domingo, 27 de maio de 2018

Entrevista e Dicas de um Campeão Olímpico

Stefano Baldini grande campeão olímpico e agora Treinador Chefe do time nacional da Itália, esteve no Brasil em 2013. Então o amigo Sérgio Rocha do Canal Corrida no Ar aproveitou e realizou uma entrevista com esse campeão. Esse vídeo no Youtube tem 16 min 15 seg de entrevista, assisti todo ele e percebi o Stefano dando algumas dicas e de tudo que foi falado no vídeo para mim as 4 dicas abaixo são muito importantes:
1) Sérgio Rocha: Qual o segredo para não se lesionar?
Resposta Stefano Baldini: Eu tive algumas lesões, mas foram pequenas. O segredo é simples. Eu tive bons treinadores. Eles não me "queimaram" quando era jovem. Eu era talentoso, claro, eles me conduziram. Ano após ano, melhorando passo a passo. Não muito rápido, mas da forma certa. Recuperação é muito importante, assim como o treinamento. A técnica da corrida é a coisa mais importante. Se você corre corretamente, você nunca vai se lesionar, nós corríamos muito em alto nível e duro. Mas você tem que se recuperar. Se você trabalha bem, o seu treinamento com planejamento, sem muitas corridas, recuperação e treinamento forte. Este é o caminho certo. Este é o grande segredo!

2) Sérgio Rocha: Qual foi a lição mais valiosa que você aprendeu nas corridas?
Resposta Stefano Baldini: Eu aprendi a perder antes de aprender a vencer.

3) Sérgio Rocha: Qual e a sua melhor dica para um corredor de qualquer nível?
Resposta Stefano Baldini: Melhor dica para um corredor é comprar o tênis adequado para ele. Nós não somos iguais, todos tem uma técnica. Então o primeiro erro que você pode cometer é escolher o tênis errado.

4) Sérgio Rocha: Qual é a sua opinião sobre essa nova geração de Quenianos e Etíopes começando a correr maratonas aos 20 anos, com essa idade fazendo 2h06min, 2h05min e 2h04min nas Maratonas?
Resposta Stefano Baldini: Eles se especializaram cedo demais, eu acho. Porque se você quer ter uma longa carreira esportiva. Você tem que correr distâncias menores: 5 mil, 10 mil, mas é normal no Quênia, porque é o mercado...mercado não é a melhor maneira para referir a esses caras. Eu não quero pensar neles como "mercado". Eles são atletas, pessoas, não somente atletas, e às vezes os managers não pensam dessa maneira.

Nota: Todo conteúdo do material acima foi extraído do vídeo do Youtube do Canal Corrida no ar e cedido pelo amigo repórter e corredor Sérgio Rocha de São Paulo. Sérjão muito obrigado!!!

Bons treinos 🏃🏃🏃

2 comentários:

  1. L.M.M
    Muito boa a matéria, obrigado por me manter informado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LMM que bom que gostou da matéria...Obrigado.
      Bons treinos!!!

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista