domingo, 29 de julho de 2018

Tempo: 9 horas 41 minutos;
Local: Sana à Glicério - Macaé;
Colocação Geral: 6°;
Total de Corredores: 37 Corredores (34 homens mais 3 mulheres).
Nesse final de semana, Sábado dia 28 julho 2018 foi realizada à 7ª edição do Ultradesafio 80K  de Sana, região Serrana de Macaé - Rio de Janeiro, prova realizada pela ASCOM (Associação de Corredores de Macaé).

Fui junto coms amigos Baiano, Moisé e Yago (obrigado pelo apoio), sendo que marcamos às 14:30h em Deodoro/Av. Brasil, mas devido várias britz constantes na Av. Brasil e juntando o horário de rush do trânsito pegamos um baita engarrafamento na Av. Brasil, Ponte de Niterói, São Gonçalo e etc e etc nos fazendo chegar somente em Sana às 23 horas da noite baita cansado, só deu para ajeitar as coisas, tomar um banho e cair na cama para descansar. Dessa vez não eu para participar do Congresso Técnico e o jantar de massas.
Kit da prova
A cada ano que passa essa prova continua mais desafiadora tanto pelo percurso que ficou mais difícil e entre os corredores o nível técnico vem aumentando muito e já é a terceira vez que a ASCOM muda o percurso da prova:
1) 2011 a primeira edição à largada foi em Sana cheganodo em Glicério com 70 Kms tendo que correr mais 10 Kms para completar 80Km;
2) A partir de 2012 houve alteração no percurso largávamos em Sana corria 5 Km para trás até o Portal de Sana e retornava mais 5 Km para Sana e seguia até Glicério completando 80 KM; e
3) Já este ano de 2018 houve a terceira mudança, largamos em Sana corremos mais ou menos 500 Metros para trás até o local de camping local onde subimos um pouco e retornamos até o local de largada e antes de prosseguir para Glicério corremos 12 Kms e poucos até um bairro chamado Duas Barras e retornamos para Glicério completando 80 Km ao meu ver este ano a competição se tornou mais dura, ainda mais que largamos com 19 graus em Sana fazendo um friozinho o sol veio imponente e às 10 horas da manhã já estava quente com 26 graus ao meio bateu 31 graus o desgaste foi demais. A Serra Escura que era a parte mais dura deu lugar a Duas Barras.

Bom acordamos às 3:30h da madrugada me preparei e às 4 horas da manhã tomamos café. As 5 horas da manhã fazendo um friozinho com a temperatura marcando 19 graus, o amigo Nilson fez uma oração antes de largarmos e às 5 horas da manhã foi dada à largada, apertei o start do meu GPS e lá fomos nós, dessa vez me precavi não larguei forte, deixei uns feras correr e fui atrás estudando os que estavam na minha frente, começamos a subir e descemos retornando pelo mesmo local de largada e indo em direção a Glicério, preferi também não ligar de imediato o MP3 como a lua estava iluminando a rua preferi não levar lanterna e 3 corredores largaram bem fortes mais lá pelo Km o sol desgastaram bem eles, fui num pelotão de 5 correndo uns próximos dos outros e teve duas horas que tentei desgarrar deles correndo forte mais não me deixavam me acompanhavam como não gosto de ir no pace de ninguém deixei eles irem e comecei a seguir eles estudando como estavam na prova, chegamos no  Km 20 no Bairro de Frade, onde tinha um posto de apoio com água e alimentação parei rápido enchi minhas garrafas, peguei um amendoim e como não queria perder tempo lá fui eu correndo deixando 2 corredores para trás no posto de apoio era o nono colocado geral, a meta era ficar pelo menos entre os cinco primeiros colocados, as horas foram se passando mas o sol só começou a nos castigar mesmo após às 10 horas da manhã, fui correndo bem atento e de vez em quando olhando para trás para ver se não via ninguém querendo me ultrapassar, quando cheguei no Km 30 em mais um posto de apoio e abastecimento depois de uns 2 minutos chegou um corredor, também não perdi tempo, enchi as minhas garrafas, peguei uma laranja e rapei fora correndo, prossegui correndo e sempre torcendo para que ninguém me ultrapassasse e também torcendo para eu ultrapassar alguém que estava na minha frente fui correndo bem concentrado até chegar no Km 51 que dá acesso ao bairro de Duas Barras onde tínhamos que correr ida e volta 12 Kms, essa era a nova parte do percurso mudado e bem mais íngreme, comecei a subir alternando com caminhada e trote até que lá pelo Kms 54 avistei vindo em minha direção o primeiro colocado, que largou forte demais e não aguentou e com o sol já estava bem desgastado andando, fui subindo e encontrei com o segundo e terceiro colocado da prova vindo descendo, cheguei em mais um posto de apoio e controle e já que tínhamos que subir bem lá em cima e passar por mais um posto de controle pegando a pulseira rapidamente e tornando a descer nessa parte do percurso é estradão de terra batida e com o sol a pino os nossos corpos já estavam bem desgastados, desci até o outro ponto de apoio me hidratei e retornei a a descer correndo quando iam vindo subindo alguns corredores, eu cumprimentava dando forças a eles porque esse novo percurso não é mole não, quando estava quase chegando no outro ponto de controle vi que o oitavo corredor estava prosseguindo andando e veio a luz em mim será que dá para pegar ele e saindo de nono para oitavo lugar, cheguei no posto reabasteci rapidamente, peguei os meus bastões que tinha deixado ali antes de subir e partir no percurso lá pelo Kms 63, vi o oitavo indo andando, não estava bem devido estar lesionado e como no início da prova largou forte e com o sol bastante quente o corpo dele quebrou, passei por ele perguntei como estava e ele me falou o que tinha acontecido, dei forças a ele e prossegui no percurso sendo desta vez o oitavo corredor da prova, torcendo para que conseguisse ultrapassar mais corredores para atingir a meta de ficar entre os 5 primeiros colocados. Não lembro bem em qual Kms eu estava, só estava querendo subir longo a montanha da serra escura, sendo que como mudou  o percurso antes a Serra Escura era a pior parte do percurso mas se tornou fácil a parte de Duas Barras mais atrás achei o percurso de lá mais difícil, como já estava esgotado do sol, pela primeira vez usei os bastões que havia adquirido, fui subindo alternando caminhando e correndo, mas como não tinha pratica ainda de usar os bastões senti um pouco de cansaço nos braços, mas no decorrer dos treinamentos eu pego a pratica e também a Serra Escura tornou fácil de subir porque não estava chovendo e nem escorregadia o que ajudou bastante.

Cheguei no cume da Serra Escura e nessa parte não estava fazendo muito calor porque a mata é cercada de muita natureza, ao descer a Serra Escura do outro lado de Glicério cheguei no último ponto de controle, falei com os amigos que estavam lá me hidratei e desci rapidamente quando estava quase chegando na descida avisto mais 2 corredores, rapidamente fiz as contas bom estou em oitavo colocado e 8 - 2 = 6 então vou tentar ultrapassar eles quem sabe a meta de ficar entre os 5 na prova comecei a descer e de repente não vi os dois mais lá embaixo pensei comigo eles devem ter olhado para trás e me visto e tornaram a correr rápido, como já estava esgotado diminui a velocidade e prossegui em frente e nada de vê-los, foi daí que mais a frente vi os 2 caminhando e aproveitei para dar o bote ultrapassando os dois, quando passei por eles ainda perguntei se estavam bem eles disseram que estavam esgotados e prossegui em frente deixando eles para trás...mal eles sabiam que eu também estava esgotado....rssss e segui em frente faltando menos de 8 Kms para terminar a prova e pensando que teria mais algum corredor à minha frente também esgotado andando mas percorri os Kms que faltavam e os 5 primeiros colocados que estavam a minha frente já tinha terminado a prova e acabei concluindo a prova em  Glicério em 6° Colocado Geral em 9 h 41 minutos feliz da vida por ter concluído mais uma prova árdua.
Na largada
Subindo em Duas Barras a parte mais difícil do percurso
Completando a prova em Glicério
Premiação da prova - Show
Recebendo a premiação 6° Colocado Geral - Obrigado meu Deus
7 - Agilson Salustriano: 9 horas 44 minutos;
8  - Marcelo Princi: 9 horas  44 minutos;
9 - Gustavo Moraes: 10 horas 17 minutos; e
10 - Jair Pedro: 10 horas 18 minutos.

Resultado das 3 primeiras colocadas:
1 - Viviane Cristine: 12 horas 5 minutos;
2 - Carla Bianca: 12 horas 14 minutos; e
3 - Debora Sander: 12 horas 25 minutos.
Inscrição: De R$ 200 à 250 reais de acordo com os lotes. A minha foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue 1 dia antes juntamente com o Congresso Técnico. Recebemos 1 camisa de manga longa, 1 número e 4 alfinetes e pela primeira vez teve chip para cronometragem da prova, recebemos 2 chips descartáveis um para colocar no tênis e o outro no braço...Ponto positivo;
Guarda volumes: O organização disponibilizou uma pick-up de apoio da prova onde todos que precisaram guardaram seus pertences...Ponto positivo;
Altimetria e Percurso da prova: Muito difícil...O percurso tem um belo visual, porém se tornou mais difícil ainda com a mudança do percurso quem não treinou bem em montanhas, dançou muitos quebraran saindo da prova. Pois à largada deu-se às 5 horas da manhã em frente à Pousada Sanadum em Sana corremos cerca de uns 600 metros até numa subida próximo de um Camping e retornamos pelo mesmo caminho, passando em frente a Pousada que dormimos e rumamos para Glicério, passamos correndo por vários bairros: Frade, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Duas Barras, Alegria e finalizando  em Glicério - Macaé, percurso tem 90% de estrada de terra batida e 10% de asfalto/paralelepípedo, com terreno plano, várias subidas/descidas íngremes e se o corredor não dosar durante o percurso no final paga porque tem a última montanha que tem bastante aclive pois o corredor tem que estar bem preparado, durante o percurso teve alguns carros de apoio da prova, também todo o percurso é demarcado com fitas vermelhas e placas...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Muito bom, a organização colocou 3 pontos de hidratação sendo durante o percurso o primeiro no bairro de Frade no Km 20, o segundo no bairro Bicuda Pequena no Km 51, o terceiro na entrada do bairro Duas Barras 63 e lá em cima em Duas Barras tinhas mais 2 e mais 1 na chegada em Glicério, com água, Coca-cola, além disso durante o percurso passamos por várias fontes dáguas que ajudou bastante e durante o percurso existe comércios locais...Ponto Positivo;
Posto Médico: O organizador é socorrista e dentro da pickup levou vários itens caso alguém precisasse de um socorro, mas não foi preciso ser utilizado...Ponto Positivo;
Banheiros: Na largada usamos os da Pousada Sanadum que ficamos hospedamos, caso alguém precisar durante o percurso pode utilizar o mato e na chegada tem a da Praça de Glicério...Ponto Positivo;
Lanche: Durante os 06 pontos de apoio no percurso teve água, refrigerante, bananadas, paçocas, amendoins, Azeitonas, laranjas e na chegada tinha água, bananada, paçoca, amendoim, macarrão com carne moída, banana e coca-cola...Ponto positivo;
Premiação: O organizador premiou os 5 primeiros colocados na geral Masculino/Feminino com lindos grandes troféus de madeira e cinturão tipo MMA para os dois primeiros colocados masculino/feminino e Certificados...Ponto Positivo;
Premiação na Faixa Etária: Todos  que completaram a prova e os que foram cortados no Km 51 receberam lindo troféus de madeira finisher mais o Certificado...Ponto Positivo;
Medalha de participação: Todos os atletas, receberam uma linda medalha de metal na frente vindo escrito a edição e o nome, a distância e o ano 2018, atrás o símbolo da ASCOM e vindo com uma fita personalizada verde com o nome da prova...Show......Ponto Positivo;
Resultado da Prova: A organização divulgou na hora para os participantes e depois irá colocar no site da ASCOM...Ponto Positivo;
Prova: Pois o percurso é muito lindo, porém bem punk tem que se treinar muito para uma prova dessa, prova desafiadora, mas espero que a organização retorne com o percurso anterior do ano passado bem melhor, a estratégia era ficar entre os 5 primeiro colocados, mas já que veio o 6° colocação geral foi bom.
Agradecimentos: Agradeço à Vera Mota, Aprígio e a toda equipe da ASCOM que mais uma vez não mediu esforços e conseguiu realizar esta ultramaratona para nós corrermos. Prova duríssima mas sensacional...Muito obrigado pelo apoio!!!

Independente da colocação, todos que se desafiaram  nesse Ultradesafio 80K de Sana estão de Parabéns!..Nos vemos na linha de largada.🏃🏃🏃

Um comentário:

1. Por apenas 3 minutos você ficava entre os cinco primeiros. Que pena. Mas, fez uma excelente prova. Parabéns.