quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Estamos cuidando da nossa saúde mental?


Por  Letícia Oni Laurentino
Atleta Asics Front Runner - Brasília

Cuidar da nossa mente é tão importante quanto cuidar do nosso corpo.

Falamos frequentemente sobre os benefícios irrefutáveis da atividade física; acreditamos no papel de um bom nutricionista quando buscamos uma alimentação mais equilibrada e saudável; nos submetemos a check-ups anuais com diversas especialidades médicas, etc. Mas quando o assunto é a nossa saúde mental, será que tratamos com o mesmo cuidado?

"Anima sana in corpore sano" é a expressão latina que deu o nome e que move a marca ASICS. Na literalidade, significa “mente saudável em um corpo saudável”. Isso significa que as duas coisas estão interligadas: para ter um corpo saudável, nossa mente precisa estar bem. Gosto de dizer que corpo e espírito estão em constante busca de equilíbrio. Isto é, quando nossa mente está desequilibrada, a tendência é que a gente perceba sintomas em nosso corpo. O mesmo ocorre quando o corpo não está tão bem: nossa mente tende a se perder um pouco, pelo menos por alguns instantes. Por isso a importância de cuidar da mente tão bem quanto cuidamos do corpo.

É claro que quando nos dispomos a fazer atividade física, já estamos, de certo modo, cuidando do corpo e da mente. O que quero dizer aqui é que é muito fácil, em um momento de desequilíbrio emocional, nos encaminharmos para opostos: às vezes para o excesso, outras vezes para o isolamento. Isto é, em fases difíceis, enquanto algumas pessoas abandonam as coisas que mais amam fazer, outras partem para o exagero.

Explico. Às vezes, buscamos refúgio para os problemas em algo que amamos. Tem gente que se esconde no trabalho, na bebida alcoólica, na comida. Por que não aconteceria com o esporte?! Nós, imersos no ambiente esportivo, puxamos peso, aumentamos a carga de treino sem motivo, corremos mais forte ou mais longe que o necessário...Tentamos esconder algo que nos falta nos excedendo em outras áreas da nossa vida. E, no fim das contas, o que precisamos é de alguém que nos ouça e nos auxilie.

A minha experiência foi no ano passado. Tive muitos momentos complicados. Não tenho dúvidas de que a corrida foi o meu maior refúgio e me manteve sã por um bom tempo. Mas finalmente percebi que, na maioria das vezes, não é o suficiente. No meu caso, por exemplo, comecei a usar a corrida para fugir de tudo o que estava sentindo. Estava triste, ia correr. Estava com raiva, ia correr. Tinha um dia ruim, ia correr. Alguns dias, quanto mais cheia estava minha cabeça, mais rápido e forte eu tentava correr. Percebi que quando eu não sabia lidar com um sentimento, eu usava a corrida para abafar o que estava sentindo. O que esse padrão me causou? Abafei meus sentimentos por algum tempo e não lidei com eles de maneira apropriada. Após um tempo, perdi a vontade de correr. E acabei agravando o processo de estafa mental que já estava instalado.

Usar o esporte como terapia pode ser uma das saídas para manter a mente saudável e em equilíbrio com o corpo. Porém, não podemos esquecer que, em determinados casos, só um profissional será capaz de desenrolar o misto de sensações que nos rodeiam. A tendência é que, não lidando bem com nossas emoções, canalizaremos em outros aspectos da vida. Acabamos por maltratar o corpo e buscamos esquecer sensações que precisam ser sentidas e cuidadas, gerando desequilíbrio e adoecendo o corpo e o espírito. 

Tão importante quanto a planilha de treinos é a nossa saúde mental. Não podemos abrir mão. E se nos valemos do esporte (ou qualquer outra coisa) para abafar sentimentos, talvez seja necessário recalcular a rota e olhar para dentro. Só assim será possível alcançar o equilíbrio da mente sã em um corpo são.

Um comentário:

  1. Muito legal essa matéria que vai nos ajudar muito nas provas. Obrigado Letícia.

    Carlos Rosa

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista