domingo, 31 de julho de 2016

Tempo:  9 horas 01 minuto;
Local: Sana à Glicério - Macaé;
Colocação Geral:  2; e
Total de Corredores: 30 corredores inscritos, mas devido a dificuldade do percurso apenas 11 corredores homens completaram a prova e às 03 mulheres inscritas correram até o Km 70.

A convite da amiga Vera Mota participei nesse Sábado dia 30 julho 2016 do 5° Ultradesafio 80Km na Serra de Macaé, realizada pela ASCOM (Associação de Corredores de Macaé.

Já corri 4 edições dessa prova, 2011 fui o campeão geral, 2012 tive que parar no Km 32 devido uma lesão na coxa, 2013 retornei e fui o 5° geral, já em 2014 não lembro o motivo porque não deu para correr, em 2015 não teve porque poucos atletas se inscreveram e a prova foi adiada e esse ano de 2016 fui o 2° colocado geral. Correr essa prova é um verdadeiro desafio por causa do percurso. Cheguei no local da prova um dia antes por volta das 17 horas me hospedando na Pousada Sanadum, onde todos os atletas e organizadores da prova se instalaram. Tomei uma ducha e fiquei descansando até chegar a hora do Congresso Técnico e Jantar.
Chegando na pousada
Por volta das 19 horas a organização resolveu não fazer o congresso na Pousada que estávamos instalados porque nessa pousada não serve jantar e a organização da prova resolveu fazer o congresso num restaurante local, foram proferidas algumas palavras sobre a prova e tiradas dúvidas de alguns atletas, recebemos o nosso kit e logo em seguida jantamos. Após jantarmos tratei logo de ir para a pousada para descansar, já que teríamos que acordar cedo para o café da manhã e largada. Acordei às 4 horas me aprontei tomei o café da manhã e desci para guardar os meus pertences no carro da prova.
Kit em mãos
Antes da largada a organização reuniu todos em frente a pousada e fez uma oração com todos, às 5 horas da manhã ainda escuro, o tempo estava nublado e fazendo um pouco de frio, liguei o meu MP3 e o GPS SUUNTO e foi dada à largada em direção ao Portal de Sana, alguns preferiram correr com lanterna na cabeça como vi que o carro da prova iria na frente devagar com o farol ligado, preferi não usar a lanterna porque seria mais um item desnecessário para carregar depois. E lá fomos nós em direção ao Portal de Sana lado a lado foi eu e o amigo Mauricio, mas depois de alguns metros ele reduziu e continuei na frente durante uns 4,5 Kms, o amigo Cristiano me alcançou e me ultrapassou e fui seguindo ele até que quando bateu 7,8 Km no GPS nos foi falado que era para voltar porque já tinha passado do local do retorno e de repente senti uma dor no quadril do lado esquerdo que me fez reduzir a velocidade e assim o Cristiano começou a se distanciar de mim, pois nunca senti essa dor que tinha me dado, mas foi preciso reduzir a velocidade para que mais na frente não ter que parar de correr e corremos mais 7 Km de volta até a pousada Sanadum pegamos a nossa mochila de hidratação e continuamos a correr o Cristiano sumiu da minha vista o dia já estava clareando e eu tentando aumentar a velocidade para tentar ver o Cristiano e caso a dor passasse tentaria ultrapassa-lo, depois de alguns Kms percorridos na estrada de barro vi o Cristiano quase chegando num topo de uma subida, aumentei a velocidade um pouco e a dor no quadril aumentou, mas mas não deu para ultrapassa-lo. O percurso é 90% de estrada de barro e 10% de asfalto/paralelepípedo, com terreno plano, algumas subidas/decidas e se o corredor não dosar durante o percurso no final paga porque tem a última montanha que tem bastante aclive. Durante o percurso o Cleberton que foi o 3° colocado geral na prova tentou me ultrapassar mais toda hora que via o carro de apoio dele se aproximando mesmo com dor não dava mole e aumentava a velocidade, principalmente depois que subia algumas subidas acelerava nas descidas para recuperar o tempo das subidas e o mesmo não conseguiu me ultrapassar. Por volta das 10 horas da manhã numa parte do percurso o sol apareceu dando uma esquentada, mas durante o percurso aliviava o calor com a água das cachoeiras em algumas partes que aliviou bastante o calor, também durante o percurso o carro da organização passava nos oferecendo hidratação além dos 3 pontos de apoio durante o percurso.
Na linha de largada às 5 horas da manhã
Quando cheguei na última montanha vi que o dono da fazendo local limpou o percurso tirando várias pedras com limo que havia no local ajudando bastante, quase no final do cume da montanha uma camada fina de chuva começou a cair a dor continuava, mas ao chegar no cume dela na descida a dor não doia, somente depois que desci já no plano ela ela veio engraçado isso, mas como não queria perder o segundo lugar me mantive firme correndo até chegar em Glicério chegando às 14 horas da tarde correndo todo o percurso em 9h 01min devido ter corrido mais 2,5Km no início a mais que o GPS marcou 82,5 Km concluindo a prova em 2° colocado geral, feliz da vida por ter completado mais uma ultramaratona e me superado. Nessa ultra preferi não ficar perdendo tempo com fotos e filmagens durante o percurso para não perder a posição. Só tirei umas fotos quando cheguei no cume da última serra rapidamente.
Segue alguma das minhas parciais por Km:
01 Km4min 38seg;
10 Km5min 18seg - 45min 01seg;
42 Km5min 24seg - 03h 50 seg;
50 Km6min 57seg - 04h 47 seg;e
82 Km7min 13seg - 9h 01min.
Altimetria da Prova

Subindo mais uma montanha

Chegando no último cume

No último cume...Ufa agora só descida...rsss

A chegada no bairro de Glicério - Macaé

A consagração no pódio dos 3 primeiros: Eu, Cristiano e Cleberton
Obrigado meu Deus por mais essa vitória
Inscrição: De R$ 200 a 300 reais de acordo com os lotes. A minha foi gratuita...Ponto Positivo;
Kit: Entregue 1 dia antes juntamente com o Congresso Técnico. Recebemos no Kit 01 camisa de manga longa, 01 número e 04 alfinetes...Ponto Positivo;
Guarda volumes: O organizador disponibilizou a pick-up de apoio da prova. Tanto na entrega como na devolução não tive problemas algum...Ponto Positivo;
Altimetria  e Percurso da prova: Difícil...O percurso tem um belo visual. Pois à largada deu-se em frente à Pousada Sanadum em Sana corremos 7,8 Km até o Portal de Sana e retornamos tudo novamente passando por vários bairros chegando até o Bairro de Glicério - Macaé, percurso tem 90% de estrada de terra batida e 10% de asfalto/paralelepípedo, com terreno plano, várias subidas/descidas íngremes e se o corredor não dosar durante o percurso no final paga porque tem a última montanha que tem bastante aclive pois o corredor tem que estar bem preparado, durante o percurso 2 carros de apoio da prova foi nos dando apoio, também todo o percurso é demarcado com fitas amarelas e vermelhas...Ponto Positivo;
Posto de hidratação: Muito bom, a organização colocou 03 pontos de hidratação durante o percurso o primeiro no bairro de Frade no Km 32, o segundo no bairro Bicuda Pequena no Km 51, o terceiro no bairro Bicuda Grande no Km 63 o quarto na chegada em Glicérioe mais com água, refrigerante, sucos, além disso durante o percurso passamos por algumas fontes de cachoeiras e as duas pickup da organização apoiando durante o percurso...Ponto Positivo;
Posto Médico: O organizador é socorrista e dentro da pickup levou vários itens caso alguém precisasse de um socorro, mas não foi preciso ser utilizado...Ponto Positivo;
Banheiros: Nesse tipo de prova não necessita banheiros, se o corredor precisar utiliza-se o mato que tem muitas partes do percurso...Ponto Positivo;
Lanche: Durante os 03 pontos de apoio no percurso teve água, refrigerante, isotônico, lanche, bananada, paçoca, amendoim e na chegada tinha água, bananada, paçoca, amendoim, macarrão com carne moída e banana...Ponto positivo;
Premiação: O organizador premiou os 03 primeiros colocados na geral Masculino/Feminino com lindos grandes troféus de madeira medindo 57 cm de altura...Muito bom...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: O organizador premiou todos com troféus de madeira medindo 40 cm de altura...Muito bom...Ponto Positivo;
Medalha de participação: Todos os atletas que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma linda medalha de metal na frente vindo escrito a edição, o nome da prova, a quantidade do número do percurso, a data prova, atrás o símbolo da ASCOM e vindo com uma fita personalizada branca e azul falando o nome da prova...Show...Ponto Positivo;
Resultado da Prova: A organização divulgou na hora para os participantes e depois irá colocar no site da ASCOM...Ponto Positivo;
Prova: Pois o percurso é muito lindo recheado de muita natureza e cachoeiras, só foi uma pena que estava competindo e como não queria perder o pódio principal não fiquei perdendo tempo registrando o percurso tirando fotos e filmando. Já são 4 edições dessa prova que já corri, mesmo sentindo dores no quadril me superei e terminei a prova, a organização informou que ano que vem além de abir as vagas solos irá abrir também a categoria revezamento em duplas e quartetos, também dei a idéia de revezar o percurso invertendo o mesmo e os organizadores adoraram a idéia. Adorei correr mais esse desafio e recomendo a todos os corredores a correrem a próxima edição; e
Agradecimentos: Agradeço à Vera Mota, Aprígio e a toda equipe da ASCOM que mais uma vez não mediu esforços e conseguiu realizar esta ultramaratona para nós corrermos. Prova duríssima mas sensacional...Muito obrigado pelo apoio!!!