sexta-feira, 24 de maio de 2019

Espaço Juliana Pessoa - Pilates & Fisioterapia Pélvica

Por Dra. Juliana Pessoa
Pós-Graduada em Fisioterapia Uroginecológica
CREFITO: 2/185842-F.

Você sabia que o Pilates pode proporcionar diversos benefícios para corredores?
Buscar qualidade de vida, perder calorias e se sentir pertencente a um determinado grupo têm motivado muitas pessoas a procurarem na corrida uma solução para combater o sedentarismo. A cada dia aumenta o número de praticantes de corrida, seja de rua ou trail (trilha). O fato de ser acessível a todos os níveis sociais e a facilidade de se treinar em qualquer lugar e momento também contribuem para esse fenômeno.

Com isso, tem crescido o número de atletas que treinam sem orientação profissional. Assim, apesar de todos os benefícios da corrida, é comum encontrar atletas com lesões, tais como: canelite, condromalácia patelar, distensão muscular, lombalgia e fascite plantar. Estudos apontam que essas lesões, ais quais comumente acometem os praticantes da corrida, ocorrem devido à inobservância de um protocolo de exercícios que trabalhem fortalecimento e alongamento.

Portanto, a orientação de um instrutor de Pilates é essencial para a preparação dos atletas, levando ao corredor muitos benefícios, tais como: melhora da postura, aumento da força e resistência muscular, melhora da flexibilidade, melhora a respiração, melhora a mobilidade articular e diminui a sobrecarga da coluna.

As vantagens da prática do Pilates são inúmeras e beneficiam o corpo como um todo, gerando, ainda, o bem-estar mental do seu praticante.

Eu posso fazer pilates durante a gestação e o pós-parto?
A gestação é um período muito especial na vida da mulher, que consiste em um processo fisiológico natural, gerando alterações morfológicas e fisiológicas, e requer atenção e cuidados especiais. Com isso, vemos a importância da preparação do corpo para viver esse período.

Devido a essas alterações ocorrem edemas, o aumento do peso corporal, frouxidão ligamentar e alterações posturais, podendo acarretar em aparecimento de desordens musculoesqueléticas. O método Pilates é um programa de exercícios que traz conforto à gravidez e até mesmo ao parto, com foco na estabilidade do assoalho pélvico. É uma alternativa para a promoção de uma vida saudável para mulher antes, durante e depois da gestação.

O Método proporciona diversos benefícios, dentre eles: ajuda a suportar o peso da barriga, combatem o inchaço e facilita o nascimento no parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária na gravidez e no pós-parto, o aumento da força muscular, flexibilidade, controle, consciência corporal, preconizando a harmonia das relações musculares, manutenção do controle postural, diminuição da dor na região lombar e cintura pélvica; melhora a respiração, a circulação sanguínea; maior oxigenação do bebê, diminuição do risco de diabete gestacional, relaxamento, aumento da autoestima e sensação de bem-estar, diminuição de câimbras musculares e preparação para o parto com o fortalecimento muscular, principalmente dos músculos abdominais e assoalho pélvico e, por fim, promove uma boa recuperação no pós parto.

O método Pilates é realmente capaz de trazer tantos benefícios para a terceira idade? Por que cada vez mais médicos e fisioterapeutas indicam Pilates para idosos?

É notório que, durante os anos da Melhor Idade, o organismo tenha suas capacidades funcionais comprometidas, como o enfraquecimento dos músculos, a piora do equilíbrio, a diminuição da resistência e da postura, dentre outras. Com isso, a realização de atividades comuns no dia a dia não são mais tão fáceis.

Nesse contexto, surge o Pilates como um grande aliado. As sessões acontecem com base em exercícios que demandam apenas o peso corporal do próprio indivíduo, respeitando seus limites e incentivando o progresso gradual. São movimentos suaves e controlados, não sobrecarregando partes sensíveis do corpo, acompanhados de um trabalho respiratório específico que ativa a musculatura responsável pela sustentação da coluna e do tronco, além da estabilidade. Outras vantagens incluem a diminuição de ocorrências de lesões e maior bem-estar e disposição no dia a dia.


A meta é que o idoso trabalhe o organismo de forma holística, integrando corpo e mente, físico e psicológico. Sendo assim, diversas vantagens são obtidas.
Alguns exemplos são:
· Desenvolvimento de autoconsciência corporal;
· Melhor mobilidade das articulações;
· Fortalecimento da musculatura;
· Otimização da respiração e da concentração;
· Ganho de coordenação motora;
· Melhora da atenção;
· Melhora do equilíbrio; e
· Proporcionar bem-estar.

Meu filho(a) pode fazer pilates?
Engana-se quem pensa que o Pilates é somente para pessoas adultas. Crianças também podem e devem fazer Pilates. O profissional de Pilates está apto a adaptar o método a qualquer idade, mas o mais comum é trabalhar com crianças a partir dos quatro anos.

Há alguns anos as crianças brincavam nas ruas, subiam nas árvores e jogavam bola com os amigos. Isto é, uma série de exercícios faziam parte da realidade das crianças de antigamente. Hoje elas preferem muitas vezes ficar em frente ao computador a ter que sair para a rua e brincar com os amigos. Isso prejudica o seu desenvolvimento corporal e pode comprometer a sua postura.
O Pilates conduz à criança a idade cronológica correta, evitando o amadurecimento precoce e a responsabilidade excessiva decorrente de tantas disciplinas e informações da escola e do dia a dia. Dessa forma, ajuda a evitar doenças de gente grande como estresse, depressão e ansiedade. Além disso, ela descarrega as tensões tanto físicas como psicológicas, sendo capaz de encarar o mundo com mais facilidade e energia e, consequentemente, mais felicidade.

Vale a pena mostrar um pouco mais como essa atividade física pode ajudar seu filho a melhorar e potencializar a sua saúde. Veja outros benefícios que o Pilates oferece às crianças:
· Melhora a circulação sanguínea;
· Melhora a capacidade respiratória;
· Promove o alinhamento postural;
· Previne a criança contra dores na coluna e na região lombar;
· Reduz a obesidade infantil;
· Ajuda a desenvolver a socialização;
· Aumenta a força muscular;
· Promove o crescimento;
· Desenvolve ossos fortes;
· Melhora a capacidade de comunicação;e
· Estimula a alimentação, ajudando no processo de alimentação adequada e saudável.

É com este ideal que o Espaço Juliana Pessoa - Pilates e Fisioterapia vai oferecer aulas prazerosas e eficientes com atendimento personalizado para todos, com equipamentos modernos da New Pilates, o espaço possui uma sala de Pilates, uma sala de Yoga e um consultório de Fisioterapia levando saúde para todas a pessoas.

Gostou? Então venha nos conhecer!!!
Endereço: Rua Antônio de Mendonça, 29A, na praça H (próximo à Escola Visconde de Porto Seguro) em Sulacap - Rio de Janeiro.
Contatos: 98826-7692/99964-6109

Um comentário:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista