segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Memórias de um Corredor - Parte 46

Domingo, dia 23 janeiro 2022, foi dia de acordar bem cedo, para correr no Parque Estadual da Pedra Branca em Jacarepaguá, com os amigos (Rodrigo, Marcelo e Rafael). Já corri nesse local diversas vezes que já até perdi a conta de quantas vezes já treinei nesse percurso bem punk, mas com um visual show de bola. Dessa vez tivemos um estrangeiro no treino o Corredor Boliviano Marcelo.

O Pico da Pedra Branca fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca com 12.500 hectares e 12 manancias, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros. Existem vários pontos de acesse para entrar nesse Parque em Jacarepaguá pelas Furnas e pela entrada da sede no final da Estrada do Pau da Fome, pela sede do Camorim em Jacarepaguá, pela entrada de Vargem Grande também em Jacarepaguá, pela sede de Realengo, núcleo Piraquara e por Rio da Prata em Campo Grande.

O percurso

Saí de casa às 5 horas da manhã pedalando com minha bike speed, deixei à mesma na casa da minha mãe que fica próximo do local do treino, há uns 2 kms e meio e de lá, Ao chegar na casa da minha mãe a primeira surpresa o Rodrigo não tinha chegado com os dois amigos que tinha me falado que iria levar para o treino, como já iria dar 6 horas e também tinha marcado em frente às furnas com o amigo João, mandei mensagem para o Rodrigo dizendo que estava indo para as furnas e daí ele envia mensagem dizendo que perdeu o horário...Putzzz, partir correndo para o local de encontro. Faltando mais ou menos 1 Km para chegar no local, eis que passa  um carro com duas pessoas me olhando (era o Marcelo e o Rafael), como ainda não conhecia eles não falei nada e continuei correndo, eles deduziram que eu era o Jorge que tinha marcado com o Rodrigo, deram a volta com o carro e me perguntaram se eu era o Jorge? Disse que sim e eles me informaram que o Rodrigo tinha se atrasado, informei que já sabia e que estava indo para o local do treino, como faltava menos de 1 Km para chegar no local e o João já estava me esperando para começar o treino, eles me falaram entra no carro, para não atrasar mais e assim fiz, já no local do treino o João já estava lá me esperando e logo em seguida chegou o Rodrigo.

Apresentei o João para os amigos e o Marcelo Boliviano registrou uma foto nossa e partimos para a missão a primeira era subir até a Casa de Pedra e assim começamos a subir. Fui puxando o treino, mas como estava cansado do dia anterior e o João vinha mais atrás falei para o Rodrigo ir puxando o treino e fui subindo com o João, depois de 1 Km acima o João me falou que iria retornar porque um dia antes já tinha feito 20 Km que só queria saber o local da entrada e como era o local, nos despedimos e continuou no treino Eu, Rodrigo, Marcelo e Rafael. Falei para eles que ali nesse parque é onde o filho chora e a mãe não vê e disse mais pela trilha ser muito técnica que quem treina nesse local corre qualquer outra corrida bem, pois esse local é lindo mais com uma dificuldade enorme de subir e descer e se a pessoa não tomar cuidado pode até se machucar como alguns anos atrás um corredor se machucou.

Fomos subindo devagar, nesse parque é o maior tobogan, você vai subindo e descendo a todo instante que desgasta muito o corpo do atleta, sem contar que o piso que tem muita erosão devido às chuvas e os motoqueiros que fazem trilhas no local. Chegamos no primeiro objetivo na Casa de Pedra, ficamos alguns minutos parados recompondo as forças e cada um comendo o que levou, depois de alguns minutos descemos para ir para o segundo objetivo do treino Rio da Prata em Campo Grande.

O início...João, Raphael, Rodrigo, Jorge e Marcelo

Descemos alguns Kms e iniciou outra subida até a torre, após essa torre tivemos um pouco de dificuldades para descer porque a mata da trilha estava se fechando, após alguns Kms morro abaixo, começamos a subir novamente até encontras alguns amigos que estavam fazendo trilha, indo para a casa de pedra, nos falamos rapidamente e continuamos descendo até chegar no segundo objetivo (feira orgânica) em Rio da Prata em Campo Grande o tempo estava muito quente e paramos rapidamente para tomar uma coca cola gelada, tão logo tomamos reiniciamos a subida pelo outro lado para ir de encontro o terceiro objetivo bairro de Vargem Grande, começamos subir em determinado ponto do percurso paramos numa cachoeira para refrescar, tão logo refrescamos continuamos a subida novamente até descemos até Vargem Grande, ao chegar lá embaixo era a hora despedir dos amigos Marcelo e o Rafael, eles dois tinham compromisso e não poderia seguir conosco no restante do treino, registramos uma foto e eles terminaram com 20 Kms  e poucos, como já era meio dia, falei com o Rodrigo para aproveitarmos e almoçarmos logo numa lanchonete local, compramos uma coca cola e almoçamos atum que levamos. A temperatura estava quente demais nem ventava, mas como o treino deveria prosseguir eu e o Rodrigo rumamos morro acima para cumprir o quarto objetivo que foi alcançar o ponto mais alto do treino indo até o Pico da Pedra Branca com 1.025 metros de altitude. Fomos subindo e descendo, fomos conquistando cada Km morro acima até chegarmos na bifurcação que dá acesso ao ponto mais alto do treino, tinha que subir mais 3 Km, falando assim parece fácil, mas não é esses 3 Kms subindo parece uma eternidade, pois o percurso acima é muito íngreme e como o corpo desgastado de tanto subir e descer não tem como subir correndo, fomos subindo do jeito que dava até chegar no Pico da Pedra Branca já com 36 Km marcando no GPS, chegando lá em cima tiramos algumas fotos, registramos nossa presença no livro lá em cima e era hora de rumar morro abaixo para conquistar o quinto objetivo que era chegar na casa histórica Casa Amarela, chegamos lá, registramos nossa presença no livro e o morador da Casa Amarela Sr. Manoel veio nos dar boas vindas, conversamos alguns minutos com ele, o mesmo nos perguntou se queria banana, aceitamos, agradecemos e rumamos para o último objetivo que foi terminar a parte final do treino nas Furnas por onde começamos, fomos descendo e na última cachoeira e como já estava quase no final do treino e aproveitamos rapidamente para dar um mergulho na cachoeira de lá, demos um mergulho e começamos a descer quando chegamos na Sede do Parque Estadual da Pedra Branca o GPS marcava 41 Kms, quando íamos sair pelo portão dois rapazes estavam saindo pelo portão e um deles quando me viu, veio falar comigo dizendo que assiste o meu canal no Youtube JMARATONA e gosta muito de assistir os meus vídeos e disse mais que os meus vídeos são inspiração para ele correr, conversamos rapidamente e disse que foi um prazer conhecer ele e agradeci. Eu e o Rodrigo partimos correndo pelo asfalto ao chegar nas Furnas no final da tarde o GPS marcava 45 Km, ainda faltava 5 Km para terminar e como esses 45 Km nesse percurso parece que corremos muito mais e como o corpo já estava bem desgastado resolvemos encerrar nas furnas com os 45 Km.

E vamos subindo

Na Casa de Pedra

No ponto mais alto...Pico da Pedra Branca

Em frente a Casa Amarela
Final de treino
Correr no Parque Estadual da Pedra Branca é um treino bem punk elevado ao quadrado, toda hora você sobe e desce, você caminha e você corre, já conheço esse local há anos, já realizei vários treinos nesse local, até porque fui nascido e criado próximo desse local, já levei vários corredores para correr e conhecerem esse local. Não é um percurso fácil de se correr, mas não é impossível. Falo para todos Corredores, quem quer correr bem em qualquer prova seja nas montanhas ou no asfalto o Parque Estadual da Pedra Branca é o local ideal para se treinar. Lugar seguro, tem comércio em certos pontos do percurso e várias fontes dágua limpa que dá para refrescar e hidratar, sem contar com muita natureza e ar puro. Para quem quiser ir treinar lá, não se preocupe com o tempo, quem já foi lá correr sabe o que estou falando. Valeu Rodrigo, Marcelo, Raphael e João pelo treino  Até o próximo.⛰️🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

OBS: A você que chegou até aqui agradeço pela visita e por valorizar o conteúdo do Blog volte sempre, mas antes de sair deixe o seu comentário do que achou, pois isso ajuda muito a valorizar o conteúdo do Blog e a todos que acessam aqui.