sexta-feira, 28 de março de 2014

1ª Corrida e Caminhada da Mulher no Campo dos Afonsos

Distância: 04 Km;
Tempo:  30 minutos;
Local: Campo dos Afonsos - Rio;
Colocação Geral:  Não divulgado;
Colocação Faixa Etária:  Não divulgado; e
Total de Corredoras:  116.
Foi realizada nesta 6ª feira dia 28 Mar 2014, a 1ª Corrida e Caminhada da Mulher no Campo dos Afonsos. Desta vez não fui eu que corri essa prova e sim minha amada esposa. Muitas amigas me perguntaram se poderiam se inscrever? Mas fui informado que só poderiam se inscrever: as mulheres militares, mulheres dependentes de militares e mulheres civis dependentes de civis, o que deixou muitas mulheres de fora dessa corrida.

A "Corrida da Mulher" foi uma iniciativa da Prefeitura de Aeronáutica dos Afonsos, juntamente com o Núcleo de Serviço Social da Aeronáutica), por ocasião da comemoração do mês da mulher e busca estimular, através da prática da atividade física e da valorização da auto-estima, o bem estar e a importância dos cuidados com a saúde da mulher da Guarnição do Campo dos Afonsos.

As inscrições foram realizadas no Núcleo de Serviço Social da Aeronáutica aqui no Campo dos Afonsos, porém só pude inscrever a minha esposa, minha filha não pode se inscrever por causa da idade, conversei com os organizadores que pelo menos poderiam deixar ela se inscrever para a caminhada, mas devido a idade dela não pode. 

Nessa 6ª feira o dia amanheceu nublado, mas o sol tratou logo de aparecer, como moramos no próprio local da corrida não houve necessidade de acordar muito cedo, como a corrida foi somente para as mulheres fiquei no apoio fotografando o evento, o kit (ver na avaliação abaixo) foi retirado no próprio dia do evento. 

A largada da corrida era para ser às 08:30 horas e a largada para quem iria caminhar seria 08:40 horas, mas atrasou em 30 minutos, a mulherada começaram a reclamar por causa da temperatura que estava aumentando...rsss...Antes da largada dois professores fizeram o alongamento com as mulheres, já que minha esposa não está acostumada a correr, orientei ela que alternasse corridas com caminhadas, às 09 horas foi dada à largada e lá foram elas correndo.

Elas correram 02 Km e retornaram ao ponto de chegada, a minha esposa Paula completou os 04 Kms em 30 minutos, mas pelo que ela me informou e outras corredoras, foram mais de 04 Km (ida e volta), já que o percurso iria em toda extensão da vila (qualquer dia desse pegarei o meu GPS Garmin e irei marcar para ver se tem 04 Km mesmo).
Antes da largada:
Marisa, Eliane, Paula e Bruna
Amiga Rosàngela e sua irmã
Incentivando elas: Valeu Eliane e Paula
Não corremos, mas fomos apoiar as nossas esposas, valeu Da Silva e Pedro
E começou o alongamento
Vamos alongar meninas
Elas aguardando a largada
E foi dada a largada, vamos Paula
Chegada da Paula
Chegada da Eliane
Chegada da Marisa
Chegada da Daiana
 Parabéns  meu amor
Parabéns Eliane, Marisa e Paula, vocês deram show
As mulheres fazendo a festa...Parabéns
As 03 mulheres vencedoras na geral...Parabéns
 Avaliação da Prova:
=>Inscrição: Gratuita;
=>Kit: Simples, pois a retirada foi feita sem nenhum problema, a minha esposa chegou no local da corrida apresentou o formulário de inscrição e recebeu 01 camisa alusiva ao evento, 01 número que era uma etiqueta com número para colar na camisa;
=>Altimetria da prova:  Fácil;
=>Percurso:  Foi  100% de cimento, plano e com soldados staffs indicando a direção;
=>Posto de hidratação:  A organização disponibilizou durante o percurso 01 posto de hidratação no retorno, a água era servida em copos abertos e na chegada mais 01 posto de hidratação com água servida em copos abertos;
=>Posto Médico: Na largada tinha ambulância com médico e enfermeiro;
=>Banheiros: Não teve, mas quem precisou utilizou os banheiros do Clube de Suboficiais e Sargentos da Vila Residencial da Aeronáutica que ficava a uns maios ou menos 50o metros do local da corrida;
=>Lanche: As corredoras após concluírem  a prova receberam um saco plástico contendo 01 caixa de suco, 01 barra de cereal, 01 pacote pequeno de biscoito crem cracker e 01 pacote pequeno de biscoito de maizena;
=>Premiação: Os organizadores premiaram a primeira colocada na geral com um lindo troféu e a 2ª e 3ª colocada na geral com medalhas. Também premiaram as mulheres nas faixas etárias de 10 em 10 anos as 03 primeiras, sendo que só a primeira recebia troféu já as 2ª e 3ª colocada em suas faixas etárias recebiam medalhas.
=>Medalha de participação:  Todas as atletas que concluíram a prova, receberam uma linda medalha de acrílico na cor rosa, vindo na frente escrito participante;
=>Prova:  Bom como mencionado lá em cima não corri essa prova, mas observei e perguntei para as corredoras sobre essa prova, vamos lá:
01) Espero que para as próximas edições caso tiver, que abra as inscrições para outras mulheres de fora da Força Aérea ou que as outras mulheres da Força Aérea participam mais, visto que foram abertas 200 inscrições, mas somente 116 mulheres se inscreveram.
02) Que seja abertas as inscrições também para as meninas acima de 12 anos, visto que o percurso tinha 04 Km e também havia caminhada, tentei inscrever a minha filha e a mesma não pode participar, mas na prova vi filhas abaixo de 10 anos participando junto com suas mães e recebendo medalhas, depois uma das organizadoras do evento me falou que minha filha poderia correr, mas perguntei como assim? Me foi dito que ela não poderia se inscrever por causa da idade, daí me foi respondido que ela poderia correr, mas não se inscrever;
03) Que o horário da largada seja realizado na hora certa;
04) As corredoras me informaram que os copos foram servido em copos abertos, sugiro que seja distribuídos em copos fechados para que não seja contaminada;
05) No quesito premiação, espero que seja mudado, pois premiaram somente a primeira colocada na geral e a primeira de cada faixa etárias com troféus e as outras recebiam a mesma medalha da prova. Também fizeram dupla premiação a corredora da geral recebeu 02 troféus 01 por vencer a prova e outro por vencer na faixa etária, o certo é que premia as 03 primeiras com troféus e as 03 primeiras nas faixas etárias com troféus também e o certo e fazer as faixas etárias de 05 em 05 anos e não de 10 em 10 anos.
Essa foi a primeira corrida realizada para as mulheres aqui no Campo dos Afonsos, espero que para os próximos eventos seja corrigido os itens acima, tanto a Prefeitura e o Serviço Social da Aeronáutica estão de parabéns por incentivar as mulheres na prática esportiva, bom não corri, mas adorei ver as mulheres mandando ver na prova.

Parabéns duplo a todas as mulheres que participaram do evento e pelo mês internacional da mulher.
Nos vemos na próxima linha de largada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista