segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Memórias de um Corredor - Parte 22

Após um dia ter realizado um longão com os amigos de 36 Km na Serra do Matoso, hoje segunda-feira feriado, dia 2 novembro 2020, realizei outro longão indo sozinho até a rampa de vôo da Serra do Vulcão em Nova Iguaçu.

Acordei às 4 horas da manhã me aprontei, tomei o meu café da manhã, dei mais uma inspecionada na minha mochila de hidratação para ver se estava tudo certinho  e às  5 horas da manhã com dia já claro e fazendo um pouco de frio, vi que o dia iria esquentar. Saí rumo a Serra do Vulcão. Fui beirando a linha de trem da Supervia, passei correndo por 10 bairros (Marechal Hermes, Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Olinda, Nilópolis, Edson Passos, Mesquita, Presidente Juscelino e Nova Iguaçu),

Quando passei pela estação de trem de Nova Iguaçu às 7 horas da manhã o GPS marcava 15 Km, vi que tinha que entrar na rua de trás para pegar o acesso até a Universidade de Nova Iguaçu e quando cheguei na Universidade o GPS Marcava 18 Km. Percorri até o percurso que dava acesso a trilha da rampa de vôo 18,6 Km foi quando comecei a subir, percorri uns 3 Kms morro acima, até que a trilha começou a ficar escorregadia devido até ontem ter chovido, tinha hora que não tinha como correr só andando, mas fui prosseguindo morro acima até que os últimos 3 Kms para chegar até a rampa estava bastante escorregadio e como não tinha como ter ido com tênis de trilha porque fui correndo pelo asfalto, a solução foi ter ido com tênis normal mesmo. Continuei prosseguindo devagar até que com 23,95 Km com 3 horas 20 minutos consegui chegar ao objetivo final chegando até a rampa de vôo da Serra do Vulcão. Em dias secos o percurso fica um pouco de subir, com chuva fica duas vezes pior ainda, mas aproveitei e fiquei um tempo lá em cima registrando algumas fotos, vídeos e sentei um pouco para comer uma lata de atum com batata. Tão logo comi e me hidratei era hora de retornar a descer e fui descendo com o maior cuidado porque estava bem escorregadio. Um cara que subiu caminhando estava com a roupa toda suja de lama devido ter caído. Mas abaixo depois que deu para correr porque estava sem lama fui orientando alguns caminhantes sobre o percurso até que veio um rapaz com uma família e me falou. Você não é Jorge Ultra, respondi que sim, e ele disse que me conhecia através dos meus vídeos do Youtube e me falou também que conhecia o amigo Negreiros da Dinossauros Runners, registrei um vídeo rapidamente com ele para mandar para o amigo Negreiros e já que não tinha mais lama dei o pedaço de pau que estava usando como bastão para não cair na parte que tinha lama mais lá em cima para ele subir e não cair lá em cima.

Ao chegar no asfalto vi que o  GPS marcava 29,91 Km, comprei duas garrafas de água no sacolão do amigo Baiano e resolvi não interromper o treino, resolvi continuar correndo até em casa, quando cheguei em frente a estação de trem de Nova Iguaçu com 32 Km o cansaço bateu, mas usei psicológico para não deixar influenciar no treino e fui retornando tudo novamente, quando estava chegando próximo de casa vi no GPS 48 Kms vi que o treino total iria dar 49 Km, resolvi retornar para trás mais 1 Km para aumentar mais 1 Km e finalizando em casa com 50 Km em 6 horas 7 minutos. Ufaaa...Agora sim objetivo final conquistado!
Segue algumas fotos do treino
A chegada à rampa de vôo livre da Serra do Vulcão em Nova Iguaçu é indescritível. Podemos visualizar toda a cidade Nova Iguaçu e algumas partes das cidades vizinhas. Também lá em cima da para chegar a outra trilha passando pelo Céu Aberto, saindo no Mirante de Marapicu, passando pelas cachoeiras do Mendanha e Torres do Mendanha. Eu e os amigos já fizemos essa parte da trilha. Mas para fazer essa travessia tem que estar bem preparado porque o percurso é difícil. Mas para quem não conhece a rampa de vôo da Serra do Vulcão eu recomendo e que vá em dias de sol e não com chuvas porque uma boa parte lá em cima fica escorregadio quando chove,🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista