quinta-feira, 12 de julho de 2018

Massagem Desportiva

Todos os atletas seja corredores amadores ou profissionais, tem o desejo de um dia melhorar a sua capacidade física para poderem irem mais além nas competições. O problema surge quando aumenta a rotina dos treinos ou competições, quase sempre utilizando os músculos de forma exaustiva, causando stress nos tecidos. O excesso de treinos e ausência de alongamentos levam às dores musculares, muitas das vezes ignoradas pelos atletas, podendo mais tarde tornar-se crônicas ou em lesões graves, que podem impedir o atleta de continuar os treinos ou competindo durante um bom tempo.

Então se você já sentiu alguma dor, após um treino ou após uma competição, saiba que a Massagem Desportiva é a técnica mais indicada e eficaz para sua preparação e alívio das dores, pois a massagem melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura do corpo. Esta massagem age nas dores do atleta, mas é indicada não somente quando se tem lesão e sim, principalmente, ao contrário. Ela deve ser realizada para prevenir lesões.

A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treinamento e após as competições e serve para relaxar a musculatura do corpo que foi sobrecarregada devido às competições.

Dentre os mais diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:
Aumenta a circulação sanguínea;
Prepara a musculatura para o exercício;
Elimina as toxinas da musculatura;
Previne lesões da musculatura e tendões;
Tonifica o tecido muscular;
Estimula a produção de adrenalina;e
Alivia as dores pós-treino.

Em 2010 participei de uma Ultramaratona beneficente de 200 Kms, onde estava correndo 2 americanos, após mais de 100 Kms percorridos paramos para fazer massagens e um dos americanos estava sentindo muita dores nas pernas o fisioterapeuta que ao fazer massagem nas pernas de um deles verificou que tinha alguns caroços (coágulo de sangue) nas pernas, após a massagem esses coágulos e as dores sumiram e o americano voltou a correr.

O ideal é ter a disposição um bom Fisioterapeuta, mas nem todos os Corredores podem contar com um profissional. Nesses anos correndo Ultramaratonas aprendi algumas técnicas que poderão lhe ajudar. Quando corri uma das edições da Ultramaratona de 24 horas dos Fuzileiros Navais aqui no Rio, aprendi uma boa técnica de massagem com os Fisioterapeutas que lá estavam:
1 - Após o treino ou competição tomar um bom banho com água fria ensaboando todo o corpo com uma esponja e sabão de coco massageando principalmente às pernas, pois o sabão de coco abre os poros para sair os radicais livres que são as toxinas responsáveis pela dor do dia seguinte;
2 - Após o banho massagear as pernas com gel com cânfora mais mentol ou cânfora mais arnica;
3 - Fazer alongamentos;
4 - Se possível colocar às pernas para o alto durante 30 minutos; e
5 - Fazer esse procedimento duas vezes ao dia.

Também usando os seguintes aparelhos abaixo (rolo, rolinho e  o bastão) é uma ótima forma de amenizar as dores após às corridas e ajudam muito na recuperação da musculatura. Vale  a pena adquirir:
Fazendo os exercícios
Conclusão: A massagem desportiva deve ser considerada como atividade complementar à corrida, tornando-a tão importante quanto a alimentação e a suplementação. É uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos pois o atleta irá aumentar os seus rendimentos nas corridas. Essa técnica é indicada para ser feita nas pré e pós competições. #ficaadica

Um comentário:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista