quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Memórias de um Corredor - Parte 29

Nessa quarta-feira, feriado dia 20 janeiro 2021, foi dia treinar no Pico da Tijuca.

O Pico da Tijuca é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1.021 metros de altitude é o segundo mais alto da Cidade do Rio de Janeiro, depois do Pico da Pedra Branca em Jacarepaguá. Seu acesso é feito por trilha antiga, sinalizada e conservada. Quando chega lá em cima tem uma escadaria de 117 degraus cortada na pedra para acesso ao topo do Pico da Tijuca, lá de cima permite uma boa observação da cidade do Rio de Janeiro. 

A convite do amigo Cadu (obrigado), fomos treinar na Floresta da Tijuca, eu só tinha treinado uma vez nesse local há muitos anos atrás, somente tinha ido na trilha da Cascatinha e não conhecia essa trilha do Pico da Tijuca, dentro dessa Floresta existe inúmeras trilhas, cachoeiras e aproveitei a chance para conhecer. Chegamos na entrada do Parque por volta das 7:40 horas da manhã, com aquele belo dia de sol, ficamos aguardando a portaria abrir.
Entrada do Parque
Assim que deu 8 horas da manhã iniciamos o treino indo em direção ao Pico da Tijuca, fomos correndo passando por algumas partes de asfalto e outra de terra batida, senão me engano até a primeira trilha deu em torno de 2 Kms. Como esse local é histórico desde a época da escravidão, o amigo Cadu foi me falando sobre os locais que passávamos, primeiro foi a estátua do escravo Eleutério, logo após ele ter falado desse local, iniciamos o treino novamente e com 3 Kms chegamos na Cachoeira das Almas, retornamos ao treino novamente porque o treino jamais deve parar, rumamos morro acima até com 4,15 km, alcançamos o largo do Bom Retiro, onde tem uma guarita que tem uma guarda anotando o nome e os dados da pessoa que sobem pela trilha, tão logo fizemos retornamos a correr, cada vez mais a trilha ficava íngreme e também estávamos bem atentos porque na trilha também em alguns lugares tem raízes e qualquer vacilo do corredor seria um tombo, ao longo do percurso existe várias placas explicando qual  a trilha a seguir.
Começando a brincadeira, rumo. ao Pico da Tijuca
Passando pela Cachoeira das Almas
Quando chegamos no acesso da escada de pedra com 6,31 Km, deu para ver a cidade lá embaixo, começamos a subir com todo cuidado em algumas partes devido ser bem íngreme subimos segurando na corrente. Até que finalmente chegamos no topo do Pico da Tijuca. Registramos algumas cenas lá em cima e começamos a descer a trilha para correr no restante do Parque da Tijuca, foi quando o amigo Marcelo e mais duas amigas estavam subindo para ir até o topo do Pico também. E comentou da gafe que fizeram com o Duque da Bélgica naquela escada de pedra.
Subindo...quase lá.
Finalmente mais uma conquista.
Mesmo descendo correndo pela trilha tivemos que tomar muito cuidado, pois no percurso tem vários tocos de raízes de árvores, então íamos descendo correndo com todo o cuidado para não topar e não causar nenhum acidente. Na hora da descida a Equipe de amigos Canelas de Ferro estava subindo, nos cumprimentamos. Quando chegamos na parte de baixo da trilha ficamos treinando, hora no asfalto e hora nas trilhas até que chegamos na Cascata da Baronesa, uma linda cachoeira onde nos resfrescamos por alguns minutos. Voltamos ao treino e na parte mais baixa encontramos com a amiga Ultra Ana Luiza treinando, continuamos rodando até chegar no portão da entrada o GPS marcava 15,9 Km, falei para o Cadu vamos continuarmos correndo fora do Parque para completar os 16 Km, quando estava terminando encontrei com os amigos Rodrigo e Zuma nos cumprimentamos e finalizamos o treino com 16,65 Km. 
Marcelo com suas amigas subindo...Valeu...
Tudo que sobe, tem que descer...Bora então que o treino jamais deve parar
Valeu Glauco
Cascata da Barabonesa começando a brincadeira..rumo ao Pico da Tijuca
Valeu Alan
Valeu Ana Luiza
Valeu Rodrigo
Valeu Zuma
Dica: A entrada do parque fica na Praça Afonso Viseu no Alto da Boa Vista. A portaria para acesso a Trilha só abre às 8 horas da manhã. Como estamos passando por uma pandemia é obrigatório entrar com máscara. No momento não está podendo estacionar carros e nem fazer pic nic dentro do parque e para quem quer entrar no parque é bom chegar cedo porque pelo lado de fora fica lotado de carros estacionados. ⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita volte sempre, mas antes de sair deixe seu comentário do que achou, pois isso  ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista