segunda-feira, 29 de julho de 2019

Competição nº 444 - 8° Ultradesafio 80K de Sana 2019

Distância: 80 Km;
Tempo: 9 horas 28 minutos;
Local: Sana à Glicério - Macaé - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 5°;
Total de Corredores: 64 Corredores (54 nos 80K e 10 nos 41K).


Foi realizado nesse final de semana, Sábado dia 27 julho 2019 à 8ª edição do Ultradesafio 80K  de Sana, região Serrana de Macaé - Rio de Janeiro, com essa edição também houve uma prova menor de 41Km, prova realizada pela ASCOM (Associação de Corredores de Macaé). 


Cheguei em Sana por volta das 16 horas, diferente do ano passado que cheguei às 23 horas por causa do engarrafamento na estrada o que deu para descansar um pouco. Às 19 horas em um restaurante local, pegamos o Kit da prova, assistimos o Congresso Técnico,  jantamos uma ótima massa e como à largada iria ser às 4 horas da manhã, tratei logo de ir descansar,  porque o dia iria ser punk demais subindo e descendo montanhas.
Kit da prova
E chegou o grande dia do desafio correr 80K de montanhas, acordei às 2:40h da madrugada me aprontei e fui tomar o café da manhã. Por volta das 3:40h já pronto guardei minha mochila no carro da organização e ficamos aguardando à largada. Às 4 horas da manhã em ponto fazendo um pouco de frio, foi dada à largada, liguei o start do GPS e dessa vez preferi não ligar de imediato o MP3, só ligando depois do dia clarear, lá fomos nós correndo cada um no seu ritmo, procurei tentar me manter entre os primeiros atletas. Corremos por ali em Sana, passamos por uma ponte local, subimos olhei no GPS marcando 550 metros, fizemos o retornos passando novamente em frente à largada e rumamos correndo para Glicério.
Na largada
Como estava escuro e mesmo com a lanterna ligada na mão, fui correndo com toda precaução para não tropeçar e não se machucar, passou o 1, 2, 3, 4, 5, 6 Km e fomos correndo normalmente, até que no Km 7 deu uma vontade de fazer o número 2 putzzz...nesse Km ainda era o o 5° colocado geral da prova, parei para fazer minhas necessidades e fui ultrapassado por 6 corredores, passando a ser o 11° colocado...Tão logo fiz minhas necessidades fisiológicas tratei logo de voltar a correr para não ser mais ultrapassado por mais corredores e também tentar ultrapassar os que tinham me ultrapassado. Cheguei em Frade no Primeiro Posto de Controle da prova com 20 Km. Abasteci rapidamente minhas garrafas e tratei logo de retornar a correr, lá pelo Km 28 da prova vi a frente um corredor indo correndo devagar tratei logo de acelerar para alcançá-lo...Alcancei e perguntei se estava tudo bem com ele, o mesmo respondeu que sim e prossegui em frente, passando a ser o 10° colocado da prova. Ao chegar no Segundo Posto de Controle da prova (38Km), fui informado pelo Staff que era o 6° colocado. Indaguei como assim? No Km 7, parei para fazer minhas necessidades fisiológicas e naquele momento era o 11° colocado? Ele me mostrou a prancheta com os nomes e as colocações e eu era o 6° colocado. Pensei será que os caras que tinham me ultrapassado no início erraram o percurso? Será que esse posto de controle foi montado atrasado e os primeiros passaram mais cedo? Procurei abastecer logo com água, bebi uns 2 copos de coca cola, peguei um pacote de amendoim, agradeci os staffs e tratei logo de voltar a correr para não perder tempo e encucado com a informação que o Staff tinha me passado.

Ia correndo e de vez em quando olhando para trás para ver se ninguém vinha atrás querendo me ultrapassar e também olhando bem a frente se visse alguém a minha frente para tentar ganhar mais algumas posições. Cheguei no Terceiro Posto de Controle da prova em Duas Barras (51 Km), fazendo um baita sol, tão logo cheguei nesse PC o Staff me informou...Você é o 6° colocado na prova, aí não tive mais dúvidas os 4 corredores que tinham me ultrapassado no início da prova se perderam durante o percurso. Como tinha que subir a esquerda indo e voltando 12 Kms, deixei para abastecer a mochila no retorno e quando chegamos em Duas Barras as forças estavam esgotadas o jeito foi subir até lá em cima alternando correndo com caminhadas e assim fui subindo para passar no 4° e 5° posto de controle da prova. Após passar pela cachoeira lá em cima cheguei no 4° posto de controle e o Staff anotou o meu número para controle me falando que era o 6° colocado. Ao chegar na metade da subida vinha o 2° colocado descendo, mas à frente o 3° e 4° colocado cumprimentei e falei rápido com eles dos atletas que se perderam durante o percurso e continuei subindo depois de uns 2 minutos subindo me aparece o 5° colocado descendo que no início da largada largou bem forte e durante o percurso quebrou e vinha descendo mancando, perguntei se estava tudo bem e ele disse que estava sentindo dor na coluna. Pensei na possibilidade de ultrapassar ele na volta, mas ele estava um pouco adiantado e prossegui subindo...Finalmente cheguei no Posto de Controle 5 com 56 Km...Ufaaa...Peguei a xuxinha de controle e tratei logo descer, mais abaixo apareceu o 7° colocado subindo, ele me perguntou se eu era o 2° colocado da prova? Respondi que não, que era o 6° colocado e ele era o 7° colocado da prova, procurei descer correndo rápido para não dar chances dele me ultrapassar. Já na metade da descida vinha subindo a primeira colocada da prova cumprimentei e prosseguir morro abaixo, cheguei no PC3 abasteci com água, bebi uns 3 copos de coca cola geladinha, comi umas 3 azeitonas, peguei umas tangerinas e avisei para os amigos que tinha chegado nesse PC para não ficar muito tempo parado ali não para não dar chances de serem cortados na prova eles agradeceram e disseram que iriam iniciar logo a subida e prossegui em frente correndo rumo a Serra Escura.
Subindo  a serra de Duas Barras a parte mais difícil do percurso
Ufaaa...cheguei
Descendo  a Serra de Duas Barras, rumo a Serra Escura
Durante o percurso fui observando para ver se conseguia ver algum corredor para ultrapassar, mas não aparecia ninguém à minha frente...Alcancei o início da Serra Escura (65Km) já esgotado e pedindo à Deus forças para prosseguir montanha acima, só quem correu essa prova sabe o que é passar correndo por Duas Barras e pela Serra Escura...Brabo demais...hehehe...Nessa Serra Escura tem várias porteiras que o corredor tem que passar abrindo e fechando, ao passar pela segunda porteira vi uma pedra de gelo caída no chão, pensei comigo deve ter sido algum corredor que passou e deixou cair, não titubiei peguei lavei com a minha água da minha garrafa e coloquei dentro do boné na minha cabeça o que ajudou pacas na subida dessa serra. Ao chegar ao cume da Serra Escura respirei fundo e comecei a descer com todo o cuidado porque essa descida é bastante íngreme e qualquer escorregão o corredor pode cair e vai rolar até no pé da serra, quase se aproximando do 6° e último Posto de Controle da prova, observei que um corredor que estava indo andando devagar até esse posto ao me aproximar observei que era o amigo Nelson da ASCOM o mesmo estava bem desgastado e não se sentindo bem, eu falei vamos Nelson tá acabando só falta 10 Kms o mesmo disse que não estava se sentindo bem e que iria ficar ali no PC6 descansando um pouco e a partir daí passei a ser o 5° colocado na prova e comecei a descer o restante da Serra Escura. Ao chegar no asfalto também já estava bem esgotado e ia falando comigo mesmo...Vamos, tá chegando, não perca essa oportunidade de subir no pódio...E assim fui chegando até em Glicério e concluir esse desafio em 5° colocado geral em 9h 28min, feliz da vida e agradecendo à Deus por mais um pódio conquistado. Em relação ao ano passado em que completei nesse novo percurso em 9h41min então esse ano baixei em 13 minutos com recorde pessoal. Muito bom!!!
Descendo  a Serra Escura
Ufaaa cheguei...Obrigado meu Deus
Pódio dos 5 primeiros colocados
Resultado dos 5 primeiros colocados:
1 - Carlos Figueiredo
2 - Saulo Fernandes
3 - Leandro Simonini
4 - Nilson Amado
5 - Jorge Cerqueira
Premiação extra - homenagem aos Pioneiros dessa prova
Pódio das 5 primeiras colocadas
Resultado das 5 primeiras colocadas:
1 - Karine Thames
2 - Carla Bianca
3 - Viviane Mendonça
4 - Débora Sander
5 - Suellen Seabra
Avaliação da Prova:
Inscrição: De R$ 150 à 300 reais de acordo com os lotes. Eu fui convidado da prova e a minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue 1 dia antes juntamente com o Congresso Técnico em um restaurante local. Recebemos 1 bolsa plástica pequena, 1 camisa de manga longa, 1 número e 4 alfinetes...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou uma pick-up de apoio da prova, onde guardamos os nossos pertences, tanto na entrega como na chegada não tivemos problemas algum...Ponto positivo;
Altimetria e Percurso da prova: Muito difícil...O percurso tem um belo visual, porém difícil o atleta que não realiza treinos de montanhas sofre muito. Pois à largada deu-se às 4 horas da manhã em frente à Pousada Sanadum em Sana corremos cerca de uns 550 metros até numa subida próximo de um Camping e retornamos pelo mesmo caminho, passando em frente a Pousada que dormimos e rumamos para Glicério, passamos correndo por vários bairros: Frade, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Duas Barras, Alegria, Serra Escura e finalizando  a prova  em Glicério - Macaé, percurso tem 90% de estrada de terra batida e 10% de asfalto/paralelepípedo, com terreno plano, várias subidas/descidas íngremes e se o corredor não dosar durante o percurso paga o preço  e teve corredor pagando o preço sendo cortado, pois o corredor tem que estar bem preparado, durante o percurso teve 2 carros de apoio da prova, também todo o percurso é demarcado com fitas, placas e em uma parte do percurso pintado com tinta nos postes e cercas. Infelizmente alguém arrancou as fitas colocadas em uma parte do percurso que a organização marco e com isso fez com que alguns atletas errasse o percurso. A minha sugestão para a organização é que ano que vem nas bifurcações além das fitas, pinte com setas ae se alguma pessoa arrancar terá as setas pintadas, seja no poste de luz, muros de casas ou cercas e não terá problemas...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Muito bom, a organização colocou 4 pontos de hidratação durante o percurso (20Km, 38Km, 51Km e 70 Km) com copos de água gelados e coca-cola. Também durante o percurso teve várias nascentes e cachoeiras para se hidratar, nessa prova de montanhas o Corredor não sente sede...hehehe...Ponto positivo;
Posto Médico: O organizador é socorrista, além dele tinha outro socorrista e dentro da pickup tinha vários itens de primeiros socorros caso alguém precisasse de um socorro, mas não foi preciso ser utilizado...Ponto Positivo;
Banheiros: Na largada usamos os da Pousada Sanadum que ficamos hospedamos, caso alguém precisar durante o percurso pode utilizar o mato e na chegada na Praça de Glicério usamos o banheiro de uma academia local...Ponto positivo;
Lanche: Durante os 06 pontos de apoio no percurso teve água em copos fechados gelados, refrigerante (coca cola gelada), bananadas, paçocas, amendoins, azeitonas, tangerinas e na chegada teve água em copos fechados gelados, macarrão com carne moída e coca-cola...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os atletas receberam uma linda medalha de metal vazada na frente vindo escrito o nome da prova, ano 2019, o desenho da montanha de SANA, atrás o símbolo da ASCOM e vindo com uma fita personalizada nas cor azul e branco vindo escrito o nome da prova...Show......Ponto positivo;
Premiação: A organização premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino com lindos troféus de madeira e cinturão tipo MMA para os dois primeiros colocados masculino/feminino e Certificados...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: Todos  que completaram a prova receberam lindo troféus de madeira com sua devida colocação e mais o Certificado...Ponto positivo;
Premiação Extra da Prova: A organização premiou Eu e a Vera Motta por ser os pioneiros nessa prova, por ter corrido todas as edições e com isso recebemos um lindo cinturão tipo MMA com a logomarca da ASCOM...Show...Ponto positivo;
Resultado da Prova: A organização divulgou na hora para os participantes e depois irá colocar no site da ASCOM(www.ascommacae.com)...Ponto positivo;
Prova: Pois o percurso é lindíssimo, porém bem punk, tem que se treinar muito em montanhas para uma prova dessa, prova desafiadora a estratégia era ficar entre os 5 primeiro colocados e conseguir graças à Deus;
Agradecimentos: Eu só tenho a agradecer à Vera Motta, Adenilson Aprígio e a toda equipe da ASCOM que sempre estão me apoiando em suas provas. Organizar, realizar e trabalhar em virtude de corridas é realizar o sonho de muitas pessoas e isso a ASCOM tem feito com muito amor e carinho, com poucos recursos não mediram esforços e conseguiram realizar mais uma vez uma baita prova...Muito obrigado pelo apoio, que Deus abençoe todos vocês!!!

Parabéns a todos que concluíram esse grande desafio dos 80K e 41K nesse final de semana...Nos vemos na próxima linha de largada.🏃‍♂️🏃‍♀️💨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista