domingo, 9 de outubro de 2022

Competição nº 517 - Lendas das Corridas de Rua

Foi realizado nesse Sábado dia 8 outubro 2022 à Lendas das Corridas de Rua, com os seguintes percursos: 3 Km de caminhada, 6 Km e 10 Km de Corrida dentro da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, Esse evento foi realizado pela Equipe Turma da Paz.
Quinta da Boa Visa, um pelo parque
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo, e não é para menos, visto que, seus encantos são realmente surpreendentes. Um dos locais que certamente valem a pena visitar é a Quinta da Boa Vista, que contribui muito para a beleza da cidade. Foi batizada com esse nome porque, na época da sua construção, no topo de uma colina, era possível ver a Baía da Guanabara.

A Quinta da Boa Vista é marcada pela história. De fato, foi ela quem abrigou a família real até a proclamação da república. Atualmente é administrado pelo Prefeitura do Rio e é localizado no bairro  de São CristóvãoZona Norte da cidade do Rio de JaneiroO Palácio que serviu a família imperial hoje é um museu que está sendo reconstruído. Uma verdadeira pérola da cidade do Rio que também é um dos maiores parques urbanos em solo carioca, com cerca de 155 mil metros quadrados. Também dentro da Quinta da Boa Vista tem o Bio Parque que antes era o Jardim Zoológico do Rio. Cercado com muito verde, seus jardins são um convite para a realização de vários eventos esportivos e sociais para os cariocas e turistas.

Uma lenda viva é um pessoa conhecida por muitos e admirada pelos seus feitos, pelo seu talento ou pelo seu desempenho em uma determinada área. E com isso a Equipe Turma da Paz daqui do Rio de Janeiro, resolveu homenagear às Lendas das Corridas de Rua, que deram início a essa prática esportiva nos anos de 1970 e 1980, outras pessoas pessoas como eu que iniciei em 2000, são lendas pelo desempenho nas corridas e seus feitos fantásticos, e alguns pelo carisma e admiração que causam no amigos de corrida.

Após uma semana de ter corrido a Cassino Ultra Race e com o pé desinchado fui correr com os amigos Lendas. Cheguei na Quinta da Boa Vista por volta das 7 horas da manhã, onde já havia várias lendas do atletismo, o dia amanheceu nublado, fazendo um clima ameno, bom para correr. Peguei o meu kit, me aprontei e fiz um breve aquecimento. Decidi ir correndo e indo filmando e tirando fotos dos amigos, pois 1 semana pós uma dura ultra não da para recuperar o corpo rápido, nos reunimos e às 7:30 horas da manhã foi dada à largada.
Delicioso café da manhã
Antes da largada
Como tinha esquecido o GPS em casa e como eu iria correr filmando, o jeito foi marcar o tempo no Strava pelo celular
durante o percurso notei que tinha uma galera correndo no pace forte, fui correndo filmando e entrevistando algumas lendas do atletismo, não é fácil correr filmando e falando, mas fiz o que pude e espero que a galera tenha gostado, fizemos a primeira volta, já na segunda volta deixei de filmar e acelerei onde ultrapassei vários corredores e olha que não tinha só corredores antigos, tinha também mais novos, após a segunda volta notei que a galera só fez uma volta caminhada e 99% dos corredores correram 2 voltas totalizando 6 Km, cruzei o pórtico e fui fazer a terceira volta quando percebi que tinha apenas 3 corredores fazendo os 10 Km, acelerei e na terceira volta deixei de registrar o evento e quando completei a terceira volta, notei que fui o primeiro colocado dos 10 Km, no Strava no celular marcava 8,75 Km, como o planejando era correr 10 Km eu partir para completar o restante e fui sozinho, quando bateu 10 Km finalizei o Strava marcando os 10 Km em 54 minutos e 11 segundos, retornei trotando para comemorar com os amigos.
Segue as minhas parciais por Km:
  1° Km⇨ 4 min e 44 seg;
  5° Km⇨ 5 min e 54 seg; e
10° Km⇨ 5 min e 32  - 54 min 11 seg.
Durante o percurso
Israel e Célio
Paulo e Paulo
Gato mole
Diretor Carlos...Muito obrigado pelo belíssimo evento!!!
Final do evento...Todos felizes!!!
Inscrição: R$ 65,00 reais. Eu fui convidado da prova e a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue alguns dias antes do evento e no próprio dia. Recebi: 1 sacola plástica, 1 camisa, 2 números de peito e 4 alfinetes...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou um local para guardar nossos pertences, tanto na entrega como no recebimento não tive qualquer problemas...Ponto positivo;
Altimetria: Leve...Ponto positivo;
Percurso da prova: O percurso tem um belo visual dentro da Quinta da Boa Vista, recheado de muita natureza, pois a Quinta da Boa Vista está sendo toda revitalizada. O percurso foi todo de asfalto, com duas leves subidas, durante o percurso foi todo demarcado com cones e staffs e tinha a placa de marcação do 1 Km...Ponto positivo;
Posto de hidratação: A organização disponibilizou um posto de hidratação no evento com água em copos fechados...Ponto positivo;
Posto Médico: A Guarda Municipal cedeu a ambulância com sua equipe médica para o evento...Ponto Positivo;
Banheiros: Foi usado o do Parque da Quinta da Boa Vista...Ponto positivo;
Lanche: Os corredores levaram diversos itens e tomamos um belo café da manha, com frutas, pães, bolos, mate, refrigerantes, sucos e etc e etc...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os atletas receberam um lindo medalhão de metal, na frente vindo um desenho de um corredor, escrito o nome da prova Lendas das Corrida de Rua, atrás vindo escrito Equipe Turma da Paz 2022 e vindo com uma fita personalizada com o nome da prova...Show......Ponto positivo;
Premiação: A organização resolveu premiar 40 corredores lendas com lindos troféus personalizados com os nomes dos atletas e ainda recebemos um diploma com nossos nomes...Show...Ponto positivo;
Prova: Nessa prova deu um total de 130 corredores e todos adoraram o evento, inclusive um dia após a prova em outra prova vários corredores comentaram sobre esse nobre evento e muitos corredores me perguntaram porque não foram convidados mais atletas? Informei que a organização me informou que essa foi a primeira edição e que na próxima abrirá mais vagas. Já eu achei que 130 corredores já foi de um bom tamanho. Fiquei muito satisfeito com o evento. Agradeço à Deus e toda Equipe Turma da Paz em especial ao amigo Diretor Carlos pelo convite. Parabéns pela preocupação em ter resgatado, ter valorizado e eternizados os anônimos corredores de rua diante desse esporte que nos trouxe amizades, alegrias e saúde. Parabéns a todos Corredores que participaram desse grandioso evento.
Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷