domingo, 21 de junho de 2020

Memórias de um Corredor - Parte 7


A travessia da Serra do Mendanha x Serra do Vulcão x Serra do Mendanha

Sábado, dia 20 junho 2020, dia de acordar cedo (4 horas da manhã) para mais um grande dia desafiador, foi dia de cabritar nas serras do Mendanha em Campo Grande e  Serra do Vulcão em Nova Iguaçu aqui no Rio de Janeiro. Para quem vem acompanhando as minhas aventuras nas corridas aqui no Blog já viu eu contando aqui na Memórias de um Corredor - Parte 5 que já fizemos essa travessia só de ida, na primeira vez foi Eu, Barros e Colli abrindo a trilha que estava bem fechada com as mãos e durante o percurso tivemos muitas dificuldades porque com a trilha fechada e com muitos espinhos já viu né? E como tinha sido a primeira vez resolvemos fazer só a ida, noutro final de semana limpamos a trilha e nesse final de semana juntamos a turma para ir lá fazer o bate volta. Marcamos na Praça da Bica do Mendanha às 6 horas da manhã com a turma. Apareceram 33 Corredores entre homens e mulheres. Mas nem todos fizeram a travessia bate volta completa. Alguns só fizeram 18 Km indo e voltando até as Torres do Mendanhas, outros foram até a cachoeira do mendanha 25 Km e os mais brabos fizeram o bate volta dando 51 Km.

O treino iniciou na Praça da Bica no Mendanha às 6:20h da manhã, céu limpo mas fazendo um pouco de frio. Fomos correndo pelo plano do asfalto mais ou menos 1 km, onde começamos subir até o início da Serra do Mendanha, onde saiu o asfalto e entrou em cena a terra batida, se formou 3 pelotões: Os mais rápidos, os intermediários e os mais lentos. Como o corpo ainda não estava aquecido fui no pelotão dos intermediários até, que depois os pelotões foram desfazendo e cada um foi correndo individualmente no seu pace. Cada vez mais que subíamos o percurso ficava mais vez íngreme. Passei ao lado da entrada da trilha que após chegarmos lá em cima nas torres iriamos entrar com 6,57 Km, continuei firme no propósito de chegar lá em cima nas Torres o mais rápido possível. Cheguei lá em cima nas Torres do Mendanha com o primeiro objetivo conquistado com 1h 14min 28seg, no GPS marcando 8,5 Km. Após todos chegarem lá em cima registramos umas fotos e começamos a iniciar a descida. Descemos uns 2 Kms e entramos na trilha, passamos pela primeira torre, mais a frente passamos com os corredores que iam até somente a cachoeira, passamos pela segunda torre e quando passamos pela terceira torre onde decidimos não descermos até a cachoeira para não perder tempo uma vez que essa cruzada da travessia seria bastante dura.

Continuamos correndo e subindo dentro da mata fechada, um oásis escondido dentro dessa floresta do Mendanha, até que saímos na entrada da subida do Mirante do Mirapicu e que subida hein não tem como correr nela, devido o seu altíssimo grau de dificuldade, fomos caminhando até chegar lá em cima no segundo objetivo conquistado o Mirante de Mirapicu - Nova Iguaçu, chegamos lá em cima às 9:40h da manhã com 16,96 Km, onde os praticantes de asa delta e parapente saltam lá de cima, que visual lindo que tem esse Mirante, lá de cima dá para ver ao longe as Torres do Mendanha por onde passamos, Nova Iguaçu, Campo Grande e etc e etc...Registramos umas fotos lá em cima e nesse monte foi a hora de separar os homens dos meninos porque a partir desse lugar a trilha começa ficar mais hot acima. Após alguns registros fotográficos iniciamos a corrida, hora corríamos e hora caminhávamos devido algumas subidas bem íngremes. Chegamos na entrada da torre que dá trilha que dá acesso ao Mirante do Céu Aberto, entramos mais uma vez na mata fechada e fomos conquistando mais Kms. Chegamos numa nascente onde fizemos uma parada para abastecermos nossas mochilas com água, tão logo nos abastecermos, fomos avançando até encontrarmos com o amigo Leandrinho que tinha atrasado para chegar no treino e entrou na trilha com uns garotos trilheiros por outro lado e o Leandrinho se ajuntou conosco nessa travessia. Começamos a subida bem íngreme que daria acesso ao Mirante Céu do Aberto, onde lá em cima ficam vários Cristãos orando. Chegamos lá em cima no terceiro objetivo conquistado no Mirante às 11:28h da manhã com 21,73 Km com altimetria de 1.600 metros. Após reunidos o pouco da galera que fizeram o bate volta, começamos a descer por uma corda que a descida é bem íngreme e escorregadia e tivemos que descer com todo cuidado para não haver nenhum acidente, faltava pouco para chegarmos até a rampa do vulcão. 

Fomos correndo e ao meio dia e 6 minutos com conquistamos o quarto objetivo, chegando na rampa de parapente na Serra do Vulcão em Nova Iguaçu com 25 Km. Dessa vez até estramos lá em cima tava lotado de visitantes e atletas soltando de Asa Delta e Parapentes. Nunca tínhamos visto essa cena como já era meio dia resolvemos para um pouco lá em cima para almoçarmos, cada um comeu o que levou em sua mochila de hidratação, ficamos lá por cerca de uns 40 minutos e após o almoçamos iniciamos o retorno do bate e volta. Passamos novamente pelo Mirante do Céu Aberto e lá em cima tem algumas trilhas abertas, não reparamos direito e entramos na trilha errada, descemos uma parte e reparamos que não era a trilha que tínhamos subido, retornamos e entramos na trilha certa e descemos, paramos rapidamente numa fonte dágua nos abastecemos e iniciamos a corrida novamente. Quando chegamos no Mirante de Mirapicu a galera decidiu não entrara na trilha que viemos e descer e passando pela igreja de que tem na zona industrial em Campo Grande só que até chegarmos no final do treino não daria 50Km e quando chegamos lá embaixo decidimos correr mais alguns Km na zona industrial de Campo Grande para dar no final do treino os 50 Km como a galera estava cansada e indo devagar e como eu rendo mais no asfalto disse que iria seguir mais rápido e fui correndo rápido e quando cheguei no largo que tem uma igreja o GPS marcava 42 Km, virei a direita e corri mais uns 3,5 Km até chegar na frente de um terreno da Marinha do Brasil e fiz o retorno para ir para o objetivo final durante o percurso cruzei com os amigos que estavam indo fazer o mesmo que eu e finalmente às 17:50 horas da tarde cheguei no objetivo final na Pça da Bica do Mendanha finalizando o treino com 51,5 Km...Ufaaa.
Algumas fotos do percurso
Na subida do Mendanha
Torres do Mendanha
Dentro da floresta
Mirante do Mirapicu
Mirante Céu Aberto
Rampa de Parapente - Serra do Vulcão em Nova Iguaçu
OS 12 guerreiro(a)s que fizeram os 51 Km. Parabéns.
O treino durou o dia todo porque o percurso dessa travessia é muito difícil e tem várias partes do percurso que não tem como correr e nem todos os corredores tem a mesma velocidade...Vale ressaltar que dos 33 corredores inicialmente somente 12 homens e 1 mulher completou o objetivo do treino que foi correr 51 Km. Após todos chegarem retornamos para os nossos lares para o merecido descanso. Independente de quem fez a menor ou a maior distância todos os amigos que estiveram nesse treino estão de parabéns. Nos vemos em breve e o Treino Jamais deve parar.🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♀️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

2 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista