domingo, 18 de julho de 2021

Memórias de um Ciclista - Parte 41

N esse final de semana Sábado, dia 17 julho 2021, foi dia de treino, pedal longo com a turma dos Ultraciclistas insanos daqui do Rio de Janeiro. Foi um Sábado de treino recheado com muita adrenalina.

Arraial do Cabo é um município brasileiro situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma cidade costeira, possuindo uma altitude média de apenas oito metros. Fundada em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio, foi elevada à categoria de município apenas em 1985, após sua emancipação do município vizinho de Cabo Frio. Em 2014 tinha uma população de 28.866 habitantes segundo o IBGE. As rodovias que servem o município são a RJ-140/BR-120 e a RJ-102. A cidade de Arraial do Cabo, como o nome indica é realmente um cabo, um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar, possui pequena diversidade de praias em enseadas, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo. A cidade abriga o Porto do Forno que na verdade é uma marina de três píers por onde entram produtos para a cidade e saem as produções de sal. Ideal para a prática de vários esportes a base da economia cabista, não aproveitando-se a região para o desenvolvimento de aquacultura e maricultura.  Tendo ainda uma zona urbana bastante simples e conturbada, com construções de apenas dois andares em ruas sinuosas e estreitas. Chegar a Arraial do Cabo é bem fácil! Arraial do Cabo está localizada a 165 km do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, onde também estão as cidades de BúziosCabo Frio, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A melhor maneira de chegar a Arraial do Cabo é por via terrestre a partir da cidade do Rio de Janeiro ou por via aérea até o Aeroporto de Cabo Frio (CFB) ou ainda o Aeroporto de Búzios (BZC). de bike, correndo, carro ou ônibus são as opções mais comuns para chegar a Arraial do Cabo. A viagem de carro tem tempo médio de 2h35, enquanto o trajeto de ônibus tem três horas a 4 horas de duração
O percurso do pedal do Rio de Janeiro até Arraial do Cabo
No sábado acordei às 3 horas da madrugada, me aprontei e às 4 horas da manhã saí de Marechal Hermes montado na minha ultramagrela indo encontrar com os amigos. O encontro com a Equipe de Ultraciclistas foi na Barca da Praça XV no centro do Rio de Janeiro às 5:30 horas da manhã. Mas antes encontrei com o amigo Daniel no bairro de Cascadura e nós dois fomos pedalando em direção à Praça XV. Chegamos lá por volta das 5:20 horas da manhã, onde já se encontrava o amigo Eduardo, pausei o GPS marcando 25 Km, como não é permitido pedalar na ponte de Niterói, a solução para os Ciclistas é atravessar de Barcas até Niterói. Depois de alguns minutos chegou o amigo Hugo.
Local de encontro Barcas da Pça XV
Pegamos às barcas das 6 horas da manhã, logo em seguida também chegaram outros ciclistas para ir pedalar em Niterói, demos bom dia a eles, eles responderam e convidamos eles para ir conosco mas quando ficaram sabendo do nosso destino, não quiseram aceitar o convite...Eles iriam pedalar poucos Kms...rsss...,Chegamos em Niterói às 6:30 horas da manhã, montamos na nossas bicicletas e rumamos pelo acostamento rumo a objetivo Arraial do Cabo.
Nas Barcas
O clima desse final de semana foi perfeito, estava fazendo uma temperatura fria o que ajudou bastante a todos no pedal, ao contrário de alguns anos atrás que eu e os amigos Casini, Marcelo e Samuel marcamos para irmos pedalando até Arraial do Cabo em que a temperatura estava bem quente chegando a 40 graus de temperatura nos fazendo parar o pedal em São Pedro da Aldeia. Falando ainda de Arraial do Cabo esse Sábado foi a minha terceira vez minha ida nessa cidade, antes tinha ido duas vezes correr lá uma prova de Ultramaratona de 66 Km e na segunda vez foi um prova de 21 Km. Fomos pedalando sem nenhum problemas pelo acostamento da via, durante todo o trajeto é o maior tobogan, nas descidas aproveitávamos para ir na toda velocidade e indo ganhando tempo. Às 9 horas da manhã completamos 100 Kms, durante uma parte do trajeto do pedal o tempo começou a ficar com neblina, torcemos para que a neblina não tampasse o visual da estrada para não termos nenhuma surpresa, continuamos pedalando. 
Rumo a Arraial do Cabo
Durante o pedal alguns carros que passávamos por nós buzinavam nos incentivamos e nós retribuíamos gritando agradecendo, mas teve um caminhoneiro que deixou para buzinar quando passou por nós que a buzina dele era tão forte que nos assustou...kkkk....Fomos pedalando passamos por São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, quando chegamos em Rio Bonito o GPS marcava 111 Kms a turma decidiu parar no posto Graal para nós fazermos um lanche e se hidratarmos. Ficamos parados por cerca de uns 20 minutos e logo em seguida voltamos a cair na estrada pedalando.
Passamos pedalando por Araruama, Iguaba Grande, quando chegamos em São Pedro da Aldeia a turma resolveu fazer uma breve parada para fazermos um registro na placa de lá e em frente ao Caça da Marinha.
Em São Pedro da Aldeia
 Voltamos a pedalar, quando chegamos em Cabo Frio fomos pedalando com todo cuidado, pois a estrada de lá até no acostamento é cheia de buracos e muitas sujeira, mas muitos mesmo, não entendo como uma cidade turística é cheia de buracos...Lamentável...Foi tantos buracos que quando chegamos no Km 158 o inevitável aconteceu, apenas um pequeno buraco que passei sem perceber furou o meu pneu traseiro...que droga...desci da bike com tanta raiva porque faltava poucos Kms para chegar ao destino final. Como não tinha jeito eu e o amigo Hugo rapidamente trocamos a câmara furada e voltamos a pedalar quanto mais avançávamos pela estrada no acostamento pedalando em Cabo Frio ventava tanto que tivemos que reduzir a velocidade, ainda mais que já estávamos cansados, mas prosseguimos chegando no Portal de Arraial do Cabo com 169 Km comemoramos mais um desafio realizado e logo em seguida pedalamos mais 5 Kms para chegar até a rodoviária de Arraial do Cabo finalizando o pedal longo com 174 Km. Comemoramos, colocamos as nossas bikes no bagageiro do ônibus e retornamos para o Rio, mas a vontade de voltar para o Rio pedalando era enorme, só não voltamos porque iríamos pegar noite adentro e a noite na rodovia sem apoio fica perigoso demais.  
Obrigado Eduardo pelo presente adorei a moeda da Fragata União.
Eduardo, Daniel e Hugo, que final de semana espetacular que tivemos hein. Foi muito bom pedalar com vocês feras. Parabéns amigos vocês deram show. Que Deus nos abençoe nos dando muita saúde para continuarmos pedalando muito e muitos Kms...Até o próximo pedal.🚴🚴🚴🚴🇧🇷

6 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista