terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Memórias de um Corredor - Parte 23

A Travessia
Domingo, 6 Dezembro 2020

Nesse final de semana chuvoso, foi dia de treino pesado, atravessando 4 serras (Serra do Mendanha e Mirante do Marapicu ambas em Campo Grande e Mirante Céu Aberto e Serra do Vulcão ambas em Nova Iguaçu). Já tinha feito duas vezes uma parte desse treino com os amigos e já fazia 6 meses que não passava nesses locais correndo, das outras vezes só fazemos só a ida e a outra vez ida e volta, daí pensei porque não fazer um treino longo saindo de casa, subindo e descendo às 4 serras e retornando para casa correndo? Inclusive cheguei até comentar com uns amigos e eles gostaram da idéia, mas depois eles não falaram mais nada, então não perdi a oportunidade e fiz nesse final de semana sozinho.

Saí de casa correndo às 5:20h da manhã, estava fazendo uma temperatura muito agradável para correr, o céu todo nublado, depois de uns 5 Km correndo pela Av. Brasil começou a chover, preferi não colocar capa de chuva e continuei correndo. Cheguei na Pça da Bica do Mendanha com 20,44 Km completando o primeiro objetivo. Parti para o segundo objetivo as Torres do Mendanha, durante o percurso encontrei com o Marcelo e Rodrigo da Equipe Ultra Brutus, convidei os dois para fazer a travessia os dois me informaram que não iria dar para ir comigo, nos despedimos e continuei correndo morro acima, chegando nas Torres do Mendanha com 29,09 Km, bati na tradicional placa completando o segundo objetivo. Desci correndo uns mais ou menos 2 Km e entrei na trilha que dá acesso a Cachoeira do Mendanha mais um pouco a frente reparei no chão que motoqueiros fizeram trilhas naquele local e com a chuva e com a lama o percurso ficou bastante escorregadio, mas continuei em frente até chegar na Cachoeira do Mendanha completando o terceiro objetivo com 33,63 Km, como já faltava uns 30 minutos para o meio dia, decidi fazer uma pausa no treino para comer alguma coisa, almocei uma lata de atum e prossegui trilha acima. um sobe e desce danado até sair da trilha fechada e alcançar o acesso da outra trilha, fui subindo até alcançar o quarto objetivo: Mirante Marapicu com 36,80Km, chegando nesse Mirante não dava para avistar nada devido a neblina local, resolvi não ficar muito parado porque iria entrar numa trilha dificil, continuei na saga, quando não dava para correr ia caminhando porque o treino jamais deve parar. 

Quando entrei na trilha fechada na entrada vi um barulho no mato e fiquei atento era uma cobra cega, deixei ela passar e continuei mata dentro, até sair num vale onde tem um mato que muitos falam que é arranha gato, depois dessa descida até chegar numa barraca de caçador todas as marcações alguém retirou, mas fui me orientando com os talhos dos cortes nas árvores, pois em algumas partes a trilha estava confusa pelo mato estarem crescendo e algumas árvores terem caído pelo percurso tampando. Quando cheguei no local da barraca do caçador vi que a barraca já não existia mais e nem o fogão de lenha, alguém foi lá e pôs fogo em tudo, atravessei o rio e continuei na saga subindo essa trilha bastante pesada. Completei o terceiro objetivo chegando lá em cima no Mirante do Céu Aberto 42,7 Km, ainda com neblina não dava para ver nada, comecei a descer, essa descida é tão íngreme e perigosa que quando a temperatura está fazendo sol já é difícil de descer, imagina chovendo? Como não tinha jeito, comecei a descer indo em direção a rampa do vulcão. é outro sobe desce danado. Cheguei na Rampa de Vôo com 44,01 Km às 16 horas da tarde, ventando, chovendo e fazendo muito frio, fiz uns registros lá em cima rápido e comecei a descer, também em uma boa parte dessa descida o percurso estava também bastante escorregadio e não dava para correr muito, após descer da rampa do vulcão cheguei em frente a UNIG já eram 17 horas da tarde e rumei correndo pelo asfalto para completar o último desafio, já no asfalto deu para desenvolver uma boa velocidade e finalmente chegando em casa em Marechal Hermes completando o sétimo e último objetivo 70 Km feliz da vida.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Obs: Confira o vídeo lá em cima!! 

7 comentários:

  1. Boa Jorge!!!
    Parabéns!!!
    Ainda IREMOS correr juntos um dia!!!! Continue esse cara do bem nos incentivando cada vez mais!!!
    Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cláudio, com certeza iremos correr sim. Obrigado.

      Excluir
    2. Boa tarde Cláudio, com certeza iremos correr sim. Obrigado.

      Excluir
  2. Muito bom cerqueira PARABÉNS IRMÃO tube referência...

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, parabéns, não só pelos treinos pancadas e também por relatar, narrar como aconteceu o desafio, isso é diferente e importante pra quem está iniciando. Vc é uma referência! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, essa é a intenção de além de treinar, relatar para que os outros também se animem e corram esse percurso. Obrigado!!!

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista