domingo, 28 de julho de 2013

O Cajado

Diz a história que o cajado ou bordão é uma vara de pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho não se desviando do caminho. Em algumas ocasiões, o cajado podia ser utilizado como arma. A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim, ela conhecia o Pastor e o seu cajado. O cajado tem duas funções principais: Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado.

Agora além das duas funções acima citada aqui no blog, surgiu a terceira função, pois o cajado ou bastão também serve para os corredores de longas distâncias ou para quem faz caminhadas em montanhas, pois quando estamos cansados ou quando o terreno está escorregadio, só digo uma coisa ajuda bastante, pois no último dia 25 Jul 2013 realizamos um longão nas montanhas do Parque Estadual da Pedra Branca e como estava chovendo pacas o terreno estava bastante escorregadio, devido a chuva que estava caindo tinha vários buracos e pedras soltas durante o percurso e a solução que achamos foi utilizar o bambu como cajado e nos ajudou bastante. Também em várias lojas de aventuras existe os bastões que também ajuda bastante, mas na falta do bastão o bambu ou outra madeira ajuda bastante. Ahhh os amigos que foram descartaram os seus bambus fora o meu guardei como lembrança...rsss...
Segue algumas fotos durante o percurso
Mônica Otero correndo a BR 135, utilizando também o Cajado
Bom fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista