilidade.  O Hemorio lembra que é importante levar a identidade, para preencher ou atualizar o cadastro de doadores.

Um diferencial desta corrida será o novo modelo de avaliação física, realizado com equipamentos de última geração de análise de composição corporal disponibilizados pela Bradesco Saúde que, pela terceira vez consecutiva, patrocina o evento. Esses equipamentos funcionam ao toque das mãos e pés e atuam como um scanner, colhendo rapidamente dados como peso, massa muscular, quantidade de líquido no organismo, peso dos ossos e músculos, entre outras informações. Ao final, os números são analisados pelo próprio equipamento, que aponta onde há maior ou menor localização de gordura, por exemplo, e fornece o gasto calórico da pessoa em diversas modalidades de exercícios para ganhar em qualidade de vida. As informações são impressas e entregues, na hora, ao participante. A avaliação é acompanhada por profissionais especializados. Esses equipamentos estarão em uma tenda do Programa “Juntos pela Saúde”, desenvolvido pela Bradesco Saúde, que também disponibilizará uma equipe de massoterapeutas para atender os participantes.

Além da Bradesco Saúde, o restaurante Outback, a empresa CEI e o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HLA-UERJ) também são patrocinadores da IV Corrida e Caminhada.

COMO DOAR MEDULA ÓSSEA
O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) possui 2,8 milhões de pessoas cadastradas e é o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Registros dos Estados Unidos e da Alemanha.

Somente 25% dos pacientes encontram um doador na família, os outros 75% devem recorrer aos registros de doadores voluntários.

Para se tornar um doador é preciso procurar o hemocentro mais próximo, onde será coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais. Qualquer pessoa, entre 18 e 54 anos de idade e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue, pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com doenças de sangue, como leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias. Os interessados em doar podem obter mais informações no site do INCA – www.inca.gov.br – ou pelo telefone(21) 3207-1064.

Renan Suchmacher
SPS COMUNICAÇÃO
( 55 21. 2111-2675
( 55 21. 2111-2650
( 55 21. 9999-9934

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista