domingo, 29 de setembro de 2013

Video da exposição inédita do Museu do COI

Neste Sábado dia 28 Set 2013, fui visitar com minha família o Museu Histórico Nacional, pois o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) trouxe para o Brasil parte do acervo do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), por meio da exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. Considerado o primeiro evento preparatório para o Rio 2016, no Rio de Janeiro, acontecendo de Setembro a 01 Dezembro 2013, nas dependências do Museu Histórico Nacional localizado na Praça XV. É um acervo absolutamente diferente do que as pessoas estão acostumadas

A exposição conta com cerca de 300 peças que marcaram a história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O uniforme do tenista Roger Federer, a sapatilha de corrida de Adhemar Ferreira da Silva, o tênis do jogado Michael Jordan, as luvas de box de "Sugar" Ray Leonard e o maiô de Cesar Cielo, etc e etc...Todos campeões olímpicos, são exemplos de alguns dos itens.

Para melhor compreensão do público, o acervo foi dividido em oito módulos, da Antiguidade a Londres 2012: Jogos da Antiguidade, O sonho de Coubertin acendendo a tocha, cerimônias, esportes e medalhas, mascotes, memorabilia e time Brasil. Entre as peças que serão apresentadas, está a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin em 1892, com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos.

Além disso, Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte conta com jogos e peças interativas - por exemplo, espaço para os visitantes tirarem fotos com a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ou com a mascote Misha, de Moscou 1980. O público também tem acesso a uma sala de cinema onde exibe vídeos do acervo do COI. Cartazes de cada edição das Olimpíadas terão destaque especial na exposição.

Assista o vídeo

Museu Histórico Nacional
Telefones: 21-2550-9260 ou 2550-9261
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n°- Praça XV - Rio de Janeiro - RJ

Faça você também uma visita ao Museu Histórico Nacional, vale a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista