domingo, 15 de fevereiro de 2015

Todos conseguem...Basta querer!!!

Por Vannucci Jr.
Uberaba - MG

Lembro-me de várias pessoas que dizem não conseguir correr, que correr é algo muito difícil, e uma das coisas que me entristece, é quando nos deparamos com corredores parasitas, prontos para desestimular aqueles que desejam praticar esse tipo de esporte (a corrida), com intuito de poder completa uma Meia Maratona ou uma Maratona (quem sabe até mesmo uma Ultramaratona). Parasitas que pensam serem os bam bam bans, os diferenciados, os condicionadíssimos, aqueles que treinam perfeito, os sabedores de todas as coisas. Eu, digo o contrário...! Pois todos podem e são capacitados para correr essas provas, desde que não tenham algum tipo de impedimento com a saúde ou uma deficiência que não o permita. Eu, o Jorge Cerqueira, e vários outros atletas, conhecemos o Ângelo Andrade, um para atleta que participa de provas longas com suas muletas chegando à frente de muita gente perfeita, ou seja, isso é determinação, força de vontade, então, vocês podem e conseguem, basta querer!

Posso também lembrar-me da história do nosso amigo, carioca, Ubiracy Rezende, que correu sua primeira Maratona no Rio de Janeiro, na década de 80, sem sequer ter treinado, mas aconselho não fazerem o mesmo, Ok? kkk...

Ubiracy  Rezende,  o  Bira,  como  chamamos,  corria  e  caminhava  durante  a  prova (a maratona). Pensou por algumas vezes desistir, achando que não conseguiria completar os 42 quilômetros, 195 metros a tempo, mas continuou firme, até que chegou a reta final saltitando de alegria depois de pouco mais de 5 horas de prova, sendo ainda contemplado com uma foto show de bola ao cruzar a linha de chegada, dando um pulo e festejando com seu braço.

Para iniciar, é recomendado primeiramente consultar um cardiologista e até mesmo outro especialista, podendo ser um clínico geral capacitado, isso é de suma importância antes de iniciar os treinos.

Existem pessoas que correm há tempo e pensam serem os conhecedores de tudo, que conhecem muito bem de corrida e estão capacitados para treinar um atleta. Negativo! Saber de várias coisas eles até podem, mas não são capacitados e nem habilitados como um profissional especializado.

Muitos iniciantes me perguntam coisas sobre corridas, principalmente como deve iniciar. Conto algumas histórias e experiências, aos iniciantes informo como devem fazer, mas peço que primeiramente procurem um médico e, logo em seguida, um profissional capacitado, isso é muito importante para trocar ideias.

As Meias Maratonas e Maratonas em nosso País, o Brasil, são muito mais exigentes e pesadas do que as provas realizadas em alguns países de clima mais ameno, ou seja: Corre-se muito melhor na Argentina, Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha, etc. Esse é um dos motivos pelo qual os corredores brasileiros se saem melhor diminuindo seus tempos quando correm lá fora, seja ele um profissional ou amador. Mas se for participar de uma prova internacional, sugiro que vá preferencialmente de férias. Para que possa passear e curtir o local e/ou locais, e com a família, não indo somente para correr, a não ser que o desejo que seja muito grande, pois não vejo nenhuma vantagem em participar de uma prova no exterior, no bate e volta, para correr em ruas/asfalto, no meio de casas e prédios. Procure ficar no mínimo 10 dias no local (exterior), sem contar com a viagem de ida e volta, assim poderá curtir com mais tempo.

No Brasil existem provas belíssimas para amadores que curtem a natureza, realizadas em lugares paradisíacos, perfeitos para correr tranquilo e deixar cada quilômetro registrado em nossa mente.

Abraços a todos, bons treinos e boas prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista