quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Tempo: 38 horas e 50 minutos;
Local:  Barra do Chuí a Barra do Rio Grande (Praia de Cassino) ;
Colocação Geral:  1°; e
Total de Corredores: 11 inscritos (9 homens e 2 mulheres).
Foi realizado nos dias 23 a 25 setembro 2021 na Praia de Cassino à 6ª edição da Cassino Ultra Race 230K, prova realizada pela Anomati.

Praia do Cassino é uma praia localizada no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, praia que pertence ao Brasil e vai até os Moles da Barra do Chuí na fronteira com o Uruguai. Fazer essa travessia pela maior praia do mundo passamos correndo por paisagens diferenciadas, com a extensão de mais de 200K, encontramos de tudo o que não se espera em uma praia: tempestades de areia, dias que viram noites sem aviso prévio, águas turvas e revoltas, navios naufragados, dunas, 4 faróis (Chuí, Albardão, Verga e Sarita), uma vida selvagem curiosa que sempre ronda os transeuntes e muitas histórias que ocupam os quatro ventos e seus campos neutrais a maior ultramaratona de praia no mundo que acontece no Brasil e para quem me conhece, sabe muito bem que não tem mais ninguém apaixonado do que eu por essa prova e inclusive para conquistar os faróis dessas praia de Cassino.
Percurso da Cassino Ultra Race 230K
Por sugestão do técnico Carlos Zuma, nos sugeriu que viajasse dois dias antes da realização da prova, para que não chegasse cansado. Viajei na terça-feira, dia 21 setembro 2021. Cheguei no Aeroporto Internacional do Galeão às 5:20 horas da manhã, ao chegar lá para fazer o checkin veio a surpresa, me foi informado que o meu vôo que sairia às 8 horas da manhã tinha antecipando para às 6:00 horas da manhã...putzzz...A atendente me falou que não dava para embarcar mais no vôo e que só tinha vôo chegando às 19 horas em Porto Alegre...putz😡...Disse para ela que teria que estar em Porto Alegre às 13 horas da tarde para embarcar na van que iria levar a turma para o Chuí. Ela me perguntou se a companhia aérea não tinha me avisado dessa alteração antes? Informei que não, daí ela verificou no sistema se tinha vôo partindo do Aeroporto Santos Dumont e para minha sorte tinha um avião saindo às 8 horas da manhã e me perguntou se eu estava de carro? Informei que não, daí ela falou que iria me dar um voucher gratuito para pegar um táxi até o outro aeroporto...ufaaa...até que enfim...Embarquei no táxi rumo ao Aeroporto Santos Dumont ao chegar lá, houve outra surpresa, mas dessa vez a surpresa foi boa, encontrei com os amigos Marcos Favieri, Marcelo Xuxu e Claúdio Maurício e embarcamos no mesmo avião para Porto Alegre. Por um lado foi bom ter antecipado o vôo no Galeão, só assim não viajei sozinho...hehehe...Chegamos em Porto Alegre por volta das 11:30 horas da manhã, onde o motorista da Van já nos aguardava, também o amigo ultra José Carlos estava lá para me aguardando para me recepcionar e dar boas vindas. Os corredores Alessandro, Marcos e Roberto já tinham chegado mais cedo no aeroporto e faltava chegar mais um o amigo Edivaldo, o mesmo chegou às 13:00 horas e às 13:54 horas partirmos de Porto Alegre rumo ao Chuí. Chegamos no Chuí por volta das 20:13 horas da noite, com lua cheia, ventando muito e fazendo muito frio, nos hospedamos no Hotel Atlântico.
Embarcando no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro com os amigos Cláudio, Marcos e Marcelo
Já na quarta-feira dia 22 setembro 2021, acordamos, tomamos café e fomos a praia para ver como estava o clima. Estava bem frio e já dava para sentir o clima de como seria a prova, depois tivemos que ir a cidade, pois como o Hotel Atlântico não aceita cartão, tivemos que dar um pulo na cidade para pegar dinheiro no banco, do lado do Uruguai visitamos algumas lojas, mas não deu para comprar nada pois o dólar estava muito alto, almoçamos e retornamos para o hotel e descansamos o máximo que podemos.
No palco da festa...rsss
De um lado o Brasil e do outro o Uruguai
Enfim chegou o grande dia da competição, quinta-feira dia 23 setembro 2o21, por volta das 10:30 horas da manhã participamos do Congresso Técnico no hotel e recebemos nosso Kit da prova. Às 14:40 horas partimos para a praia, o tempo estava nublado e fazendo frio. Nos reunimos em frente aos moles do Chuí, após algumas palavras da organização e alguns registros fotográficos, foi dada à largada às 15 horas da tarde na maior praia do mundo e lá fomos nós em direção aos moles da praia de Cassino no Rio Grande.
Kit da prova
Antes da largada
Na ponta, lado a lado ia eu e o uruguaio Hector Rivero e à frente ia o batedor da guarda municipal do Chuí, após os 5 km o Héctor esticou abrindo no percurso, não quis acompanhá-lo correndo forte, porque estava no início da prova e tudo poderia acontecer, mas depois de alguns Kms a frente o Hector começou a caminhar e ultrapassei ele, mas não me dei por satisfeito ficando logo em primeiro Colocado Geral na prova pois ainda tinha muitos Kms ainda para correr. Liderei a prova até os 15 Kms, quando começou a ventar forte contra nós, foi quando o Héctor me alcançou novamente e fomos correndo devagar por alguns Kms e ele me falou Jorge não adianta ficar correndo muito com todo esse vento contra, vamos caminhar juntos e rápido que isso ajuda, aceitei a idéia dele e fomos caminhando rápido o Héctor caminhava tão forte que tinha vezes que ficava para trás e tinha que correr para alcançá-lo, o pace caminhando dava em torno de 8 a 9 minutos por Km. Em um momento da prova ele me confidenciou que os treinos dele é assim corre 10 min rápido e logo em seguida caminha 10 minutos forte. Como não estou acostumado a caminhar forte assim, sofri um pouco, mas foi uma boa tática dele o que acabou me ajudando bastante também e acabei aprendendo essa tática dele que quando voltar aos treinos farei assim também.
Eu e o Hector no início da prova
Chegamos ao primeiro posto de controle da prova no Km 53 às 21 horas no hotel abandonado. comi rapidamente um copo de macarrão, peguei umas duas tangerinas, preenchi o restante de água na minha mochila e como uma parte da sola do Sprint Tênis tinha soltado resolvi trocar de tênis e partimos correndo pela praia.
Chegando no primeiro posto da prova
Durante o percurso o Hector resolveu não acender a lanterna, acredito para que não seja visto pelo outros corredores que vinham mais atrás, mesmo assim os corredores que vinham atrás não nos me ameaçava, pois estavam muito longes, mesmo sem a lua, dava para enxergar à noite o céu estava estrelado e às nuvens tinham ido embora, mas em alguns momentos do percurso, principalmente para ultrapassar pelos arroios acendíamos as nossas lanternas e depois desligava. Às 3 horas da manhã com 87 Km, chegamos no segundo posto de controle no farol Albardão. Tomei dois copos de cafés, comi um sanduíche, ficamos por lá, mas sem dormir por cerca de 1 hora. Às 4 horas da manhã partimos correndo.

Às 6:15 horas da manhã completamos 100 Km, continuamos juntos correndo, mas apareceu uma dor no pé direito, mas continuei indo com o Héctor. As horas foram se passando e o sol começou a esquentar, não me lembro em qual momento do percurso ou quilometragem estávamos mas o Héctor me falou que iria correr, mesmo no sacrifício com dor no pé, fui correndo ao lado dele, mas já com o calor e desgastado teve um momento que o Héctor esticou e foi embora correndo rápido. Alcancei o terceiro posto de controle da prova com o GPS marcando 128,6 Km, ao chegar no posto de controle perguntei se o Hector já tinha saído de lá há muito tempo? Me foi informado que sim. Fiz uma massagens nas juntas dos pés por causa das dores, troquei de tênis, almocei macarrão, preenchi a minha mochila com água e partir para o quarto posto de controle.
Passando ao lado do Farol Verga
Passando por uma tempestade de areia
Fui correndo pelo percurso, como os meus pés doíam bastante, fui alternando hora corria e hora caminhava forte, antes de passar pelo Farol Sarita por volta da tarde o tempo mudou rapidamente e começou a chover, quando passei próximo do Sarita quase não dava para vê-lo e às 18 horas começou a escurecer. Hora chovia, hora ventava muito contra e fazendo aquele frio...arggg...Ao aproximar do quarto posto de controle da prova a organização acendia uma lanterna, mas mesmo assim não estava próximo a noite é fogo...Fui ganhando quilômetros até que cheguei no quarto posto de controle da prova com 177 Km ventando e fazendo muito frio.
Ao fundo o Farol Sarita com muita chuva, vento e frio
Correndo pela segunda noite
No quarto posto de controle da prova
Dessa vez vesti a calça térmica, tirei a roupa molhada, enrolei no meu corpo uma manta térmica e por cima coloquei uma segunda pele que ajudou bastante a segurar o frio. Jantei macarrão, preenchi a minha mochila com água, peguei umas duas tangerinas e saí em busca do último posto de controle o quinto que é a parte final da prova, fui passando por vários arroios e a noite com a maré do mar um pouco alto os arroios começaram a ficar fundo, ultrapassei por dois arroios que a água chegou a bater acima do joelho, teve uma hora que de repente olhei para trás e vi um corredor com a lanterna correndo um pouco rápido, pensei comigo será que é algum corredor querendo tirar a minha segunda colocação na prova? Falei comigo mesmo, já que a lua está iluminando a praia desliguei a lanterna e comecei a correr rápido porque ninguém vai tirar a minha segunda colocação não, corria e de vez em quando olhava para trás mas o tal corredor tinha ficado para trás. Mas à frente as nuvens apareceram e tamparam a lua, resolvi ligar a lanterna e bem mais a frente após ter ultrapassado um arroio fundo notei uma lanterna piscando com sinal de SOS, pensei comigo deve ser o carro da organização que não deve ter conseguido passar no arroio e deve ter dado a volta, continuei correndo, por volta das 23 horas da noite veio a surpresa não era o carro da organização e sim o Héctor que estava em primeiro colocado arriado no chão com hipotermia severa passando mal, imediatamente perguntei para ele cadê as suas mantas térmicas? Porque você não enrolou em você? Ele me informou que não tinha carregado com ele na mochila...Putzzz...Foi aí que o tal corredor que tinha pensado mais atrás que queria me ultrapassar na verdade não era corredor e sim a Cleusa que vinha atrás de mim e que tinha levado um tombo dentro do arroio e estava também sentindo muito frio, falei com ela o que estava acontecendo com o Héctor e imediatamente falei para ele tirar o corta vento e a camisa que ele estava utilizando, a Cleusa tirou da mochila dela duas mantas térmicas e enrolamos as mantas no corpo dele e colocamos por cima da manta o corta vento, ele imediatamente falou que já estava passando mal umas 5 horas e que era para nós ligarmos para a organização e avisar sobre o acontecido, informamos e mostramos a ele que o celular naquela área o sinal não pegava aí a Cleusa falou...Héctor se ficarmos aqui parados também vamos também entrar em Hipotermia por ficar parado, já que você nem consegue andar a solução é nós irmos correndo para alguma cidade mais próxima para ver se conseguimos sinal de celular para ligarmos para a organização. Ele nos informou que era para fazermos isso. Como a Cleusa também não estava boa e não se sentindo bem, me pediu para que terminasse a prova junto com ela, resolvi então ir correndo ao lado dela. Só conseguimos sinal de celular ao aproximar da praia de Rio Grande por volta das 3 horas da manhã, sendo que o sinal ia e voltava, ligava mas ninguém atendia a solução foi mandar mensagem via whatssap para a organização falando do ocorrido com o Héctor. Por volta das 5 horas da manhã foi quando a organização me retornou, tornei a repetir o que tinha acontecido e me foi dito que o carro da organização tinha quebrado ao passar por uns dos arroios fundos, foi daí que notei que tinha um carro bem longe próximo das Torres Aeólicas e falei com a Cleusa vou retornar um pouco para trás para ver se consigo mandar um sinal na lanterna SOS e tentar falar com eles, mas corria e corria para trás, mas já estava muito longe e mesmo quando corria para trás o sinal de celular tinha desaparecido a solução era retornar tudo novamente onde estava a Cleusa e assim eu fiz. No final da prova o Marcelo Xuxu que tinha saído da prova por causa de bolhas me informou que tinha acontecido, que como o carro da prova estava atolado, resolveu sair do carro e ir em busca do Héctor e assim encontrou o Héctor mais adiante e fez os procedimentos de primeiros socorros.
Amanhecendo na praia de Cassino
Como já tinha avisado a organização eu e a Cleusa continuamos caminhando em frente, passamos pelo navio altair no escuro ainda e por volta das 6 horas da manhã o tempo já estava clareando, continuamos avançando na prova, faltando uns 8 Kms para terminar a prova apareceu um carro da Guarda Municipal do Rio Grande, demos bom dia e eles nos perguntaram se nós éramos os primeiros colocados da prova? Informamos que sim e eles nos disseram que iriam nos seguir até o final da prova, isso ajudou bastante, fomos correndo devagar, algumas vezes ia caminhando, faltando mais ou menos uns 3 km para terminar a prova eis que a Cleusa já cansada e fatigada correndo com os bastões não percebeu e colocou o bastão a minha frente, não tinha percebido e levei um baita tombo caindo o celular da minha mão e para não me machucar estiquei as mãos mas mesmo assim bati com o rosto no chão...Putz...ao levantar fiquei um pouco tonto, a Cleusa toda hora pedindo desculpas, falei calma isso acontece, ficamos parados por alguns minutos para me recuperar da tontura, logo em seguida fomos terminar os restante da prova...Um dos carros da organização passou levando o Hector...Ufaaa...ficamos aliviados porque não sabíamos se a organização tinha conseguido resgatar ele...Enfim finalizamos a prova nos moles do Rio Grande de mãos dadas às 9:15h da manhã  em 1° Colocado Geral  na prova fechando a mesma em 38 horas e 50 minutos muito feliz da vida e agradecendo muito a Deus por mais uma vitória e me tornando o Bicampeão da Cassino Ultra Race 230K.
    Eu e a Cleusa completando os 230K da maior praia do mundo
Que maravilha de faróis
Os Campeões da Cassino Ultra Race 230K 2021
Muito obrigado meu Deus pela vitória!!!
Parabéns amigos. Foi muito bom correr com vocês!!!

Resultado geral da prova Masculino  -  Categoria SOLO 230K
1° Colocado: Jorge Cerqueira - 38h 50min;
2° Colocado: Marcos Favieri - 48h 25min;
2° Colocado: Cláudio Maurício- 48h 25min;
4° Colocado: Alessandro - 49h 20min;
5° Colocado: Carlos Roberto - 49h 20min;
6° Colocado: Marcos Vinícius - 53h 09min.

Resultado da prova Feminino - Categoria SOLO 230K

2° Colocado: Marcelo Xuxu - 135,09 - 28h 44min

Resultado da prova Feminino - Categoria MARUJOS
1° Colocada: Lile
Inscrição: De R$ 950 reais paga em parcelas no ano de 2019, mas como em 2020 não teve a prova a inscrição ficou para esse ano 2021...Ponto positivo;
Kit: 01 saco impermeável com o símbolo da prova, 1 camisa manga longa dri fit, 1 número, 4 alfinetes, 3 pulseiras para identificação das bolsas e drop bags, 1 saco com 6 paçocas, 01 caneca plástica, 01 colher, 1 saco com produto químico para fazer necessidades e 01 porta número...Ponto positivo;
Guarda  volumes e Drops Bags: Foram utilizados nos carros de apoio da prova, não tive qualquer problemas...Ponto positivo;
Altimetria da prova: Fácil...Ponto positivo;
Percurso: Plano, areia dura porém dificílimo, largamos em frente aos moles do Chuí, fronteira com a fronteira do Uruguai, percorremos toda a extensão da areia da praia de Cassino 230K e chegamos nos Moles da Barra do Rio Grande (Praia de Cassino), passamos correndo por paisagens diferenciadas, navios naufragados, dunas, 4 faróis, várias baleias, leões marinhos, tubarão encalhados mortos na areia da praia e muitas histórias que ocupam os quatro ventos e seus campos neutrais. A segurança da prova até a praia de Emenergildo foi Guarda Municipal do Chuí e no final da prova foi a Guarda Municipal do Rio Grande...Ponto positivo...Sugestão para que a organização  coloque um carro a frente dos primeiros colocados, para caso tenha algum problema esse carro socorra os atletas. Os primeiros colocados ficam muito tempo sem ver ninguém da organização;
Posto de hidratação: Todos os inscritos foram obrigado a correr com mochila com 3 litros de água, durante o percurso tivemos 4 postos de abastecimentos de água, sem contar que tinha os arroios e caso o atleta quisesse só pegar água e colocar clorin e usar, não precisei beber água desses arroios, mas utilizei para refrescar a cabeça...Ponto positivo;
Posto médico: A organizadora da prova é médica e para quem precisasse dentro do carro de apoio da organização tinha todo material médico para socorro médico para caso fosse necessário ser utilizado e foi utilizado com oum corredor que passou mal durante o percurso...Ponto positivo;
Banheiros: Na largada foi utilizado os banheiros do Hotel Atlântico no Chuí e durante o percurso a organização distribuiu no kit da prova saco com material químico para o corredor utilizar...Ponto positivo;
Alimentação da prova: Nos 04 postos de apoio foi servida alimentação (macarrão, sanduíches, ovo cozidos,  frutas, e  biscoitos)...Ponto positivo;
Medalha de participação: A organização premiou somente os atletas que concluíram a prova com lindos medalhões grandes de metais com o desenho da Praia de Cassino, vindo também os nomes das praias, vindo inscrito Cassino Ultra Race finisher, atrás a distância da prova 230Km com o nome RS - Brasil e vindo também com uma bela fita personalizada com o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação da prova: A organização premiou as categorias: SOLO, SURVIVOR e MARUJO dentro das devidas colocações que os corredores terminaram. Recebi esse ano o lindo Farol Sarita, os demais da categoria Solo receberam o Farol Albardão e para quem correu na categoria Marujo recebeu o Farol Chuí...Ponto positivo;
Resultado da  Prova: A organização nos informou na premiação da prova...Ponto positivo; e
Prova: Praia de Cassino você vai ser testado do início até o fim. Prepare-se para um desgaste físico extremo, durante a jornada em terreno arenoso. A travessia demanda um bom planejamento, além do preparo físico e mental. Se você não estiver bem preparado para enfrentar o inferno do abismo horizontal não se lance nessa jornada. Pois é uma travessia estafante por mais que você corra ou caminhe, o cenário é o mesmo e parece que não ter fim. Se o psicológico do atleta não tiver bem, aquela praia bagunça sua cabeça, aquela região imprevisível e de mudanças bruscas, onde às noites são tão escuras e fria que não faz diferença correr ou andar com os olhos abertos ou fechados, e o pior pode ficar definitivamente insustentável. Sonho realizado de correr mais uma vez na maior praia do mundo que fica localizado no extremo sul do Brasil. Mais uma vez esse ano o clima judiou de nós corredores, não esquentou mas tivemos uma sensação térmica de menos 8 graus na segunda noite, sem contar com a tempestade com ventos fortes contra nós corredores que nos impedia de correr forte, pegamos ventos muito forte. Já é a minha quarta participação nessa prova, em 2015 não consegui terminar, em 2016 terminei em 3° Colocado Geral, em 2019 fui o 1° Colocado Geral e esse ano de 2021 também sendo o 1° Colocado Geral me tornando Bicampeão da Cassino Ultra Race 230K. Não existe obstáculos quando se tem força de vontade para ir além. Muito mais que uma ultra, na maior extensão de praia do mundo. Um local perfeito para sair da rotina, uma experiência única e inexplicável. Isso é a Cassino Ultra Race 230K.
Parabéns a todos que correram na Cassino Ultra Race 230K...Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷