sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Local: Do Batalhão de Choque da PM ao Cristo Redentor - Rio de Janeiro - RJ;
Colocação Geral: Não teve;
Colocação Faixa Etária: Não teve°; e
Total de Corredores:  900 inscritos.
Foi realizada nessa sexta-feira, dia 24 dezembro 2021 à XXVII Corrida de Confraternização do Cristo Redentor, corrida organizada pelo Cel Rabelo.

O Cristo Redentor está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade do Rio de Janeiro. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo em votação organizada em 2007 pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation. O Cristo é um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931, o ano de inauguração do monumento. Durante o percurso o visual é estonteante, o percurso é cercado pelo verde da maior floresta urbana do mundo e a sua chegada aos pés da estátua do Cristo o que sobressaí em nossa paisagem, marco maior da unidade de conservação e imponente nos céus do Rio de Janeiro, com seus braços abertos a nos saudar. O que torna o programa imperdível para quem visita a cidade do Rio. A estátua do Cristo é acessível via a pé, trem, van ou carro.
Kit da prova
Pois cheguei no Batalhão de Choque da Polícia Militar às 4 horas da manhã, onde já se encontravam muitos corredores, como não teve guarda volumes, já fui preparado para a prova, mais uma vez subi correndo com a mochila de hidratação, levando uma roupa seca para trocar lá em cima, pois o tempo estava nublado e durante uma parte do percurso choveu, inclusive antes da largada choveu por alguns minutos e depois parou.

Com o tempo nublado, ainda escuro às 4:30 horas da manhã foi dada à largada em frente ao Batalhão. Comecei a bir correndo devagar, alguns amigos que me conhecem quando passavam gritavam o meu nome e como me viam correndo com mochila de hidratação, me perguntavam se eu iria retornar para casa correndo fazendo um longão, como às vezes faço pós prova? Respondi que não, pois informava a eles que a temporada de ultras esse ano já tinha acabado e que iria fazer a prova numa boa confraternizando com eles.
Inicio de prova já subindo]
Após alguns sobe e desce chegamos numa parte lá em cima da Rua Santa Teresa, sendo uma parte do percurso plano, mas como estava um pouco cansado das provas já feitas esse ano e da semana de trabalho estava um pouco cansado, mesmo assim não acelerei, logo após começamos a subir novamente correndo, durante o percurso alguns corredores iam alternando correndo com caminhadas, também fiz isso algumas vezes durante o percurso. Todos os anos os corredores mais lentos com medo de ser cortado no ponto de corte, largam mais cedo  e com isso vamos encontrando com alguns durante o percurso. Quando cheguei nas Paineiras, onde dá acesso ao Cristo Redentor, o GPS marcava 9,5 Km percorridos, prossegui morro acima até chegar no Cristo onde o finalizei o GPS marcando 11,55 Km em 1 hora 28 minutos e 25 segundos, agradecendo muito à Deus por mais uma corrida realizada e ter chegado a marca das 500 corridas realizadas.
Quase chegando nas Paineiras
Faltando pouco para chegar no Cristo Redentor
Ufaaa cheguei
Avaliação da Corrida:
Inscrição: R$ 89 à
R$ 109 reais, de acordo com as datas dos lotes, mais taxa de conveniência do site da inscrição
, a minha foi gratuita
...Ponto positivo;
Kit: Entregue dois dias antes no Centro do Rio, vindo: 1 sacochila de pano, 1 numeral, 4 alfinetes e  1 camisa de manga, kit retirado sem nenhum problemas...Ponto positivo;
Guarda volumes: Não teve é um ponto que precisa melhorar, pois muitos corredores que vem de longe e com o tempo frio e com chuva tem a necessidade de trocar de roupa seca pós prova, já eu mais uma vez tive que correr com mochila de hidratação...Ponto negativo;
Altimetria: Média...Tem que estar preparado para uma corrida de subidas como essa, eu já estou acostumado mas vi que alguns corredores não estavam acostumados;
Percurso da prova: Percurso com o piso de asfalto, paralelepípedo e cimento, largamos em frente ao Batalhão de Choque da Polícia Militar, corremos pelas ladeiras de Santa Teresa, Paineiras até chegar o Cristo Redentor. Durante o percurso os batedores de motos em alguns pontos onde passaram poucos carros orientavam os motoristas, mas praticamente o trânsito durante o percurso quase não passa carros. O percurso é cercado pelo verde da maior floresta urbana do mundo e a sua chegada aos pés da estátua do Cristo o que sobressaí em nossa paisagem...Ponto positivo;.
Posto de hidratação: Na largada teve 1 ponto de hidratação com copos dágua que não estava gelaos, durante o percurso teve 3 pontos de distribuição de copos dágua gelados e na chegada teve mais 1 ponto de hidratação com água e 1 garrafa de isotônico gelados...Ponto positivo;
Posto Médico: Durante a prova teve 1 ambulância com equipe médica...Ponto positivo;
Banheiros:

Na largada foi disponibilizado banheiros químicos...Ponto positivo;
Lanche: Ao chegarmos lá em cima foi distribuído 1 sacola pequena plástica com 1 maçã, 2 bananas e 1 garrafa de isotônico gelado...Ponto positivo;
Medalha de participação: Recebemos uma linda medalha com o desenho do Cristo Redentor, na parte de baixo escrito o nome da corrida, atrás nada escrito e vindo com uma fita personalizada nas cores azul, branco e preto com o nome da prova...Ponto Positivo;
Premiação: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova competitiva é uma prova de confraternização sem chip de cronometragem;
Premiação na Faixa Etária: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova competitiva é uma prova de confraternização sem chip de cronometragem;
Resultado da prova: Não tem como avaliar esse item porque é uma prova competitiva é uma prova de confraternização sem chip de cronometragem; e
Prova: A corrida de confraternização do Cristo valoriza os encantos naturais do Rio, os atletas desfrutam do mais íntimo contato com a natureza e o visual mais deslumbrante da cidade do Rio e ao mesmo tempo em que enfrentaram diversos desafios até alcançar a linha de chegada. É uma corrida de confraternização, não sendo uma prova competitiva, muitos corredores aproveitam para ir até lá em cima para agradecer à Deus por tudo que tem feito durante o ano em suas vidas. Para quem nunca correu sugiro que vá na próxima edição, pois não tem como deixar de correr essa bela corrida;
Agradecimentos: Agradeço à Deus, aos amigos patrocinadores Elsi Delorenzo e Cel Rabelo pelo apoio de sempre...Muito obrigado!!!

Parabéns aos amigos Corredores que subiram até o Cristo confraternizando, nos vemos na próxima linha de largada.