sábado, 7 de novembro de 2020

Medalha Mérito Desportivo Militar - Parte 2

Todo atleta tem um sonho, muitos querem vencer uma prova importante, outros apenas completar a prova, outros correm pela saúde e etc e etc, mas é claro que é bom vencer uma prova, quem não gostaria de estar no lugar mais alto do pódio
? Com certeza todos os Corredores gostariam sim. Porém tem os atletas militares que além disso tudo acima citado, tem um sonho de ser condecorado com uma honraria muito importante das Forças Armadas a Medalha Mérito Desportivo Militar.

Já anunciei aqui no Blog em outro post, que já tive a honra de ser condecorado com essa linda medalha desportiva e agora a intenção desse post é divulgar e homenagear os atletas militares do atletismo da Força Aérea Brasileira que se destacaram e receberam essa Medalha Mérito Desportivo Militar. A honraria, concedida pelo Ministério da Defesa, foi criada pelo Decreto  5.958, de 7 novembro 2006. Ela destina-se a agraciar militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), policiais, bombeiros militares e civis brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais. É concedida, do mesmo modo, a organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento das suas missões constitucionais.
- Suboficial Laurênio Beserra, carioca, militar de carreira, serviu na Comissão de Desportos da Aeronãutica no lendário Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro, foi o primeiro do atleta do atletismo a receber essa medalha em 17 março 2009. Laurênio representou durante 30 anos muito bem a Força Aérea nas provas de maratonas pelo Brasil e fora sendo campeão em várias Maratonas. Inclusive quebrando o recorde da Maratona de Sevilha na Espanha em 1991.
- Sargento Juliana Souza, mineira, serviu também na Comissão de Desportos da Aeronáutica no lendário Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro, foi a segunda atleta do atletismo a receber essa medalha em 27 fevereiro 2015. Superar limites sempre foi a realidade dela, saiu do interior de Minas Gerais e descobriu o amor pelas corridas na Escola de Especialista da Aeronáutica em Guaratinguetá - SP. Juliana é pioneira e a única mulher de carreira que representa a Força Aérea Brasileira em corridas de rua, se destacando em várias competições de curtas distâncias e maratonas sendo campeã em várias provas, inclusive em 2010 ela participou do mundial militar de maratonas em Athenas na  Grécia sendo a vice campeã. 
- Sargento Jorge Cerqueira, carioca, militar de carreira serviu na V Força Aérea no lendário Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro. Foi o terceiro atleta do atletismo a receber essa medalha em 26 fevereiro 2016. Sendo indicado pelo Cel Rocha e recebendo essa conquista pela Comissão de Desportos da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Também superar limites é o lema desse atleta e por representar muito bem a Força Aérea Brasileira nas competições de Ultramaratonas, sendo campeão em várias provas nacionais e Internacionais.
- Sargento Sérgio Rodrigues militar de carreira do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo da cidade de Curitiba, foi o quarto atleta a receber essa medalha em 6 março 2020, se destacou em várias corridas de curtas distâncias e maratonas sendo campeão em várias provas como em 2015 sendo o vencedor da Maratona de Punta Del Este no Uruguai. Participou dos Jogos Mundiais na Índia em 2007, mundial de maratonas no Suriname e Mundial de Cross Country em Beirute no Líbano, sendo indicado pelo Cel Leonardo Perdigão da Comissão Desportiva Militar no Brasil.
- Sargento Tatiane da Silva é militar do programa atletas de alto rendimento da Comissão de Desportos da Aeronáutica, sendo a quinta atleta do atletismo a receber essa medalha em 1 setembro 2021 no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) no Rio de Janeiro. Tatiane é especialista em provas de obstáculos (As corridas com obstáculos são provas de atletismo que fazem parte do programa olímpico e consistem em corridas que têm no percurso barreiras que os atletas têm que saltar. As provas com obstáculos surgiram na Grécia. Tatiane é campeã de várias competições em pista de atletismo, além de fazer história nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, batendo o recorde brasileiro na prova dos 3000m com obstáculos. Além de ter ganho na série. A honraria traz orgulho e motivação na sua trajetória. Para ela foi uma premiação inigualável, além de ter o reconhecimento de todas as forças armadas.
- Sargento Viviane Lyra é militar do programa de atletas do alto rendimento da Comissão de Desportos da Aeronáutica, sendo a sexta atleta do atletismo a receber essa medalha em 9 dezembro 2023 na Escola de Educação Física do Exército - Urca - Rio de Janeiro. A Viviane é especialista em provas da Marcha Atlética que é uma prova do atletismo que faz parte do programa olímpico, sendo campeã nessa modalidade de prova.

Ter sido agraciado com essa Medalha Mérito Desportivo Militar foi um marco na nossa trajetória como militar e atleta, foi a coroação e o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no atletismo que nos exigiu muita dedicações diárias nos treinamentos e muitas privações. Estamos muito feliz em fazer parte de tudo isso.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Muito obrigado Força Aérea Brasileira!!!

8 comentários:

  1. Sensacional atletas, PARABÉNS pela conquista. Vocês nos orgulha e muito!

    Andrade Gutierrez

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo guerreiro!

    Que Deus continue abençoando vocês sempre!
    Saúde e paz atletas!🙏🏼🔝🏃‍♂️👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Bela matéria, Parabens a vc por fazer justamente parte deste reconhecimento. 👏👏👏🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laurenio e parabéns para vc também. Forte abraço!

      Excluir
  4. Obrigado meu amigo pela postagem, sem dúvida é grande conquista para nós, diante de tantas dificuldades que enfrentamos para manter o foco no esporte com a atividade militar dia a dia

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista