sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Distância: 198 Km;
Local:  Rio Grande a Barra do Chuí ;
Colocação Geral Marujo:  1°; e
Total de Corredores: 30 inscritos.
Foi realizado nos dias 23 à 25 setembro 2022 na Praia de Cassino à 7ª edição da Cassino Ultra Race, prova organizada pela Anomati (Maria Vargas e Maria Melo). Dessa vez com às seguintes distâncias: 90 Km, 135 Km, 230 Km e 460 Km.

A Cassino Ultra Race, a maior ultramaratona em praia do mundo é realizada desde 2015 na Praia do Cassino, localizada na cidade litorânea de Rio Grande e indo até o Chuí divisa do Brasil com o Uruguai com a extensão de 230 Km.  A prova é disputada a pé correndo em condições climáticas extremas entre as cidades de Rio Grande e Chuí.
Percruso da prova
Se prepara porque lá vem textão...Dessa vez fui com a missão de fazer correndo a DOUBLE 460K. Embarquei às 6 horas da manhã do dia 20 setembro 2022 no aeroporto de Santos Dumont e chegando em Porto Alegre às 8 horas da manhã, quando cheguei em Porto Alegre o amigo Jaison já tinha tinha chegado e posteriormente foram chegando o restante dos outros corredores. Após todos chegarem, registramos uma foto e partimos às 13 horas, rumo à cidade de Rio Grande.
Embarcando no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro
Uma parte da turma reunida no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre
A viagem de van até Rio Grande durou cerca de 4:30 horas, onde nos instalamos no Hotel Atlântico, e ficamos nos dias 2o e 21 de setembro. No dia 21 setembro às 20 horas teve o Congresso Técnico onde.
Congresso Técnico e entrega de Kit
Já no dia 22 setembro 2022, tivemos uma notícia desagradável a organização da prova nos informou que a prova estava sendo adiada para o dia 23 setembro por recomendação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pois um ciclone extratropical tinha atingido a região com ventos de até 120km/h....putz...Ficamos tensos, dava para correr o problema era os carros de apoio da organização que não iria conseguir atravessar os rios.

Já na sexta-feira no dia 23 setembro 2022, nem parecia que o dia anterior tinha chovido, a natureza acabou nos dando uma trégua, o sol reapareceu e lá fomos nós para à largada nos moles do Rio Grande. Quando chegamos na largada eis que veio outra surpresa as duas alças da minha mochila do nada arrebentaram, putz que droga...Não é possível...Pensei comigo, já era a Cassino para mim, vim de tão longe para isso acontecer é mole...Falei com os motoristas que deram apoio a organização e rapidamente eles agiram rápido, arrumaram um pedaço de corda fina e já estavam amarrando na minha mochila, foi quando tive a idéia de chamar a Maria Vargas e falei com ela o que tinha acabado de acontecer e imediatamente ela pegou no carro a mochila de hidratação dela e me emprestou...rapidamente peguei os itens da minha mochila arrebentada e coloquei na dela e respirei fundo...Ufaaa...Graças à Deus tinha resolvido a pane....mas que foi uma adrenalina foi e muito.
Na largada
Após algumas palavras da organização e do secretário de esporte do Rio Grande, às 15:30 horas foi dada à largada da primeira perna da prova dos 230km, estava ventando muito contra e fazendo frio, lá fomos nós cada um no seu pace rumo ao Chuí. O Uruguaio Hector largou forte indo em primeiro colocado, mas atrás ia eu em segundo colocado, às 17:30 horas passamos em frente ao lendário Navio Altair com 21,5 Km, como os outros corredores vinham com folga bem atrás, fiz uns registros rápido em frente ao navio e prossegui em frente correndo, mas a frente tinha o amigo Wolmar com sua moto dando apoio a organização, perguntei para ele se era o Hector que estava indo mais a frente? Ele informou que sim e ele disse que ele já estava indo caminhando, tentei durante o percurso alcançar ele, mas não consegui. Às 18:30 horas escureceu na Praia de Cassino o GPS marcava 35 Km, era hora de ligar a lanterna e prestar muita atenção durante o percurso, porque a noite não poderia errar em nada. Às 20:50 horas com 40,7 Km cheguei no primeiro posto de apoio da prova, sentido muita dor lombar na coluna, tomei um torsilax, nesse posto estava lá o Hector descansando, preenchi minha mochila rapidamente e quando comecei a comer chegou no PC a Cleusa e o Sérgio Pina, me alimentei, mas o macarrão estava fervendo, logo em seguida saiu para o percurso o Hector e a Cleusa. A Maria fez uma massagem na minha lombar que alivou muito. Após ter me alimentado, peguei a mochila liguei a lanterna e sai correndo, durante o percurso se aproximou um corredor de mim, mas ao chegar próximo de mim, percebi que era o Victor Mussel, mas ele estava no percurso de 90 Km...ufaaa...fomos correndo um pouco lado a lado e conversando, ele corria um pouco e caminhava, num certo momento ele falou que iria correr um pouco forte e foi embora...Mas a frente não sei precisar a quilometragem alcancei ele e o mesmo estava caminhando...Perguntei para ele se estava tudo ok...Ele respondeu que estava sentido muita dor nos joelhos e que iria mais devagar...Mas a frente ia caminhando o Hector e a Cleusa...Conseguir ultrapassar eles, passando a ser o primeiro colocado da prova, mas não empolguei muito porque ainda faltava muitos quilômetros para percorrer. Passei a madrugada toda em primeiro colocado geral na prova, quando amanheceu o dia sábado dia 24 setembro, já estava com 95,3 Km.
Passando em frente do que restou do navio Altair
Anoitecendo
Quando cheguei nos 104 Km passei em frente ao Farol Verga, olhei para trás e o Hector e a Cleusa vinham longe, então resolvi ir lá fazer uns registros rápido, porque só faltava conquistar esse farol para minha coleção ao chegar próximo dele, percebi que em torno do Verga estava seco, diferente do ano passado que em volta do Verga estava todo alagado e não dava para chegar perto dele. Fiz uns registro rápido e partir durante o percurso correndo. Pois mais a frente o Hector decidiu parar de andar e começou a correr me ultrapassando, continuei no meu meu pace, ao chegar lá pelo Km 130 finalmente avistei o imponente Farol Albardão...Ao chegar na entrada do Farol o Wolmar que estava no apoio me informou que o Hector estava fora da prova, perguntei como assim? Ele passou por mim tão bem durante o percurso...Daí ele me informou que quando passou por ele, o mesmo estava desorientado e que estava tomando soro dentro do Albardão...Putz pela terceira vez ele tinha dado mole...Entrei no Albardão, aproveitei para tomar um banho rápido, pois senti que o corpo estava com muito sal e isso poderia tornar perigoso para mim que durante o percurso poderia me assar e acabar saindo da prova. Tomei um banho, troquei de roupa, tênis e almocei rapidamente e saí pelo percurso novamente em primeiro colocado.
Passando pelo Farol Verga
Chegando no Farol Albardão
Corri durante o período da tarde o tempo inteiro e sozinho, olhava para trás e não via ninguém, veio a segunda noite e continuei correndo sozinho, em um determinado momento a  noite ao visualizar ao longe uma luz branca piscando, deduzi que era o terceiro posto de apoio da organização, acelerei um pouco o pace para chegar nesse posto porque já estava com muito frio e fome. Mas quanto mais corria a luz branca não chegava, em um certo momento passou por mim uma caminhonete com um senhor com 2 cachorros e perguntou se eu estava na prova? Informei que sim, até estranhei ele aparecer do nada num local deserto. Não lembro o horário, mas finalmente cheguei no terceiro posto de apoio da prova ao lado do hotel abandonado, o frio estava cada vez mais nos maltratando. Logo em seguida chegara os seguintes corredores a Cleide e o Luciano, tratei logo de trocar a roupa molhada, coloquei uma manta térmica me alimentei e levantei rápido para prosseguir no percurso, porém o Luciano e a Cleide saíram logo comigo e o Luciano queira tomar o meu primeiro lugar. Tão logo ele saiu no percurso começou a correr forte e como não queria perder também a primeira colocação fomos ombro a ombro correndo pela areia da praia, até que um certo momento o Luciano não aguentou a pressão diminuiu o pace e continuei, mas a frente diminui o pace porque a junta do meu pé direito começou a doer e como ainda tinha muitos quilômetros para percorrer não poderia dar mole. Alguns momentos fomos caminhando juntos, mas o inevitável aconteceu a dor no pé direito aumentou que me fez reduzir a velocidade, acabei ficando para trás e o Luciano tomou a ponta da prova e naquele momento acabei ficando em segundo lugar. A dor no pé cada vez aumentava mais ainda, usava os dois bastões de apoio, o Luciano e a Cleide sumiram das minhas vistas e comecei a caminhar na praia, não lembro o horário mas um dos carros de apoio passou por mim com vários corredores que tinha saído da prova e parou ao meu lado, expliquei o que tinha acontecido e falei que mesmo mancado que iria continuar na prova o amigo João que estava de apoio na prova me ofereceu um café? Aceitei o que acabou caindo bem, já que estava muito frio naquela madrugada gelada, bebi o café e continuei caminhando na praia, ao longe via a silhueta do carro sumindo da minha vista...Não lembro em qual parte da praia estava naquela madrugada gelada, já era 2:50 horas da manhã, olhava para frente e para atrás só via escuridão, não via mais ninguém e em um determinado momento a dor era tanta, mas tanta que parei e pensei ainda tem muitos Km pela frente e mais a volta do double é melhor dar uma parada para recuperar e retornar para a prova, fiz massagem nos pés, peguei o cobertor térmico me encapei todo e resolvi descansar um pouco ali naquela paia deserta, descansei até 5:30 horas da manhã quando o dia estava clareando, levantei e  percebi que estava na praia de Hermenegildo, tinha corrido 174 Km, prossegui em frente o pé ainda doía e fui caminhando. Lembro que por volta das 7 horas da manhã passaram o João no carro e o Wolmar na moto, ambos que estavam dando apoio na prova pararam e falei que iria continuar, quando a pickup com os enfermeiros que estavam na prova chegou em mim perguntaram se eu iria parar, porque ainda faltava muitos quilômetros para terminar a prova, respondi que não iria parar e continuei por mais 28 Km...Após isso decidir sair da prova porque nem caminhar direito conseguia mais e finalizei a Cassino com 204 Km percorridos, mas a organização depois me informou que deu 198 Km e que tinha passado para a categoria Marujo e que seria o primeiro colocado dessa categoria.
Mais uma conquista para coleção
Farol Verga...Homenagem da Cassino Ultra Race
Amigas Marias...Muito obrigado
Agora sim, coleção da Cassino Ultra Race completa
Albardão, Chuí, Sarita e Verga
Inscrição: De R$ 1.130 à 2.000 reais de acordo com os lotes, a minha uma parte foi paga pelas Equipe Elite Runners e outra da DOUBLE foi convidado pela organização...Ponto positivo;
Kit: 1 bolsa de pano, 2 camisas mangas longa dri fit, 2 números, 8 alfinetes, 3 pulseiras para identificação para as bolsas drop bags, 1 saco contendo 4 paçocas, 1 bananada e 1 barra de cereal...Ponto positivo;
Guarda  volumes e Drops Bags: Foram utilizados nos carros de apoio da prova, não tive qualquer problemas...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Fácil...Ponto positivo;
Percurso: Plano, areia dura porém dificílimo, largamos em frente aos moles do Rio Grande, percorremos toda a extensão da areia da praia de Cassino 230K e chegamos nos Moles do Chuí, divisa do Brasil com o Uruguai da Barra do Chuí, passamos correndo por paisagens diferenciadas, navios naufragados, dunas, 4 faróis, baleias e peixes encalhados mortos na areia da praia e muitas histórias que ocupam os quatro ventos e seus campos neutrais...Ponto positivo.;
Posto de hidratação: Todos os inscritos foram obrigado a correr com mochila com 3 litros de água, durante o percurso tivemos 4 postos de abastecimentos de água...Ponto positivo;
Posto médico: A organizadora da prova é médica e teve mais dois enfermeiros caso alguém precisasse dentro do carro de apoio da organização tinha todo material médico para socorro médico para caso fosse necessário ser utilizado...Ponto positivo;
Banheiros: Caso alguém tenha precisado deve ter usado as dunas, mas teve no farol albardão...Ponto positivo;
Alimentação da prova: Nos 04 postos de apoio foi servida alimentação (macarrão, sanduíches, ovo cozidos,  frutas, e  biscoitos)...Ponto positivo;
Medalha de participação: A organização premiou os atletas com lindos medalhões grandes de metais com o desenho da Praia de Cassino, vindo também os nomes das praias, vindo inscrito Cassino Ultra Race finisher, atrás a distância da prova 230Km com o nome RS - Brasil e vindo também com uma bela fita personalizada com o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou as categorias: SOLO, SURVIVOR e MARUJO dentro das devidas colocações que os corredores terminaram. Recebi um troféu grande e redondo com o desenho da Praia de Cassino e a organização me presenteou com o Farol Verga me homenageando...Ponto positivo;
Resultado da  Prova: A organização nos informou na premiação da prova...Ponto positivo; e
Prova:  Bom mais uma vez, o frio e o vento foram inimigos implacáveis dos atletas da Cassino Ultra Race desse ano, onde mesmo bem equipados com roupas de frio mesmo assim sentimos muito frio. Correr naquela praia é um grande desafio que só que os mais bem treinados atletas correm nela. Você vai ser testado do início até o fim. Prepare-se para um desgaste físico extremo, durante a jornada em terreno arenoso. A travessia demanda um bom planejamento, além do preparo físico e mental. Esse ano fui para correr os 460 Km, mas infelizmente um dos meus pés incharam e tive que sair da fora, fiquei chateado demais, ano passado terminei os 230Km tão bem. Minha alma ficou presa naquela praia, mas não tem problemas, ano que vem retornarei para resgatar a minha alma.
Parabéns as Marias pela organização dessa prova e parabéns a todos que correram na Cassino Ultra Race...Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷