domingo, 20 de novembro de 2022

Corrida nº 521 - Treinão 1º Desafio do Morro do Cross 2022

Nesse domingo, dia 20 novembro 2022, cerca de 50 corredores se reuniram no bairro Santo Antônio, próximo de Xerém aqui no Rio de Janeiro, para o 1º Desafio do Morro do Cross. Evento realizado pela Equipe Dinossauros Runners de Duque de Caxias.

O Rio de Janeiro tem ótimos lugares de montanha para treinar, dessa vez o treino não foi no meu amado Parque Estadual da Pedra Branca em Jacarepaguá e sim em outro lugar. A convite do Diretor Negreiros fui treinar com os amigos nas montanhas de Santo Antônio um bairro próximo de Xerém aqui no Rio de Janeiro.

Como não conhecia o lugar fui junto com o amigo Marcos (muito obrigado), chegamos no local cerca da 6:40 horas da manhã, ficamos aguardando todos chegarem o clima estava ótimo para correr, estava fazendo um clima ameno, um pouco de frio, porém com o céu limpo já sabíamos que iríamos que o calor nos iria dar trabalho mais tarde e deu e muito. Àss 7:00 horas da manhã foi nos dado um briefing e logo após alguns registros fotográficos com todos corredores, iniciou o treino. Com o corpo ainda frio fomos correndo devagar, pois corremos cerca de  quase 2 Kms no asfalto e logo em seguida começamos a subir, uns mais forte e outros mais devagar eu estava no pelotão do meio...Nós íamos subindo alternando com trotes e caminhadas.

Após chegarmos numa parte lá em cima, já estávamos com 5 Km, era hora de começar a descer, hora de tirar o atraso da subida, porém não podíamos descer correndo porque na descida tinha uma parte com mato escorregadio e não podíamos descer rápido, mas uns 200 metros abaixo, acabei escorregando e caindo, não foi nada grave, levantei rapidamente e comecei a descer correndo. Mas abaixo a galera que desceu rápido aguardou o restante do grupo para reagrupar. Quando todos chegaram, reiniciamos o treino novamente.

Não lembro a quilometragem que estávamos, mas numa certa parte da trilha avistamos um pai com 3 crianças subindo com mochila fazendo trilha, rapidamente peguei o celular, comecei a filmar e iniciei uma conversa com eles, parabenizei eles e segui moro acima, após alguns quilômetros percorrido na trilha chegamos na base do morro do azeite, um paredão muito íngreme e escorregadio que tivemos que ir subindo agarrando no mato, pois era impossível de subir correndo e todos subiram caminhando até chegar nas torres. Ficamos lá em cima aguardando o restante da turma chegar, após todos reunidos começamos a descer correndo. Após termos descido pegamos uma trilha que era outra subida, mais adiante chegamos numa fonte dágua bem gelada, todos aproveitaram para abastecer com água e refrescar o corpo, após isso continuamos subindo morro acima, nessa parte não tinha como subir correndo, o calor já era tanto e com a subida bem íngreme fomos subindo caminhando forte ao avistarmos ao longe a  subida do morro do cross que ainda tínhamos que chegar lá alguns pararam no percurso para recuperar as forças, não lembro quem falou, mas um corredor me falou: Jorge não consigo mais, daí respondi, consegue sim, não tem como voltar porque se voltar o percurso é pior ainda, eles ficaram descansando um pouco e fui subindo até alcançar o morro do cross, que na verdade para chegar lá em cima é muito difícil, quando cheguei lá em cima falei, isso aqui não é morro do cross e sim morro do cão...kkk...lá em cima estava os três meninos que encontramos na parte da trilha mais abaixo (eles chegaram lá pela outra parte da trilha que é menor), também lá em cima estava uma equipe de atletas para saltarem de parapente. Após uns registros rápido, começamos a descer, mas descemos uma boa parte com cautela o percurso estava um pouco escorregadio, e também não tinha como descer rápido, todos já estavam esgotados...Fomos descendo e quando cheguei lá embaixo o GPS marcava 25Km, daí decidi correr os outros 5 Km no asfalto mesmo para completar 30 Km...Corri uns 2,5 Km e retornei até completar os 30 Km finalizando em 4 horas e 8 minutos com a missão finalizada...ufaaa.
Começando a subir
Subindo o morro do azeite
Cume do morro do azeite
Descendooo
Morro do Cross
Os meninos no morro do Cross
Missão finalizada!!!
Valeu diretor Negreiros
Parabéns aos Organizadores desse evento (Negreiros e toda Equipe Dinossauros Runners) o evento não deixou a desejar em nada. Independente da quilometragem corrida, todos estão de parabéns. Foi um belo evento, nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏾‍♂️💨d🇧🇷

2 comentários:

  1. Mestre Jorge foi uma honra a sua participação neste evento. O desafio realmente superou nossas expectativas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elmo a honra foi minha em ter corrido com todos vcs. Obrigado

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista