segunda-feira, 6 de maio de 2013

Local: Santa Maria - Rio Grande do Sul;
Colocação Geral: 01;
Total de Corredores: 50.
Foi realizado neste final de semana dias 04 e 05 Maio 2013 à 6a Ultramaratona Internacional de 24 horas de Santa Maria, organizada pelos amigos Marcos e Leandro da União de Corredores de Rua de Santa Maria - RS e para mim foi especial porque nesta Ultramaratona completei 300 corridas realizadas e ainda de quebra quebrei o recorde pessoal e da prova...Showww.

Recebi o convite do patrocinador amigo Roberto da Sprint Tênis, para participar desta prova, para esta competição houve um bom planejamento tanto por parte do patrocinador como por minha parte, comecei a planejar para tudo que desse certo, pois nesta prova iria também os amigos da Equipe de Ultra Blue Runners (Nilton Amaral e Cláudio Vieira), mas por obra do destino nenhum dos dois pode ir e tive que representar a equipe Blue Runners sozinho.

Na sexta-feira passada a adrenalina já começou no aeroporto do Galeão aqui no Rio, onde  cheguei por volta das 06:30 horas da manhã e por obra do destino o tempo estava fechado, após realizar o checkin o autofalante do aeroporto anunciou que alguma viagens estavam canceladas por causa do mau tempo, a minha partida para Porto Alegre estava prevista para às 07:25 horas da manhã e uma funcionária da Companhia Aérea da Gol nos alertava pelo autofalante informando que era para esperar por causa do mau tempo...Prontamente peguei no celular e liguei para o amigo Onofre informando o acontecido (Pois ele foi o responsável para nos levar para a Santa Maria no Micro-ônibus junto com outros atletas), e ele me informou que iria me aguardar, acabei encontrando com o amigo Ultra Ricardo e sua esposa de Teresópolis que também estavam indo correr esta Ultra também e graças a Deus lá por volta das 08 horas da manhã o tempo abriu um pouco e fomos embarcados e às 08:30 horas da manhã foi liberado para aeronave partir para Porto Alegre...Chegando em Porto Alegre outra surpresa o tempo estava fechado e a aeronave não podia pousar...arggg...rsss...Daí o Comandante da Aeronave foi para uma cidade vizinha que o tempo estava aberto e ficamos rodando no ar na cidade de Caxias do Sul até que o tempo abrisse um pouco em Porto Alegre e por volta das 11 horas da manhã o tempo abriu em Porto Alegre e a aeronave pousou...Peguei a minha mala na esteira de bagagem do aeroporto e os amigos corredores Antônio Reis e Onofre da cidade de Campo Bom - RS, estavam me aguardando na saída, cumprimentei os amigos e outros que estavam lá e embarcamos no ônibus.
Embarcando para Porto Alegre
De Porto Alegre até a cidade de Santa Maria da entorno de 04 horas de viagem, como paramos no caminho para almoçarmos chegamos por cerca das 17 horas em Santa Maria e estava chovendo, fomos diretamente para o ginásio retirar o Kit, depois fomos para o hotel, por volta das 20 horas os amigos reuniram e fomos jantar como almoçamos tarde a comida ainda estava na barriga e não jantei, mas tomei um suco e depois retornamos para o hotel, arrumei as coisas e fui dormir.
Kit na mão
Como o hotel é bem próximo da largada, acordei às 06:00 horas da manhã, onde estava um pouco frio, cheio de neblina e ainda escuro, peguei a minha mala e fomos tomar café em uma padaria próxima do local da prova, tomado o café da manhã, caminhei uns minutinhos e armei a minha barraca para apoio (falando em apoio desde já agradeço o amigo Aprigio que foi também fundamental para o meu desempenho o cara é um ótimo staff que além de apoiar a Vera sua esposa que estava correndo apoio também vários atletas...Obrigado...)...E como sempre fui falar com os amigos, aproveitei para divulgar para os Ultras as Pulseiras de Identificação SelfID, registrei algumas fotos e ficamos aguardando à largada.
Equipe Blue Runnes pronto para mais uma missão
Uma parte dos Ultras antes da competição
Esta Ultra aconteceu em frente ao Ginásio Eureco da Prefeitura de Santa Maria, onde os organizadores, juntamente com a Prefeitura fecham uma parte da rua para esta Ultra com fitas zebradas, pois o percurso é no asfalto, ultra duríssima porque o asfalto não é todo plano o percurso começa no plano e vai descendo e como temos que correr 500 metros descendo, depois os outros 500 metros é de subida e daí durante a duração desta Ultra esta subida vai minando as forças dos corredores, por isso o corredor se não tiver bem preparado mentalmente vai acabar não correndo bem. Após algumas palavras do organizador a largada deu-se às 08 horas da manhã, o tempo estava um pouco frio, liguei meu MP4 e lá fomos nós correndo 500 metros e  retornando mais 500 metros, montei a estratégia suicida correr forte para conseguir dar algumas voltas nos corredores feras que estavam lá, mas depois das primeiras voltas resolvi voltar atrás, durante as primeira voltas fui estudando  os corredores que lá estavam, alguns que já conheciam e outros feras do Sul que já estavam acostumado a correr esta prova e durante o percurso fui correndo atrás dos líderes da prova...Agora não lembro o nome mais o Ultra de número 05 estava fazendo as voltas muito rápido e teve uma hora que ele diminuiu e passei ele, mas acho que ele não gostou que tinha ultrapassado ele e me seguiu me ultrapassando novamente, daí não fui no jogo dele não diminui a minha passada e deixei alguns  correndo forte prosseguirem, sendo que depois de algumas voltas os líderes tinham diminuído a velocidade e foi daí que ataquei e comecei a abrir voltas em cima deles o corredor com número 05 não aguentou a velocidade e quebrou correndo toda a ultra devagar...
Essa subidinha é de matar...rsss...
A ultra rolava normalmente e com 04 horas de prova por volta do meio-dia a temperatura começou a esquentar e pedi para o Aprígio pegar um polivitamínico para os dias quente para eu tomar e assim fui correndo na metade do percurso quando fui abrir para tomar esta vitamina acima, não percebi o olho de gato na rua e de repente do nada me vi estatelado no chão, tropecei no olho de gato e só deu tempo de estender a mão para não me machucar muito, foi fogo, acabei ralando o joelho e cortando o supercílio do olho direito e começou a sangrar e muitos ficaram preocupados comigo...que droga, logo que estava dando tudo certo me acontece isso, fui para o setor de enfermagem em que as meninas técnicas em enfermagem cuidaram de mim, estancando o sangue do rosto e colocando um curativo, após uns 10 minutos parado e como o sangue estava quente a dor não era tanta, aproveitei troquei o tênis e coloquei outro Sprint Tênis e voltei a correr, foi quando foi servido o almoço (macarrão com carne moída), peguei o meu prato e enquanto os outros comiam andando e para recuperar as voltas que tinha parado por causa do curativo, fui correndo comendo.

A ultra foi rolando e à tarde o sol apareceu, foi daí que a amiga Ultra Sandrinha de Salvador me falou quando passei por ela: Jorge a temperatura está como você gosta, respondi exatamente isso mesmo, adorei a temperatura quente e a tarde voltei a ser o líder da prova. Com 09 horas e 30 minutos de prova, por volta das 17 horas da tarde alcancei a marca dos 100 Kms e pensei no seguinte tem que ser hoje quebrar o meu recorde pessoal nas 24 horas e fui mentalizando isso de chegar a 200 Kms.

Adentrou à noite e por volta das 22 horas da noite, resolvi fazer a 3ª parada para trocar o tênis...Para esta Ultra levei 04 pares de tênis (02 Sprint Tênis e mais 02 Asics), e como a estratégia foi de fazer menas paradas, coloquei o tênis Asics rapidamente e retornei a correr e não sei o que aconteceu mas senti que o Asics apertava e pressionava muito os meus pés, após completar mai, parei de novo e coloquei novamente o Sprint tênis taí o diferencial do Sprint tênis para outros tênis, pois a diferença dele para outros tênis é o seguinte é que a frente do Sprint é mais larga e dos outros tênis são finas e para quem corre horas e horas o Sprint é fundamental e assim corri toda a prova com ele.
Tomando um chocolate quente na gelada madrugada
Adentrou a madrugada e começou a esfriar e ficar com neblina...arggg....rsss...Coloquei a roupa de frio, mas depois de algumas voltas comecei a sentir calor e retirei o gorro e as luvas,  depois de horas e horas correndo comecei a sentir dor na duas coxas, foi quando fui para a mesa de massagem onde me foi feita uma boa massagem e depois o amigo Aprigio me fez alongamentos o que ajudou bastante...Durante a madrugada nas descidas corria e nas subidas caminhava alguns metros, e com 23 horas 12 minutos 50 segundos aconteceu uma coisa que já estava perseguindo a 04 anos desde que comecei a correr Ultras, quebrei o meu recorde pessoal que era de 186 Kms em Ultras de 24 horas chegando a 200 Kms corrido...Foi muita emoção...Showww e com 23 horas e 56 minutos consegui outro feito inédito quebrar o recorde da prova que era de 203 Kms conseguindo correr 206 Kms daí que foi muita emoção e assim terminei mais uma Ultramaratona de 24 horas obtendo mais uma vitória vencendo na geral...Já venci uma Ultra de 80 Kms em montanhas, venci a 2ª  Ultra de 12 horas e só me faltava vencer uma prova de 24 horas e neste final de semana consegui realizar dois feitos: Quebrando o meu recorde pessoal e da prova...Showww...
Olha o frio e muita neblina que fez toda madrugada
Quase terminando a Ultramaratona
Completando os 200 Kms
Quebrando o recorde da prova que antes era de 203 Km e agora é 206 Km...Showww...
Segue o resultados dos 05 primeiros no Masculino
01° Colocado:  Jorge Cerqueira Souza Filho com 206 Km;
02° Colocado:  Jones Martins Lopes com 193 Km;
03° Colocado:  José Cristiano de Oliveira com 187 Km;
04° Colocado:  Neimar Antonio Dornelles com 180 Km; e
05° Colocado: Antônio Martins Reis com 178 Km.
Segue o resultados das 05 primeiras no Feminino
01° Colocada: Gildiane Souza Heusner com 185 Km;
02° Colocada: Daize Calixto com 175 Km;
03° Colocada:  Vera Lúcia Mota com 157 Km;
04° Colocada: Terezinha Alflen com 141 Km; e
05° Colocada: Renata Vidal Peixoto com 135 Km.
Seção amigos Virtuais que viraram Reais
Amigo e organizador da Ultra Marquinhos obrigado pelo apoio
Amigo Aprigio, a sua ajuda foi fundamental para que eu vencesse esta Ultra , esta vitória é sua também muito obrigado amigo.
Valeu Gildiane parabéns campeã
Valeu pelo apoio Djacir e parabéns para ti campeão.
Maria das Graças valeu parabéns
Valeu Jones parabéns
Parabéns André
Valeu Neimar
Não  lembro o nome deste gaúcho mas ele ficou na prova como fiscal e ajudou muito os corredores
Essa dupla aeee me surpreendeu, agora não lembro o nome, mas o do meio é deficiente visual que correu de mochila nas costas a prova toda sendo guiado por esse amigo de camiseta amarela, inclusive este deficiente por vezes correu várias voltas sem o guia foi superação total...Parabéns aos dois.
Valeu Anselmo parabéns
Valeu Terezinha parabéns
Valeu Neivalerte e José Luiz parabéns
Amigo Onofre valeu também pelo apoio
Valeu Renei parabéns
Valeu Alcir parabéns
 Avaliação da prova:
=>Inscrição: R$ 350,00 reais (A minha foi gratuita - obrigado Sprint Tênis);
=>Kit: Recebemos 01 camisa, 02 números, 08 alfinetes, 01 pulseira de código de barras,  01 certificado e 01 esqueze (Recebemos o kit sem nenhum problema);
=>Guarda volumes: Não precisou porque nesta competição os Ultras levam suas barracas;
=>Altimetria da prova: Moderada com uma leve subida;
=>Percurso:  O percurso foi em frente ao Ginásio Eureco da Prefeitura de Santa Maria, onde os organizadores, juntamente com a Prefeitura fecharam uma parte da rua para esta Ultra com fitas zebradas, pois o percurso é no asfalto, ultra duríssima porque o asfalto não é todo plano o percurso começa no plano e vai descendo e como temos que correr 500 metros descendo, depois os outros 500 metros de subida e daí durante a duração desta Ultra esta subida vai minando as forças dos corredores, por isso o corredor se não tiver bem preparado mentalmente vai acabar não correndo bem;
=>Posto de hidratação: O organizador disponibilizou um posto de hidratação com água, isotônico e refrigerante;
=>Alimentação: O organizador disponibilizou 02 mesas com biscoitos, balas, várias frutas (banana, maçã, laranja), ao meio dia foi servido almoço macarrão com carne moída, a noite por volta das 20 horas foi servido o jantar purê de batatas, também foi servido a noite pizza, chocolate quente, na parte da manhã foi servido café com pão de forma e queijo;
=>Posto médico: A organização disponibilizou um posto médico com 01 médica e várias enfermeiras, quando precisei fazer um curativo no supercílio e joelho fui atendido prontamente e nas 24 horas as enfermeiras andavam também no percurso para ver se tinha algum atleta passando mal;
=>Banheiro: Foi disponibilizado o banheiro do ginásio local;
=>Premiação: A Organização premiou os 05 primeiros na geral Masculino/Feminino com lindos troféus de madeira grande, os 05 primeiros também ganharam um belo par do Sprint Tênis e premiou também os atletas em suas respectivas faixas etárias;
=>Medalha: Todos atletas que completaram esta Ultramaratona também receberam uma linda medalha de metal vindo escrito na frente da mesma o nome da prova e atrás escrito U.C.S.R.M (União dos Corredores de Rua de Santa Maria RS e a data do evento. Show; e
=>Prova: Gostei muito de correr esta Ultramaratona, foi difícil enfrentei uma grande variação climática fazendo frio, sol, levando um tombo ralando o joelho, cortando o supercílio e sentindo dores na coxa das duas pernas....E ainda mais que em minha carreira esportiva já ganhei uma prova de 80 Kms em montanhas, ganhei também uma Ultramaratona de 12 horas e só faltava ganhar 01 de 24 horas e ainda de cima quebrando o recorde pessoal e da prova, bom demais, demorou mas valeu a pena...Showww.
AGRADECIMENTOS:
- A Deus por sempre está me protegendo;
- Aos amigos: Ana Paula e Roberto FIlho da Sprint Tênis pelo patrocínio;
- Ao amigo de Macaé: Aprígio pelo apoio total que me deu durante a prova, cuidando de mim;
- Aos amigos amigos Marcos e Leandro da União de Corredores de Rua de Santa Maria - RS que são dois batalhadores que fazem de tudo para a realização deste grande evento;
- Aos amigos Antonio Reis e ao Onofre pela condução do ônibus; e
- E a todos amigo(a)s que mesmo de longe sempre estão torceram por mim.

Obs: Independentemente de ter ganhado esta prova, informo que todos os 50 corredores que correram esta duríssima prova são todos campeões e todos estão de parabéns!!!

Clica nos comentários e deixe seu recado!!!