quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Autorização de uso terapêutico para atletas

Ministério do Esporte divulga cartilha AUT - Autorização de uso terapêutico para Atletas que necessitam de tratamento com Substância ou Método Proibido pela Agência Mundial de Antidopagem.

Como faço para solicitar uma AUT?
No site www.abcd.gov.br você tem acesso a todos os procedimentos e critérios para obter uma AUT. Também irá encontrar os formulários que deverão ser preenchidos, juntamente com seu médico.

Você precisará enviar, também, outros documentos como exames e laudos médicos para comprovar seu estado de saúde. Esses documentos serão analisados pela Comissão de AUT (CAUT) da ABCD que irá decidir sobre a emissão ou não de sua Autorização de Uso Terapêutico.

Os atletas de nível internacional e os atletas que participaram de competições internacionais devem solicitar uma TUE – Therapeutic Use Exemption (nome em inglês do mesmo documento) diretamente à Federação Internacional de sua modalidade.

Para mais esclarecimentos entre em contato com a ABCD via e-mail para aut@abcd.gov.br

ATENÇÃO!
Todo AUT tem prazo de validade e não é renovada automaticamente! Caso precise continuar utilizando a Substância ou Método Proibido depois da data de vencimento de sua AUT, você deverá solicitar nova AUT.

Violação às regras do Código Mundial Antidopagem.
O consumo de uma Substância ou a utilização de um Método Proibido pela AMA sem a Autorização de Uso Terapêutico – AUT válida e emitida pelo órgão competente, constitui violação do Código Mundial Antidopagem. Isso significa que você atleta, só pode tomar um medicamento que apresenta substância proibida em sua composição depois de solicitar e obter uma AUT.

Você deve estar sempre atento a tudo que entra em seu corpo, mesmo um creme ou pomada, pois, caso o seu teste de controle de dopagem revele a presenta de uma Substância ou Método Proibido pela Agência Mundial de Antidopagem (Resultado Analítico Adverso), você poderá sofrer as sanções previstas no Código que podem chegar a 4 anos de suspensão na primeira ocorrência.

A posse de Substância ou Método Proibido por um atleta ou por alguém de usa equipe de apoio, na ausência de uma AUT ou de uma justificativa válida, também se enquadra em Violação às Regras Antidopagem.

Casos de Emergência Médica.
Nesses casos, seja motivado por alguma doença repentina ou em consequência de um acidente, o seu  médico poderá utilizar qualquer produto com substância proibida ou utilizar método proibido pela AMA, a fim de preservar sua saúde ou mesmo a sua vida.

Entretanto, mesmo nesses casos, tão logo seja possível, seu médico, você  ou algum outro responsável precisa tomar todas as providências para obter uma AUT que sendo aceita, autorizará retroativamente a utilização de substância ou método.

Você só poderá voltar às competições após a aprovação de sua AUT.

Lembre-se!
Você deve informar ao seu médico sobre sua condição de atleta, alertando-o para as regras antidopagem. Apresente a ele a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos pela Agência Mundial Antidopagem – AMA. Caso ele não garanta que o medicamento está livre de substâncias proibidas, consulte a ABCD ou um médico especializado em medicina esportiva.

Consulte a lista.
No site da ABCD, você encontra uma sistema que pode ajudar a pesquisar pelo nome comercial de medicamentos legalmente vendidos no Brasil ou pela substância ativa para saber se em sua composição, existe alguma das Substâncias Proibidas pela Agência Mundial de Antidopagem.

O sistema Consulte a Lista é mais uma fonte de pesquisa para evitar a dopagem não intencional. Acesse www.consultealista.abcd.gov.br

Seu médico também pode utilizar o Consulte a lista. Só ele deve decidir se determinado medicamento é adequado para manter sua saúde sem comprometer sua carreira de atleta.

AUT – AUTORIZAÇÃO DE USO TERRAPÊUTICO
Se o seu médico considerar que o único tratamento disponível para cuidar da sua saúde precisa de medicamento que contém Substância Proibida pela Agência Mundial de Antidopagem – AMA em sua composição ou de tratamento que utiliza método também proibido pela AMA, você deve solicitar à ABCD uma Autorização de Uso Terapêutico – AUT.
AUT é o documento emitido pelas Organizações Antidopagem com validade pré-determinada, que permite ao atleta seguir o tratamento indicado nos casos previstos no Padrão Internacional para AUT.

É indispensável que você encaminhe o formulário com o laudo médico e os exames realizados que comprovam ser absolutamente necessária a utilização da Substância ou Método Proibidos na Lista da AMA.

A AUT existe para assegurar que você cuide de sua saúde sem comprometer sua carreira e sua reputação.

Obs: Todas as informações aqui citadas foram tiradas da Cartilha AUT do Ministério do Esporte que recebi nessa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista