sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Minhas literaturas do mundo das corridas

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer. Ler é um exercício que promove um diálogo interno e permite que a gente aprenda, viaja no tempo, cresça e amadureça com as experiências das pessoas. E com certeza você fazendo isso, vai lhe ajudar a te ampliar horizontes. Até o momento aqui em casa são 43 literaturas esportivas do mundo das corridas, alguns comprados e outros ganhados que me ensinou a correr bem e manter a minha saúde em dia.  Aparecendo mais livros vou atualizando a lista aqui nesse post. Segue abaixo as descrições de cada livro.
01 – Guia Completo de Corrida

Autor:  James F. Fixx
Ano: 1977
Descrição: Nesse livro você vai encontrar tudo o que você deve saber para tirar maior proveito de seus exercícios. É uma grande inspiração para os leitores descobrirem os efeitos prolongados desse esporte. É também, inegavelmente, o melhor trabalho já publicado até hoje sobre o assunto, conforme pode ser comprovado pelo depoimentos de corredores profissionais e amadores. Na época de sua publicação foi o maior best-seller não ficção de todos os tempos.
 02 – The New Competitive Runner’s Handbook

Autor: Bob Glover e Peter Shuder
Ano: 1983
Descrição: Quer participar regularmente, ou se quiser participar, na excitação de corrida competitivo. Handbook é o livro do corredor competidor que tem todas as informações que você precisa para competir e vencer.
03 – Só é gordo quem quer
Autor: João Uchôa Jr.
Ano: 1986
Descrição: O livro teve 27 edições nos anos 80 e vendeu mais de 500 mil exemplares. O autor apresenta a versão atualizada de seu método de reeducação alimentar para uma nova geração de leitores em uma edição totalmente reformulada. Segundo o autor, o problema das dietas da moda é o conhecido 'efeito sanfona', ou seja, algumas podem de fato garantir uma perda rápida de peso, mas também podem causar, devido à drástica alteração do cardápio construído em cima dos sacrifícios, o enfraquecimento do organismo, que fica sujeito a doenças e não consegue evitar 'recaídas, ocasionando a recuperação do peso perdido. Sem recomendar fórmulas milagrosas, o médico João Uchôa Jr. propõe o equilíbrio do bom-senso: a pessoa que quer, ou precisa, emagrecer não pode abrir mão do fato elementar de que os alimentos - todos, sem exceção - existem para serem consumidos e saboreados prazerosamente. O segredo está em fazer as refeições certas na hora certa, e isso significa uma recombinação inteligente do cardápio. 'Só é gordo quem quer 2' apresenta tabelas atualizadas, com os devidos valores nutricionais, explica o método passo a passo e oferece novas propostas de cardápio com receitas naturais e saudáveis, para o leitor seguir e perder definitivamente o medo da balança.
04 – 30 dias para perder a barriga

Autores: Roy Matthews e Nancy Bursteins
Ano: 2001
Descrição: Sinta-se saudável e em plena forma com este programa simples, de apenas quatro etapas.
05 – Vencendo Limites
Autor: Marcio Milan
Ano: 2002
Descrição: O autor narra sua história como esportista amador. Relata as dificuldades, dores e alegrias ao longo dos árduos treinamentos e competições ao redor do mundo que o atleta participou.Os desafios enfrentados por Milan nos remetem principalmente as ultradistancias, como a Comrades Marathon, o Campeonato Mundial de Ultramaratona de 100 Km e o Ironman.
06 – Travessia
Autor: Antônio Presídio Neto
Ano: 2003
Descrição: O livro retrata a experiência do autor, se submetendo a 1 ano de treinamento em natação, visando sua participação na maior competição em mar aberto do país. Toda essa vivência, lhe rendeu, não só um grande aprendizado para seus trabalhos na área do esporte, como também, uma riqueza de ensinamentos da vida. Esse livro convida você a botar o pé na estrada e experimentar as inúmeras travessias que a vida oferece.
07 – Guia Completo para Corrida em Trilha
Autor: Dagny Scotty Barrios
Ano: 2003
Descrição: A corrida em trilha é uma paixão de centenas de milhares de brasileiros que a cada dia ganha novos adeptos. O guia está escrito pela autoridade mundial no assunto, é a obra definitiva do esporte. O livro oferece tudo o que corredores dos mais variados níveis necessitam saber para fazer de cada corrida uma experiência inesquecível: como escolher os equipamentos e tênis adequados, treinar para corrida de quaisquer distâncias, correr com segurança em florestas e em outros ambientes da natureza, prevenir e tratar lesões e correr como um profissional. Este livro disponibiliza também exercícios específicos de fortalecimento muscular, tabelas de treino para diferentes distâncias, além de muitas ferramentas e orientações para treinar de forma inteligente - recursos que certamente ajudarão o corredor de trilha a alcançar satisfação máxima e sua melhor performance no esporte.
08 – A Dieta do Abdômen
Autor: David Zinczenko
Ano: 2005
Descrição: Abdominais fortes e definidos são um dos melhores indicadores de saúde. O desenvolvimento da musculatura abdominal vai ajudar você a viver mais, a dormir melhor, a prevenir dores nas costas e até melhorar a sua vida sexual. Para obter todos esses benefícios, não é necessário passar anos fazendo uma dieta de fome e seguindo exaustivos programas de exercícios. Você pode alcançá-los em apenas seis semanas com 'A Dieta do Abdômen', um programa que vem ajudando milhares de homens e mulheres a perder peso, a esculpir a musculatura abdominal e a se tornarem mais saudáveis do que jamais imaginaram. David Zinczenko mostra que esses benefícios estão ao seu alcance com base nas mais recentes pesquisas nas áreas de saúde, nutrição e exercícios.
09 – O imaginário de corredoras de longa distância

Autora: Geovana Alves Coiceiro
Ano: 2006
Descrição: Esta obra aborda a participação feminina em um esporte de alto rendimento, no qual as atletas percorrem um caminho de sacrifício e desafio, contrariando uma imagem de mulher construída ao longo dos tempos e indicando pistas de viverem uma realidade diferente. Organizado e desenvolvido na linha teórica do Imaginário Social, o estudo caminha na direção de algumas reflexões sobre os sentidos simbólicos que elas constroem em sua trajetória como atletas.
10 – Maratonando
Autor: Rodolfo Lucena
Ano: 2006
Descrição: O termo 'Maratonando' foi utilizado para ilustrar o título deste livro, pois expressa um sentido especial para os maratonistas, ou melhor, diz respeito as suas aventuras em correr, superar-se, realizar a eventualidade do pódio e da medalha - objetivos comuns aos demais maratonistas - não bastam para constituir as maratonas narradas. 'Maratonando' faz descobrir um mundo dentro e em torno da maratona que está muito além do jargão 'O importante é competir'. O maratonista compete é consigo mesmo. Um quilômetro a mais, vamos, estou bem, essa dorzinha é suportável, vamos lá. E vai.
11 – 50 Maratonas em 50 dias
Autor: Dean Karnazes
Ano: 2008
Descrição: O autor já correu 560 quilômetros ininterruptos, ficando três noites sem dormir; correu uma maratona no Polo Sul e uma temperatura de 40 graus negativos, venceu uma Ultramaratona de Badwatter, no deserto do Vale da Morte, considerada uma das provas mais difíceis do mundo com 217 Km e um calor de 55 graus Celcius; pediu pizza durante as longas corridas; atravessou a Baía de São Francisco a nado e inspirou fãs no mundo afora com suas aventuras. Portanto, o que um cara como esse faz quando quer encarar o teste de resistência máxima? Ele corre 50 maratonas em 50 estados americanos, em 50 dias consecutivos.
Este livro, de agradável leitura, que narra a inacreditável e emocionante aventura que levou um homem, que se diz comum, a correr 50 maratonas em 50 dias consecutivos, a enfrentar calor, frio, uma queda que por pouco não põe tudo a perder, e o medo de ser atacado por um urso, até revela ainda segredos úteis para qualquer um que queira levar uma vida saudável; que queira aprender a lidar com percalços ao longo do caminho; enfim, que queria vencer desafios.
Veja como Karnazes conseguiu completar essa façanha inimaginável desafiando, as limitações físicas, indo além da história das maratonas para revelar os segredos de sua determinação e persistência. Saiba como Karnazes superou os 2.100 quilômetros, queimando 160 mil calorias e muitas vezes dormindo menos de quatro horas por noite.
Dean Karnazes não correu sozinho. Ao seu lado revezaram-se amadores. Em certos casos, seres humanos cujas histórias de vida dariam alguns bons livros, também. Gente que, por exemplo, lutou contra doenças graves não apenas uma, mas três vezes; gente que, aparentemente, não deveria estar na largada de uma maratona, mas que, quatro horas corridas depois, ao cruzar a linha de chegada, está muito melhor do que quando partiu.
Este livro, caro leitor, pode abrir-lhes novos horizontes, e contém valioso ensinamento: superação e o prazer de vencer desafios ajudam a viver melhor.
12 – Treinamento de Corrida - Guia completo do iniciante ao avançado
Autor: Henrique Camargo Martins
Ano: 2009
Descrição: O livro 'Treinamento de Corrida' foi escrito com a finalidade de levar aos adeptos da corrida, informações sobre tudo que diz respeito a treinamento e desenvolvimento de maneira fácil e segura. Um guia com fotos e tabelas de treinos, traz informações sobre o mundo do treinamento da corrida realizada por atletas profissionais, mas que podem ser adaptados para o treinos de corredores amadores.
13 – Nascido para Correr
Autor: Christoper Mc Dougall
Ano: 2009
Descrição: Tudo começou com uma simples pergunta: 'por que meus pés doem?' Para responder, no entanto, o jornalista Christopher teve que passar pela maior aventura de sua vida, entre personagens inacreditáveis num dos lugares mais remotos e perigosos do mundo. No livro conta o segredo da tribo isolada de supercorredores em narrativa eletrizante.
14 – Corredores do Brasil - Volume 01
Autor: Jonas Reis e Agustinho Pereira do Nascimento
Ano: 2009
Descrição: O livro reúne as histórias de vários corredores de todo o Brasil. A experiência de cada largada, a vibração de vencer as distância, quilômetro por quilômetro, e a emoção de ultrapassar a linha de chegada e receber a medalha. Esse momentos únicos vividos pelos corredores amadores são pessoas comuns que durante a semana se dedicam à família, ao trabalho ou aos estudos e que, apaixonados por corrida, participam de provas de rua em todo o país e fora.
15 – Corredores do Brasil - Volume 02
Autor: Jonas Reis e Agustinho Pereira do Nascimento
Ano: 2009
Descrição: O livro reúne as histórias de vários corredores de todo o Brasil. A experiência de cada largada, a vibração de vencer as distância, quilômetro por quilômetro, e a emoção de ultrapassar a linha de chegada e receber a medalha. Esse momentos únicos vividos pelos corredores amadores são pessoas comuns que durante a semana se dedicam à família, ao trabalho ou aos estudos e que, apaixonados por corrida, participam de provas de rua em todo o país e fora.
16 – Corredores do Brasil - Volume 03
Ano: 2009
Autor: Jonas Reis e Agustinho Pereira do Nascimento
Descrição: O livro reúne as histórias de vários corredores de todo o Brasil. A experiência de cada largada, a vibração de vencer as distância, quilômetro por quilômetro, e a emoção de ultrapassar a linha de chegada e receber a medalha. Esse momentos únicos vividos pelos corredores amadores são pessoas comuns que durante a semana se dedicam à família, ao trabalho ou aos estudos e que, apaixonados por corrida, participam de provas de rua em todo o país e fora
17 – Melhor que o caminho é o caminhar
Autor: Fábio Namiuti
Ano: 2011
Descrição: Livro destinado a estimular ou incentivar as corridas. Porém no final das contas, é isso que o autor faz.
18 – Barriga de Trigo
Autor: William Davis
Ano: 2011
Descrição: "Barriga de trigo" mostra que parar de comer trigo - mesmo o integral, considerado mais saudável - pode ajudar a perder peso, reduzir gordura localizada e eliminar vários problemas de saúde. Fundamentado em décadas de estudos clínicos e nos resultados extraordinários que observou depois de orientar milhares de pacientes a parar de comer trigo, o Doutor William Davis apresenta argumentos contundentes contra esse ingrediente tão onipresente.
19 – Correria
Autor: Sérgio Xavier Filho
Ano: 2003
Descrição: Ao longo dos últimos cinco anos, o jornalista Sérgio Xavier Filho uniu o seu blog a paixão pela corrida ao seu talento para contar histórias. Dessa mistura surgiram textos inspirados e inspiradores. São relatos emocionantes de provas mundo afora e insights sobre variados aspectos do universo da corrida de rua: o gosto do brasileiro pelos revezamentos,  as aventuras dos ultramaratonistas, as melhores maratonas, as inevitáveis lesões, a busca por desempenho. O blog Correria tornou-se um ponto de encontro de corredores - sejam eles iniciantes, experientes e até mesmo profissionais - e suas histórias. "Conversar sobre treino e provas é tão essencial quanto colocar os tênis e partir para a rua", acredita o autor. É justamente esse espírito de conversa informal - porém bem informada - que guia esse livro do começo ao fim.
20 - Malhar Secar Definir

Autor: Michael Matthews
Ano: 2013
Descrição: O livro Malhar Secar Definir expõe diversas dúvidas frequentes que muitas pessoas questionam quando refletem sobre dietas e exercícios físicos. O objetivo central do livro é propor e provar que qualquer um pode construir o corpo que deseja, basta se dedicar e seguir os hábitos saudáveis condizente ao seu condicionamento.
21 – Guia de Nutrição Desportiva
Autora: Nancy Clark
Ano: 2015
Descrição: Esta nova edição traz as mais recentes pesquisas e recomendações em suplementos, bebidas energéticas, alimentos orgânicos, ingestão de líquidos, dietas populares, carboidratos e ingestão de proteínas, bem como informações sobre treinos, competições, redução de gordura e ganho de massa muscular. Se você está buscando aconselhamento em como obter energia para o exercício ou para melhorar sua saúde e desempenho, Guia de Nutrição Desportiva tem as respostas.
22 - Diário de um corredor
Autor: Alvaro Reis
Ano: 2015
Descrição: O autor abre o diário para contar as histórias de motivação, superação e diversão. O livro não é apenas um conjunto de relatos da vida esportiva. O autor narra um ciclo, com muitas linhas de chegada, sempre acompanhadas de outra largada. A corrida é apenas o ambiente. Além do mais ele superou o muro do câncer e a muralha psicológica subsequente; o autor viveu surpresas, voltas e reviravoltas, sucessos e fracassos, alegrias e tristezas. São histórias de vida, para leitores esportistas ou sedentários. Prepare-se, é hora da largada!
23 - Vidas Corridas
Autor: Sérgio Xavier Filho
Ano: 2015
Descrição: O livro fala sobre o que os grandes executivos viveram em suas maratonas, o jornalista e maratonista Sérgio Xavier Filho conta a história de 9 personalidades que tem em comum o fato de terem completado uma maratona e alcançado êxito em suas vidas profissionais.
São histórias inspiradoras, captadas e traduzidas pela habilidade e sensibilidade literária do autor. Relato de profissionais extremamente bem sucedidos, exemplos de empreendedorismo e de carreiras conduzidas com distinção. Pessoas que, um dia, de alguma maneira, perceberam que poderiam extrair da maratona lições e conclusões que iam muito além de vestir o traje apropriado e correr um par de horas. Vale muito a pena ler e refletir.
24 - Caminhar e Correr
Autor: José Eugênio Zaninelli
Ano: 2014
Descrição: Esse livro foi elaborado com o propósito de estabelecer um programa de caminhada/corrida, da iniciação ao desenvolvimento e com isso contribuir na saúde, bem estar e qualidade de vida dos praticantes nas diversas faixas etárias.
Sua forma de escrita, objetiva e didática assegura uma leitura fácil e agradável aos leitores interessados em desenvolver um programa aeróbio.
Ainda valioso no livro é que o autor contempla os procedimentos para assegurar a efetividade do caminhar e correr. Tais como:
- Aquecimento;
- Alongamento;
- Dicas para uma boa alimentação;
- Vestimenta apropriada;
- Dicas de segurança;
- Recuperação pós-treino/competição;
- E os diversos efeitos psicológicos provocados pelas atividades.
Finalmente conta com um programa de orientação para caminhada e corrida para se conseguir de forma gradual e constante, alcançar uma boa forma aeróbia mediante caminhada e corrida.
 25 - Coaching Esportivo & Saúde
Autores: Vários Autores
Ano: 2015
Descrição: Aumente a performance e administre bem os estados emocionais para alcançar um ótimo rendimento esportivo e até melhorar a saúde. Você sabia que o domínio da mente é capaz de auxiliá-lo em momentos cruciais do seu cotidiano? O Coaching pode ajudá-lo nesse autocontrole, para que tenha foco no que realmente importa, e já possui aplicação até na área esportiva. Neste livro, coaches, especialistas em saúde e do meio esportivo trazem dicas tanto para melhorar o desempenho nos esportes quanto para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Tratam de temas indispensáveis como concentração, planejamento profissional e pessoal, e ensinam a definir metas claras e objetivas. Se o seu intuito é conquistar excelentes resultados, descubra aqui como eliminar crenças limitantes e ser mais assertivo.
26 - Saber correr até onde chegar

Autor: Luciano Prado dos Santos
Ano: 2016
Descrição: O livro Saber correr até onde chegar fala da história do amigo atleta ultramaratonista Luciano Prado dos Santos - São Paulo, onde ele relata toda a sua história de como começou a correr até alcançando as vitórias nas Ultramaratonas.
27 - Pelas Trilhas 50 > 100
Autora: Rosalia de Camargo Guarishi
Ano: 2018
Descrição: O livro foi lançado no Rio de Janeiro no dia 4 outubro 2018, como não pude ir no lançamento só consegui adquirir com a autora no dia 21 novembro 2018. O livro aborda suas experiências nas provas nacionais e internacionais de Ultras Trail Run. Conheci essa fera em 2012, correndo numa prova duríssima, durante o percurso dos 80 Km do X Terra em Ilha Bela - SP. Para os amantes das montanhas super recomendo.
28 - Asas do Desporto Nacional, mais de 50 Anos de História
Autores: Vários Autores da Comissão de Desporto da Aeronáutica
Ano: 2019
Descrição: Esse livro é um convite a um vôo na história dos cinquenta anos da Comissão de Desportos da Aeronáutica e Desporto na Força Aérea Brasileira. Dos primórdios da Aviação, como o primeiro Diploma Olímpico de Alberto Santos Dumont, em 1905, ao ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a obra faz "escalas"pelas conquistas que elevaram o Brasil ao protagonismo do desporto militar internacional. O objetivo é apresentar, perpetuar e, sobretudo, valorizar aqueles que construíram a história do esporte e da Educação Física na Aeronáutica, com reflexos sobre a sociedade brasileira.
Esta publicação é fruto de extensa e profunda pesquisa em fontes primárias, secundárias, entrevistas e acervos documentais de diversas instituições do Brasil e do exterior.
Um livro que apresenta heróis e heroínas que, a partir desta publicação, terão seus nomes eternizados nos anais da Força Aérea Brasileira e do Desporto Nacional.
Nesse livro saí representando a modalidade ULTRAMARATONAS onde conta sobre essa modalidade esportiva e a minhas principais vitórias nelas e também saí na seção Condutores da Tocha Olímpica, onde fui um dos Condutores.
29 - Fique em forma
Autor: Toni Battison
Ano: 1998
Descrição: Com informações interessantes, apresentadas de modo direto e acessível. O Homem Moderno é a única série que enfatiza especificamente a saúde do homem, seu preparo físico e seu bem-estar geral. Com texto informativo, ilustrações e esquemas coloridos, cada livre desta série aborda algumas das principais preocupações de todos os homens: nutrição, estresse, exercícios e sexo. Fique em forma dá a você para criar, atualizar ou expandir seu programa de treinamento esportivo, seja para melhorar seu físico, para treinar para a prática de esportes ou simplesmente para se sentir bem.
30 - Desporto e tramas sociais

 Autor: Angelo Vargas
Ano: 2001
Descrição: O esporte é um dos fenômenos sócio-culturais mais importantes e característicos de nossa época, influenciando e interagindo em esferas sociais igualmente de prestígio, tais como o processo econômico, a educação, o lazer, a saúde, os meios de comunicação e a política, entre outras. No momento atual de enorme crise de relação humana. O esporte, esta reserva de entendimento social, é uma verdadeira e poderosa ferramenta e valor humanístico. É por isso que o Esporte moderno ganha expressão, justamente opor sua estreita relação com as diferentes áreas profissionais de atuação. Essa coletânea será marcante para a compreensão da dimensão-cultural e social do Esporte, tornando-a matéria de leitura e estudo, obrigatória para o melhor entendimento histórico e social deste fenômeno relevante.
31 - A Fórmula dos Vencedores

Autor: Othamar Gama
Ano: 2018
Por que algumas pessoas conseguem sucesso e outras não?”, “Por que muitas vezes os melhores alunos não são os melhores profissionais?”, “Por que a vida parece mais difícil para uns do que para outros?” “Por que algumas pessoas têm tanta sorte?”. Essas são perguntas muito comuns que surgem no nosso dia a dia e têm intrigado muitos estudiosos do desempenho humano. O que diferencia as pessoas bem-sucedidas na vida, ainda que enfrentem uma série de obstáculos, das outras? Será que existe uma fórmula que qualquer um pode aprender? O fato é que muitas pessoas são, desde crianças, determinadas em tudo que fazem. Basta que alguém lhes dê as orientações certas e oportunidades que elas agarram e se tornam vencedoras no trabalho e na vida. Neste livro, Othamar Gama, um vencedor, nos mostra quais são as nove competências que estão por trás do perfil de pessoa que se torna vencedora na carreira e na vida. Essas competências podem ser desenvolvidas ou cultivadas em nossa mente para que tenhamos uma vida plena, com conquistas importantes para realização dos nossos sonhos. Ele nos apresenta poderosas ferramentas que nos ajudarão a tomar as decisões certas em nossa vida e a seguir o caminho do sucesso pessoal e da prosperidade, para nos tornarmos ao mesmo tempo construtores e heróis da nossa história.  Com ele você vai aprender que:
 - A boa vontade tem um grande poder;
- A coragem não é o contrário do medo;
- A persistência é fundamental para chegar aonde queremos;
- O otimismo é nossa força propulsora;
- A fé é o poder criador da vida;
- A resiliência é a garra dos vencedores;
- A autoestima é a semente do amor;
- A autoconfiança é a base de sustentação da confiança;
- A solidariedade é uma bênção para a humanidade.
32 - Como treinei, corri, venci e me recuperei da 1000 Km Brasil

Autor: Cleberton Souza
Ano: 2018
Descrição: O livro aborda como o autor tornou-se o 1 Sul-americano da história a ter 4 dígitos no currículo esportivo. Também o livro contém depoimentos dos atletas, dicas de alimentação, hidratação e respostas para novos e antigos corredores. Eu fui um dos que estive no local dessa prova o apoiando, recomendo a leitura a todos.
33 - Aprendendo a Correr
Autor: Carlos Ventura
Ano: 2003
Descrição: O livro traz uma série de artigos do autor, onde são tratadas diversas questões dobre o treinamento de corrida, de pista e de rua. Toda a renda da venda deste livro quando foi lançado foi doado à Associação Pró - HOPE - Casa de Apoio ao menor Carente com Câncer.
34 - Correndo das Drogas

Autor: Cleber Isbin
Ano: 2018
Descrição: O autor usou e abusou das drogas, numa rotina universitária regada a crack, álcool, maconha, cocaína. Flertou com a morte inúmeras vezes. Uma história inspiradora para todas as pessoas que desejam tornar-se campeãs à sua maneira.
35 - No Limite

Autora: Geovana Coiceiro
Ano: 2017
Descrição: Este livro é o resultado de muito estudo, sobre os esportes da aventura e risco estremo, que começou em 1997, com a tese de doutorado da professora Vera Costa, que brilhantemente aborda os montanhistas, em suas épicas aventuras, ao escalar as maiores montanhas do mundo. Essa produção foi um marco. Dez anos depois, em 2007, termino a minha tese de doutorado, com a orientação da professora Vera Costa, dando continuidade à temática dos esportes de risco extremo. O resultado foi um trabalho extenso e aprofundado na tentativa de desvendar os sentidos e significados que se apresentam nos discursos de praticantes de esportes de risco extremo. O resultado foi um trabalho extenso e aprofundado na tentativa  de desvendar os sentidos e significados que se apresentam nos discursos de praticantes de esportes de risco extremo. Fizemos descobertas importantes que vão auxiliar os atletas e os profissionais de Educação Física e demais áreas a como organizar e planejar a prática dos esportes de risco extremo.
36 - A Corrida da Vida
Autora: Márcia Eufrásio
Ano: 2019
Descrição: Livro prático, que compartilha diversas experiências e traz práticas diárias que levarão você a construção de uma vida feliz. A autora explica como funciona a mente e apresenta os 6 hábitos que as pessoas devem praticar para desenvolver habilidades desde resolução de conflitos até alcance de metas. A corrida da vida permite que o leitor mude seus hábitos, reflita sobre a vida e proporcione melhorias significativas na saúde, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.
37 - Quebrando os limites
Autora: Carol Barcelos
Ano: 2016
Descrição:Fazer uma ultramaratona no deserto do Atacama, subir em árvores de 100 metros de altura, entrar em cavernas profundas no interior da China e correr no Polo Norte. A partir da vivência dessas aventuras, a jornaliza e apresentadora de Tv Carol Barcellos conta como aprendeu a superar o medo e ultrapassar limites. Como nunca foi atleta, ela explica o que é preciso par sair da zona de conforto e encarar os desafios - no esporte, no trabalho, em todos os momentos da vida. Disciplina, motivação, fé determinação, leveza e trabalho em equipe são alguns dos itens imprescindíveis. Segundo Carol, "a graça do desafio está no percurso para vencê-lo". Ricamente ilustrado e com frases inspiradoras, este livro traz uma mensagem de incentivo e de coragem.
38 - Correr
 
 Autor: Dr. Drauzio Varella
Ano: 2015 Descrição:O autor é médico oncologista, autor de best-sellers, voluntário na penitenciária feminina de São Paulo e pesquisador, tendo se tornado célebre por suas intervenções na TV e na mídia impressa. Mas consegue, há mais de vinte anos, conciliar esse atribulado dia a dia com a prática regular do exercício físico.
Para Drauzio, correr não é apenas um hobby: é aquilo que lhe dá o equilíbrio, a força e a serenidade necessária para enfrentar os desafios da vida.
Aqui o médico/escritor/corredor conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo e começar a correr; relata com boas doses de humor o desafio da primeira maratona, à qual muitas seguiram; nos dá um panorama saboroso da história da maratona, desde suas supostas (e míticas) origens na Grécia antiga; oferece ao leitor informações médicas sobre a prática esportiva; e, de quebra, nos leva de "carona" em suas corridas enquanto apresenta reflexões sensíveis sobre a cidade e a alma humana. leitura indispensável para corredores (e futuros corredores!).
39 - Duas rodas e um destino
Autora: Christiane Tilmann
Ano: 2019
Descrição:A autora tem como principal objetivo compartilhar seu aprendizado e apreentar o universo encantador do ciclismo de estrada por meios de dados históricos, curiosidades e várias dicas nessa modalidade que tem crescido no Brasil nos últimos anos. Ela conta também com a colaboração de profissionais que engrandecem a obra e traduzem com clareza os caminhos a serem precorridos para tornar o ciclismo uma atividade cada vez mais segura e prazerosa. Que este livro inspire amantes do ciclismo de estrada para que sintam amor à primeira pedalada e percorram muitos quilômetros de aventura e prazer!
40 - Correndo pela vida
Autor: Julio Cordeiro e João Ortega
Ano: 2020
Descrição: Correndo pela vida revela a inspiradora história do pernambucano Júlio Cordeiro na corrida de rua. Após ver a morde de perto, ele encontra no esporte um ponto de inflexão em sua trajetória. Ao longo de dez anos, Júlio completa cem maratonas e encontra uma nova perspectiva do mundo à sua volta. Cada vez que percorre 42 Km, sua mente navega por erros do passado, desafios do presente e futuros desejos. As reflexões de Júlio Cordeiro ao longo de cada maratona instigam o leitor, corredor ou não, a admitir a fugacidade da vida e valorizar as relações humanas que a tornam especial. Mais do que uma história de superação, Correndo pela vida é um retrato da capacidade humana de se reinventar mesmo quando a linha de chegada parece inalcançável.
41 - A Saga 5000 Km ao Deus desconhecido
Autor: Cleberton Souza
Ano: 2021
Descrição: Aqueles que querem adquirir mais conhecimentos para melhorar seus treinos e competições devem ler esse livro "5.000 Km - ao DEUS Desconhecido", uma verdadeira bíblia para os corredores de longas distâncias, pois nesse livro o Cleberton nos apresenta histórias que estimulam, enriquecem e emocionam, com relatos de alto nível e suas experiências do que viveu na Grécia.
42 - Book do Harry
Autor: Harry Thomas Jr.
Ano: 2022
Descrição: O autor tem 25 anos de histórias do running é considerado o “paciente zero” do mundo running digital brasileiro, quando em 1999 lançou o MARATONA.COM.BR. Foi o primeiro site de corridas de rua do Brasil e que veio a se tornar a maior plataforma de corridas do país ao se posicionar como Webrun no início do milênio e passados 20 anos, se mantém como líder inconteste. Pioneiro e visionário e por vezes polêmico, Harry Thomas Jr, é um dos poucos a fazer jornalismo crítico e imparcial na modalidade. Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10); 50 meia-maratonas e seis ultratrails dos 50km aos 70km. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia, Itália, Egito e Japão. No “BOOK DO HARRY - 25 ANOS DE HISTÓRIAS DE RUNNING: DO ESPETO AO ALGORITMO” ele explora toda sua vivência entre os anos de 1994 a 2019 como corredor amador e jornalista, trazendo causos e curiosidades, desde a época da engenhoca de aferição feita no "espeto" até quando somos rastreados on line e do espaço praticando corridas.
43 - Não corra, sem ler esse livro
Autor: Antonio Carlos Ferreira
Ano: 2021
Descrição: Nesse livro o professor Antonio Carlos consegue tornar simples e facilita o seu início nas corridas de rua. Com texto claro e objetivo, com algumas pitadas de bom humor, indica com segurança os caminhos por onde você deve seguir para minimizar os riscos de contusão, maximizar os seus resultados e começar de forma correta e técnica seus treinos de corrida. Graças à sua larga experiência prática corridas desde a década de 70 e seu embasamento acadêmico, tendo licenciatura plena em Educação Física e pós-graduação em Fisiologia do Exercício o professor Antonio certamente te mostrará o caminho mais seguro deste fascinante esporte. 

Boa leitura e bons treinos📗🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

8 comentários:

  1. Muito legal essas suas literaturas esportivas Jorge.
    Obrigado pelas informações.
    Abs,
    Kleber Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber que bom que gostou.
      Boa leitura e bons treinos.
      Abs,
      Jorge

      Excluir
  2. Parabéns, Jorge. Que legal. Alguns eu já li, mas outros ainda não conhecia. Vou procurar nos sebos. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo e na torcida para que vc encontre os livros nos sebos.
      Boa leitura e bons treinos.
      Abs,

      Excluir
  3. Jorge obrigada por compartilhar conhecimento e através do seu blog dar um empurrão no hábito da leitura que como você mesmo diz é uma fonte de troca de aprendizados e de multiplicação de experiências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christiane boa noite muito agradecido pela visita e pelos elogios. Vc será muito bem vinda ao Blog e parabéns pela sua literatura. Estou lendo e aprendendo muito.

      Abs.

      Excluir
  4. Adorei a postagem, livros variados de temas próximos e colocados em ordem cronológica como eu gosto. Parabéns.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista