domingo, 24 de janeiro de 2021

Memórias de um Ciclista - Parte 30

Nesse domingo, dia 24 janeiro 2021, o treino foi longão no pedal e conhecer a cidade histórica da Praia de Mauá em Magé.

Guia de Pacobaíba também conhecido como Praia de Mauá, é um bairro distrito de Magé, do estado do Rio de Janeiro. É a sede e bairro mais importante do 5º Distrito, que leva o seu nome. Possui uma população estimada em 40 mil habitantes. Está localizada em torno de 50 quilômetros da capital fluminense. Suas principais atividades são a pesca e o comércio, juntos empregam grande parte da população mageense do bairro. A ocupação da orla da Baía de Guanaabara no município de Magé iniciou-se com as primeiras sesmarias que datam ainda no século XVI. Já em meados do século XVII foram construídas as primeiras igrejas-matrizes das freguesias de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba. No século XVIII elas foram reconstruídas, assim como suas capelas filiais, em torno dos quais se agruparam arruamentos. As igrejas e capelas, construídas de forma equidistante, constituíam uma rede. Posteriormente, a abertura da primeira estrada de ferro brasileira conferiria novamente aspecto urbano à orla da baía, preservando sua função de elo entre a cidade do Rio de Janeiro e a região serrana. (Fonte: Wilkipedia).

Retornando ao treino, pois bem o amigo Casini e vizinho um dia antes me convidou para irmos pedalando até lá e retornando, chamei alguns amigos para irem conosco também pedalando, mas por causa de compromissos não puderam ir. Eu e o Casini marcamos de nos encontrarmos às 5 horas da manhã da Praça de Marechal Hermes.
Praça de Marechal Hermes
Pois o dia estava clareando, céu limpo e temperatura ótima para pedalar, iniciamos às 5 horas da manhã e fomos pedalando com todo cuidado, para não termos nenhum acidente. pedalamos por cerca de uns 20 minutos e chegamos na Av. Brasil, por ela pedalamos uns bons Kms, até chegarmos a BR 040.
Pedalando na Av. Brasil
Não me recordo de quantos quilômetros pedalamos pela Av. Brasil, como essa via é bastante movimentada por carros, ônibus e caminhões todo cuidado era pouco. Após pedalarmos por essa via, entramos na BR 040 e fomos pedalando, ao longo dessa via vimos bastante coisas, pessoas aguardando vans e ônibus para irem trabalhar, algumas pessoas vindo da noitada e depois de vários Kms pedalando nessa via passamos por alguns ciclistas demos bom dia e prosseguimos pedalando com o objetivo de chegarmos a Praia de Mauá. Mas antes de chegarmos lá na Praia de Mauá, passamos por um pedágio, ainda bem que ciclistas não pagam pedágio...rsss. Depois passamos por uma placa onde estava escrito: "Você está cruzando a 1a Ferrovia do Brasil". Aproveitamos rapidamente para fazer um registro junto a placa e logo em seguida continuamos pedalando, até chegarmos na entrada da cidade de Praia de Mauá em Magé com o GPS marcando 45,72 Km. Saímos da movimentada BR 040 e fomos pedalando observando que nessa cidade de ambos lados tem vários sítios, muitos criam até cavalos nesses sítios, também observei que a estrada tem muitos buracos (fomos desviando deles) e muitos quebras molas.
Aquela parada para o registro histórico
Chegando na cidade histórica
Fomos conhecer a praia histórica chegando na beira da praia  com o GPS marcando 54,21 Km, tomamos um susto, praia com muito lixo e poluída, ficamos até com medo pisar na areia, sem contar com vários esgotos das casas caindo dentro do mar. O amigo Casini me falou que há muito anos atrás chegou morar nessa cidade e eles iam tomar banho na praia local que era limpa, inclusive muitos turistas de fora vinham também para essa praia. Uma cidade que poderia ser explorado turisticamente, um local que deveria ser muito bem valorizado com muita história para contar. Um patrimônio histórico não valorizado. O descaso das autoridades políticas da região destruíram o local que faz parte do patrimônio histórico do Brasil...Lamentável.

A vista da praia é muito bonita, mas é suja e mal cuidada. Precisa de muito investimento dos órgãos públicos para virar um bom ponto turístico. Fica num lugar aparentemente tranquilo.



Após sairmos da praia procuramos uma padaria para lancharmos e nos hidratarmos porque a temperatura já estava começando a esquentar e logo em seguida fomos conhecer a sede da aposentada primeira estrada de ferro do Brasil, com uma parte da locomotiva ao lado dela.
Lanchando em uma padaria local
Sede da primeira estrada de ferro do Brasil Guia de Pacobaíba
Após passarmos por essa sede da estrada de ferro era hora de retornamos para casa, pedalamos pela cidade até chegarmos a BR 040 com o sol já a pino pedalamos bastante na estrada passamos por alguns ciclistas parados descansando e hidratando, passamos por vários postos de gasolina e nenhum deles estavam com a lanchonete aberta e alguns nem tinham comércio para comprarmos água, achamos um quase próximo da Av. Brasil, paramos rápido compramos água e caímos novamente na estrada pedalando, chegamos à Av. Brasil e depois chegamos a Marechal Hermes onde moramos finalizando o treino longo no pedal de 110,39 Km.
Saindo da Praia de Mauá
Retornando pela BR 040
Quase chegando em Marechal Hermes e finalizando o treino
O pedal foi muito bom, porque já fazia tempo que a Equipe Ultraciclista não pedalávamos tantos Km assim, além do mais acabei conhecendo uma cidade que ainda não conhecia, só não foi legal encontrarmos aquela praia abandonada e suja daquele jeito, lugar muito tranquilo, mas espero que as autoridades locais recuperem a praia porque uma cidade bem cuidada e histórica atraí turistas e quem ganha é a cidade com o comércio local. 

Valeu Casini pelo pedal até o próximo. 🚴🚴💨🇧🇷

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita volte sempre, mas antes de sair deixe seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog!!!

5 comentários:

  1. Jorge ficou muito bom você ter colocado os detalhes do lugar.
    Parabéns a vc e Casini pelo treino... em breve eu retorno....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo que bom que gostou, torço para que vc retorne o maus rápido possível para vc pedalar conosco. Muito obrigado!

      Excluir
  2. Showwwnnnnn Jorge, vc é fera!!!! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo treino, amigo Jorge para vc eo amigo Casini show de bola!! E que Deus continue abençoando a vida de vcs dois e família hoje e sempre tmjs!!😎😀🙏🙌♥️👊✌️🚴🚴🚴🚴🚴🚴👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista