domingo, 17 de outubro de 2021

Treine sua mente

O nosso corpo é comandado pela nossa mente. Se o você priorizar somente a preparação física e não trabalhar a parte mental, você poderá não conseguir colocar em prática o que o corpo está preparado para fazer. Poderá faltar confiança para agir corretamente em situações cruciais numa prova. No momento de decidir se aumenta o ritmo ou fica numa toada mais conservadora, segue em frente ou fica com o grupo de trás.

A fragilidade aparece também se você não estiver motivado de forma que consiga enfrentar a dor do desgaste físico quando ela surgir, ou até mesmo a pressão de outros atletas e torcedores ao longo da prova.

“O trabalho de preparação mental com um psicólogo auxilia o atleta, em primeiro lugar, a se conhecer melhor e saber identificar quais são os fatores a que ele tem de estar mais atento para não permitir que influenciem negativamente o seu desempenho”. Essa preparação mental determina também as estratégias mais eficazes para enfrentar essas situações negativas; estratégias que devem ser testadas primeiro nos treinos, depois em competições de menor importância, até chegar às mais relevantes".

Tudo isso levará a um maior autoconhecimento do corredor, e a uma capacidade dele de lidar melhor com a ansiedade e se concentrar para tomar a melhor decisão quanto à respiração, dores que surgem, percepção de lesão anterior que se manifesta, ritmo e etc e etc.

Treinar para se tornar um bom corredor vai além do esforço físico. É importante e fundamental estar muito atento, ao esforço mental. Muitos corredores não dão tanta importância ao treinamento mental, mas é exatamente essa a diferença quando se pensa em resultados.

Ter agilidade mental, raciocínio lógico, criatividade, autoconfiança, concentração e autoestima elevada são detalhes importantes também para um corredor.

Procure a ajuda de um profissional da psicologia desportiva, também existe alguns livros de Psicologia Desportiva.

O treino jamais deve parar.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

2 comentários:

  1. Muito boa abordagem sobre o assunto. Realmente não basta somente correr temos que treinar a mente para as adversidades.
    Obrigado pela informação!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista