sábado, 29 de dezembro de 2018

Retrospectiva Esportiva 2018

A temporada de 2018 foi dura, os treinos foram fortes, a dedicação foi 100%, a meta esse ano foi ser campeão nas Ultramaratonas e o resultado que esperava foram alcançados graças à Deus. Pelo segundo ano consecutivo ficou marcado em mim por esse ano ter sido o Campeão no Masculino na Ultramaratona Internacional 48 horas da Mantiqueira em Passa Quatro - MG, correndo em 48 horas 341,2 Km e conquistando o 1˚ Colocado Campeão masculino nessa prova.

O meu ano no esporte percorri 5.174 Km em 461 horas entre treinos e competições, sendo que o foi muito mais do que isso porque não postei todos os treinos. Em 2018 competi em 34 provas desde as pequenas às Ultramaratonas segue abaixo a minha Retrospectiva Esportiva.
O meu ano no esporte foi assim!!!
A temporada de 2018 foi dura, os treino foram fortes, a dedicação foi 100% e o resultado que esperava foram alcançados. Pelo segundo ano consecutivo ficou marcado em mim por esse ano ter sido o Campeão no Masculino na Ultramaratona Internacional 48 horas da Mantiqueira em Passa Quatro - MG, correndo em 48 horas 341,2 Km e conquistando a 1˚ Colocação Geral na prova, o meu ano no esporte percorri 5.174 Km em 461 horas entre treinos e competições. Sendo que o foi muito mais do que isso porque não postei todos os treinos.
Início de ano é o recomeço e a base dos treinos para as futuras competições, portanto só competi duas provas pequenas no Circuito Oeste de Montanhas 20 Km e na Corrida de São Sebastião 10 Km. Entre treinos  e competições totalizaram 665 Km.
Devido em janeiro ter corrido 665 Km, já nesse segundo mês do ano puxei a manete nos treinos para correr a primeira ultra do ano, procurei fazer poucos treinos e competi uma vez só na Nit Ultra Run 12 horas o objetivo era alcançar o primeiro colocado geral, já que na primeira edição fui o segundo colocado, mas na madrugada deu uma dor lombar que me fez reduzir o ritmo que estava correndo e parando algumas vezes para fazer massagens, mesmo assim não esmoreci me recuperei e consegui alcançar a terceira colocação. Entre treinos e competição totalizou 393 Km.
Já em março competi em duas pequenas provas no Circuito Oeste de Montanha 20 Km, no Jogos Cariocas de Verão 5 Km e na Ultramaratona 12 horas de Macaé correndo 105,3 Km. O objetivo nessa Ultra de Macaé era ficar entre os 5 primeiros colocados ainda mais que estava vindo de uma ultra em fevereiro e objetivo foi alcançado ficando em quinto colocado. Entre treinos e competições totalizaram 353 Km.
Em abril foram apenas duas competições na Rio City Half Marathon 21 Km e na Ultramaratona Tutan Transmantiqueira Ultra Trail 100 Km uma prova magnifica, não deu para treinar em montanhas para essa prova então não deu para ficar entre os primeiros colocados mas conquistei o 12 colocado. Entre treinos e competições totalizaram  437 Km.
Nesse mês não teve Ultramaratona, competi em duas competições no Desafio Corja de Montana 27 Km e na II Meia do Porto 21 Km. Entre treinos e competições totalizaram 386 Km.
Nesse mês também não teve Ultramaratona mas competi em 4 provas. na XXXI Corrida da Barra 26 Km, no 2 aniversário dos Corredores Cristãos, na Meia Maratona do Rio 21 Km e na Maratona do Rio 42 Km. A novidade foi o Desafio da Maratona do Rio onde competimos em dois dias seguidos no Sábado a Meia Maratona e no Domingo a Maratona do Rio. Entre treinos e competições totalizaram 400 Km.
Nesse mês teve Ultramaratona, mas competi em 3 provas na Corrida Hemorio 10 Km, na XVIII Corrida Santos Dumont 5 Km e no objetivo principal que foi o 7 Ultra desafio de montanha 80 Km de Sana em Macaé. Nessa Ultra o percurso foi modificado e com a alta temperatura a prova ficou mais difícil mas conquistei o 6 lugar na prova. Entre treinos e competições totalizaram 459 Km.
Nesse mês competi em 4 provas Troféu Tenente Brigadeiro Aquino Granja 4 Km, Circuito Oeste de Montanha 16 Km, na A Muralha Up And Down Marathon 42 Km e na Corrida Off Road Run 10 Km. Entre treinos e competições totalizaram 317 Km.
Foram 4 competições Meia Maratona Nacional da Advocacia 21 Km, Corrida e Caminhada Você é Cristão 5 Km, Meia Maratona de Niterói 21 Km e na Corrida Ternium 10 Km...Esse mês foi bom que conquistei o 3 lugar indo ao pódio. Entre treinos e competições totalizaram 380 Km.
Foram 5 competições Meia Maratona Nacional da Advocacia 21 Km, Corrida e Caminhada Você é Cristão 5 Km, Meia Maratona de Niterói 21 Km, Corrida Ternium 10 Km e a Rio Ultra 24 horas...Esse mês foi bom porque conquistei 2 pódios o 3 lugar na Corrida Você é Cristão e o 2 lugar na Rio Ultra 24 horas. Entre treinos e competições totalizaram 449 Km.
Esse penúltimo mês do foram 3 competições: Corrida Corre com a gente contra a prevenção do AVC 5 Km, Corrida da Base Aérea dos Afonsos 5 Km e a Ultramaratona Internacional de 48 horas da Mantiqueira e essa última foi mais do que especial. Fui o Campeão masculino nessa prova. correndo 341,2 Km. Entre treinos e competições totalizaram 613 Km.
E para finalizar o último mês do ano competi em 4 provas: Desafio Tupinambá 18 Km, Circuito SESC de Corridas 7 Km, Ultra Desafio Contra Relógio 6 horas 59,2 Km até que gostei do resultado dessa última Ultramaratona do ano porque estava vindo de uma Ultra de 48 horas e a musculatura do corpo ainda não havia recuperado, fui com a missão de somente completar, ainda mais que no dia da prova fez um calor absurdamente de 38 graus, nem larguei forte mas teve uns que largaram forte e no final pagou o pato e consegui conquistar o 2 colocado nessa prova. Bom demais. Entre treinos e competições totalizaram 366 Km.
E assim fecho mais um ano de competições com os objetivos conquistados e totalizando 5.174 Km. Deixo aqui os meus agradecimentos à DEUS, ao meu técnico, aos meus apoiadores (Sprint Tênis, Dra. Rita Radiz Nutricionista, a Spiridon Eventos, ao Vini Vitorino e a Equipe Elite Runners) e a todos amigos que torcem por mim. Novas metas e novos desafios me aguardam em 2019, que Deus possa no abençoar com muita saúde para continuarmos correndo muitos e muitos Kms com muitas vitórias. 🏃🏃🏃

2 comentários:

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista