terça-feira, 23 de agosto de 2022

Local: Penedo à Visconde de Mauá - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 145°;
Colocação Faixa Etária: 8°
Total de Corredores:  420 concluintes.

Foi realizado nesse final de semana domingo, dia 21 agosto 2022, na região serrana de Penedo à Visconde de Mauá - Rio de Janeiro à 5ª edição da A Muralha Up And Down Marathon. No sentido subida à mesma foi organizada pelo Marcos Campos.

A prova A Muralha passa por dois municípios serranos do Rio de Janeiro. Penedo é uma região e parque ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado brasileiro do Rio de Janeiro. É a principal colônia finlandesa do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local e Visconde de Mauá é uma região do município de Resende, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. A  região fica localizada na parte alta da serra da Mantiqueira a aproximadamente 1300 metros de altitude. com parte do seu território estendendo-se também aos municípios de Bocaina de Minas e Itatiaia onde também faz fronteira com o Parque Nacional do Itatiaia. As duas regiões acima é um destino que pode ser visitado o ano todo, já que tem atrações para todos os gostos. Porém, os meses de inverno são ótimos para quem gosta do frio da serra, tomar um vinho e curtir um ar romântico em frente a lareiras. Para aproveitar bem as cachoeiras e trilhas da região, a melhor época é o verão.

Parti saindo da Rodoviária Novo Rio às 10:45 horas da manhã rumo à Penedo, acabei conhecendo a amiga Luci de Belo Horizonte no mesmo ônibus que estava, chegamos em Penedo às 14:00 horas, fazendo um baita frio, fui me hospedar no Hotel Sinos e logo em seguida encontrei com os amigos Vannucci Júnior e Leandro Marçal que nos deram uma carona em suas home Kombi até Visconde de Mauá para pegarmos nossos Kits. Foi maior coincidência, através de uma mensagem no grupo do WhatsApp da A Muralha que a Luci enviou e acabei respondendo e ela que estava indo para Penedo em seguida ía pegar o Kit e ela estava ao meu lado e viu a mensagem e falou comigo foi muito engraçado e depois a outra coincidência é que a Luci estava almoçando em um restaurante e justamente na hora que liguei para ela do hotel perguntando se ela estava pronta para ir buscar o kit, ela estava almoçando com os amigos Leandro Marçal e com o Vannucci Junior e na hora que cheguei no restaurante o Vannuci estava lá...rsss...Falei com os três que se tivéssemos marcados não teríamos nos encontrado. Fomos até Visconde de Mauá pegamos os nossos Kits, assistimos o Congresso Técnico e retornamos para Penedo. Jantei por volta das 19 horas e tratei logo de dormir cedo porque no outro dia iríamos acordar de madrugada para a prova
Com os amigos Luci, Vannucci e Leandro...Valeu amigos
Kit da prova
Acordei por volta às 4:00 horas da manhã, me aprontei, tomei o café da manhã no hotel e saí às 5:20 horas para ir para à largada, o domingo estava fazendo um pouco de frio, mas deu para suportar. Do hotel para à largada é cerca de uns 800 metros. Como o dia estava frio e com possibilidade de chover, levei uma roupa seca para trocar no final da prova. Chegando na largada guardei minha mochila no guarda volumes, fiz um breve aquecimento e fui para a linha de largada. Com o novo percurso a estratégia era correr bem no plano e nas descidas, porque na serra iria perder tempo subindo, devido ser muito íngreme. Faltando alguns minutos para à largada a organização colocou o hino nacional para tocar e às 6 horas em ponto, o Marcão tocou o sino da largada e lá fomos nós correndo pelas ruas de Penedo. Pelo terceira vez o percurso da largada foi mudado pela organização, mas foi bem melhor para todos os Corredores, porque corremos 14 quilômetros em Penedo para terminar no Centro de Visconde de Mauá, pois anteriormente quando chegávamos no Centro de Visconde de Mauá, ainda tinha que correr mais 8 Km até outra praça o que dificultava o retorno para muitos corredores. Larguei forte e fui acompanhando alguns amigos que estavam correndo forte por alguns quilômetros no plano, com cerca de 2,5 quilômetros percorridos o chip descolou do meu tênis o que me obrigou a parar para colocar novamente no tênis...putz que droga, coloquei novamente pressionando no cadarço e voltei novamente correr e não é que mal tinha colocado o chip mais à frente tive que parar mais duas vezes fiquei p...da vida...na terceira vez pressionei bem e coloquei entre os cadarços, com todo cuidado para não amassar o chip, sendo que dessa vez deu certo o chip não descolou mais do tênis...Ufaaa...Retornei a correr, depois de alguns quilômetros em Penedo vieram alguns tobogãs (sobe e desce). Corremos por cerca de 14 quilômetros em Penedo, começamos a subir para a Serra de Visconde de Mauá, nessa serra tem alguns tobogãs com plano e subidas, mas o bicho começou a pegar mesmo à partir do Km 27, onde a subida vai se acentuando cada vez mais ficando mais íngreme, onde nessa parte do percurso, vários atletas iam correndo subindo alternando com trotes e caminhadas, eu fui um deles. Eu só pensavam em chegar no cume o mais rápido possível. Com o percurso antigo a parte do cume onde a serra bate 1.300 de altimetria. ficava no km 30, com essa mudança o cume ficou no Km 37, corremos mais 10 Km montanha acima, após chegar no Km 37 foi o alívio que esperara...ufaaa, foi hora de descer a toda velocidade a montanha abaixo para terminar os 5 Km, tirei o freio do pé e comecei correndo muito forte até completar os Kms restantes, na descida ultrapassei alguns corredores que estavam descendo devagar, quando cheguei lá embaixo verifiquei que faltavam 1 Km para terminar, quando apareceu o Km 41, tinha um posto de coca cola, como só faltava 1 Km para terminar a prova, não parei nesse posto, corri mais forte e ainda ultrapassei mais um corredor. Cruzei o pórtico de chegada com o GPS marcando 41,23 Km em 4 horas 29 minutos e 10 segundos.
Segue as minhas parciais por Km:
  1° Km⇨ 4 min 19 seg;
  5° Km⇨ 5 min 47 seg - 25 minutos e 02 segundos;
10° Km⇨ 4 min 37 seg - 49 min 10 seg;
15° Km 6 min 54 seg - 1 hora 16 min 35 seg;
21° Km 4 min 57 seg - 1 hora 54 min 07 seg;
30° Km 10 min 12 seg - 3 horas 00 min; e
42° Km⇨ 5 min 16 seg - 4 horas 29 min 10 seg.
Na largada em Penedo
Com uma parte da galera em Penedo
Correndo em Penedo
Subindo a serra, indo para Visconde de Mauá
Mais um desafio finalizado
Diretor Marcão...Muito obrigado!!!
Foto atualizada pelo amigo Leandro. Essa é a turma que está correndo todas as edições da A MURALHA em busca do Número Preto, só falta mais 5 provas...Parabéns amigos!!!
Inscrição: R$ 360 reais. Eu fui convidado da prova a minha inscrição foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: O kit foi entregue 2 dias antes no local da chegada em Visconde de Mauá. Para a retirada foi necessário todos os corredores doar 1 caixa de leite para doação de uma instituição de caridade local, ótima iniciativa da organização...Recebemos: 1 sacola de papel, 1 camisa de dri fit de ótima qualidade, 1 número de peito, 4 alfinetes, 1 chip descartável, 1 boné e mais 1 pulseira de retorno do ômibus. Sugiro que a organização também coloque a entrega na largada prova para quem se hospeda em Penedo e outra na chegada para quem se hospeda em Visconde de Mauá. Durante a entrega do kit e no próprio dia a organização da prova colocou uma feira de produtos esportivos vendendo: bonés, camisas de outras edições da prova, casacos corta vento e canecas de louça com o símbolo da prova...Muito boa essa iniciativa da organização e além da feira da organização da prova tinha outra feira vendendo produtos esportivos e os Corredores aprovaram...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou na largada um local para os atletas guardarem seus pertences. As Staffs escrevia os nossos números de peito numa folha de papel, pegavam nossas bolsas, colocava dentro de um saco grande transparente e com um lacre, lacrava o saco e guardavam, tanto na entrega como na devolução não tive problemas algum...Ponto positivo;
Altimetria: Difícil...Dessa vez o percurso foi subindo, ao longo do percurso teve planos e tobogãs, para quem não treina bem em subidas e descidas nesse momento sofre bem como vi vários corredores sofrendo e esses considera esse ponto como ponto negativo;
 Percurso da prova: O percurso da largada dessa vez foi em Penedo e finalizamos em Visconde de Mauá. Percurso todo de asfalto, com uma pequena parte de paralelepípedo na parte final de grama. Corremos em meia pista fechada pela Guarda Municipal local, no percurso nas bifurcações tinha staffs em Penedo indicando a direção certa a seguir, o percurso na serra que vai para Visconde de Mauá o Governo do Estado está fazendo obras e alguns trechos tivemos que tomar cuidado para não pisar em falso numa pedra e torcer o pé, mas tudo ocorreu bem...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Muito ótimo. A organização colocou vários durante o percurso que até perdi a conta, mas durante o percurso foi distribuídos copos dágua lacrados e gelados, também nos postos tinha isotônicos em saquinhos fechados e gelados, no Km 41 foi distribuídos garrafinhas de coca-cola geladas, nem parei para tomar porque faltava 1 quilômetro para concluí a prova...Sugiro que esse posto de distribuição seja em algum km da serra, pois não tem a necessidade de tomar coca colar faltando 1 Km para terminar a prova, na chegada tinha água e isotônicos gelados e para quem bebe foi disponibilizado um copo de chopp artesanal...Ponto positivo;
Posto Médico: A organização colocou 1 ambulância na largada, durante o percurso vi uma em movimento e outra na chegada com Equipe Médica...Ponto positivo;
Banheiros: Na largada foi disponibilizado banheiros local de um shopping, durante o percurso não percebi se teve como na última edição, mas durante o percurso vi uma corredora indo no mato para fazer suas necessidades e na chegada teve 2 banheiros...Ponto positivo;
Lanche: Durante o percurso nos postos de hidratação teve as seguintes frutas maçã e banana, quando cheguei não fiz uso das frutas, mas teve bananas e maçãs servidas para os corredores...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos atletas que cruzaram a linha de chegada antes das 6 horas como prevê o regulamento receberam suas respectivas medalhas de conclusão, mas apenas os que fecharam o percurso completando back to back receberam a terceira medalha de conclusão, já quem correu a partir da terceira vez ganhou a medalha e a plaquinha colocada na medalha, com o desenho da TRISLICE e vindo escrito NA BUSCA DE FEIDIPEDESAs mesmas foram entregues de acordo com a conclusão do tempo que os corredores iriam concluindo. Os corredores do 1° ao 10° receberam medalha de Ouro Masculino/Feminino, os que completaram até Sub 2 horas 59 minutos receberam medalha de Prata, os que completaram até 3 horas 59 minutos receberam medalha de prata, os que completaram até 4 horas 59 minutos receberam medalha de Bronze e os que completaram acima de 5 horas até 5 horas 59 minutos receberam medalha de Cobre. Eu recebi a medalha de Bronze. A medalha foi grossa e redonda na frente vindo o desenho da trislice, vindo escrito o nome da prova A Muralha Up And Down Marathon, veio a plaquinha do ano 2022, escrito Penedo à Visconde de Mauá, escrito Mente, Corpo e Coração,  escrito a distância: 42,195, já atrás da medalha veio o desenho do Sino, o desenho da trislice a distância 42,195 Km, a frase: Seguimos mantendo a tradição da ordem de Miciades a seu melhor atleta o Soldado Fidipedes e vindo com uma fita personalizada de várias cores (Branco, Vermelho e Amarelo e preto). Sugiro à organização que a fita seja na cor verde e amarelo representando as cores do Brasil parece com as cores da bandeira da Alemanha...Ponto positivo;
Premiação: A organização premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino com troféus...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: Não teve, só houve na primeira edição, mas torcendo para que volte a premiação das Faixas Etárias, pois todos merecem serem premiados...Ponto negativo;
Resultado da Prova: A prova foi cronometrada pela empresa Chip Vale e o resultado encontra-se no site da cronometragem www.chipvale.com.br durante o percurso teve 6 tapetes de chips de cronometragem durante o percurso: 1 na largada, 4 durante o percurso e mais 1 na chegada...Ponto positivo;
Prova: Pois a Muralha Up And Dow é uma maratona cheia de simbologia e significados, com áurea e alma que encanta a todos que a desafiam em corrê-la. Em um visual espetacular que a cada ano inverte o sentindo, que começou em 2016, um ano é subida e noutro ano o percurso é descida, porém no mesmo percurso, que a torna a prova difícil, porém não impossível de corrê-la. Dessa vez corremos no percurso subindo, começando em Penedo e terminando em Visconde de Mauá, Foi um dia de mais um capítulo na busca do número preto da A Muralha Marathon, pois depois de dois anos com a contagem interrompida devido a pandemia cheguei na 5ª participação seguida nessa maratona, metade das participação para eternizar o número 353. O retorno não poderia ser melhor com um percurso mesclado com velocidade e com a subida da serra, o que não tornou mais fácil foram 14 km de velocidade no plano, 11 km de montanha subindo e descendo, mais 12 km de subida continua até chegar os 1.300 de altitude, o ponto maior da prova, para depois encerrar os 5 Km da prova ladeira abaixo. Fomos até o lime das forças, mais conclui a prova, não deu para baixar o tempo, mas me dou por satisfeito, correr uma prova assim não é fácil. A Muralha tem um lindo percurso de tirar o fôlego. Essa maratona é tão fantástica que nos proporciona sentirmos emoções diferentes. A saga pela busca do número preto continua. A Muralha é mais do que uma Maratona. E para quem gosta de desafios e ainda não correu essa prova recomendo a todos irem correr ano que vem...Vale muito a pena!!!

Além da prova principal a organização realizou um dia antes da prova em Visconde de Mauá uma corrida infantil que todos adoraram. Parabenizo o Marco Campos e toda sua equipe por essa belíssima e desafiadora prova, eu só tenho agradecer pelo apoio, muito obrigado. Parabéns também para todos que também concluíram essa prova.