quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tempo:  10 horas e 44 minutos;
Local:  Guapimirim - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  Nesse tipo de competição não existe colocação;e
Total de Ciclista:  93 inscritos, mas somente 70 concluíram.
No Domingo passado dia 24 Jan 2016, participei do Audax Brevet 200Km de Guapimirim, minha segunda prova de ciclismo do ano. Evento esse realizado pelo Thiago Gomes e seus apoiadores. Os ciclistas puderam optar pelas seguintes distâncias 80Km ou 200Km é claro que pedalei 200Km...rsss...

Ano passado estreei nessa modalidade. Bom realizei a minha inscrição e a organização marcou duas reuniões técnicas a primeira foi no Hotel Mar Palace em Copacabana no dia 10 Jan 2016 e a segunda foi no dia 23 Jan 2016 em Guapimirim. Eu e o amigo Casini só participamos da reunião do dia 10, sendo que antes de ir para essa reunião, saímos de casa bem cedo fizemos um giro pelo Rio e passamos no hotel acima para participar da reunião, devido um furo no pneu da bicicleta do Casini acabamos chegando no final da reunião, tiramos algumas dúvidas, pegamos o nosso kit abaixo e voltamos para casa pedalando.
Kit Audax Rio 200K
Essa brevet era para ser realizado no dia 17 Jan mas devido as chuvas no Rio o organização em prol da segurança dos ciclistas resolveu mudar para o dia 24 Jan 2016. No dia do evento fui de carona com o amigo Casini onde desmontamos nossas bikes, colocamos dentro do carro, saímos de casa às 05 horas da manhã rumo a Guapimirim chegamos por volta das 06 horas, nos aprontamos e passamos pelo checkin (fiscalização da bike).

O tempo estava maravilhoso para pedalar fazendo aquele belo sol, às 07 horas da manhã foi dado à largada da Praça Paulo Terra em Guapimirim, onde a Guarda Municipal local foi nos acompanhando até a rodovia RJ 122. No início fui filmando alguns minutos. Decidi não repetir o erro do ano passado quando chegasse nos Postos de Controle não ficar muito parado para o corpo não esfriar e tentar fazer em menos de 13 horas e por não conhecer o percurso a minha estratégia era tentar acompanhar alguém, mas a estratégia não deu muito certo, quando pegaram a rodovia foi cada um por si e sumiram. Fui pedalando pela rodovia sozinho, cheguei no PC 1 (08:20/09:50h) 39 Km às 08:42h  com muita folga, dei o passaporte para o fiscal anotar o meu horário e assinatura, comi algumas frutas e às 08:50h caí de novo na rodovia rumo ao PC2.
Largada do Audax
Na rodovia acabei ultrapassando alguns ciclistas vi uns que tinham furado o pneu e consertando perguntei se precisavam de alguma coisa me foi dito que não e prossgui, nesse trecho peguei um vento contra e o sol esquentando, quase chegando do PC2 encontrei os feras retornando do PC2 para o PC 3 na maior velocidade, prossegui pedalando rumo ao PC2. Chegando no no PC2 (10:50/15:10h) 75 Km às 10:14h me hidratei rápido comi uns pedaços de frutas e caí novamente na rodovia rumo ao PC3.

Dessa vez dei mole ao aproximar do PC3 não me liguei e passei batido direto do PC3 pedalando na Rodovia e em determinado momento olhei no GPS Suunto e reparei 114 Km, estranhei olhei para trás e não via o ciclista que estava vindo atrás de mim, pensei será que ele parou por algum motivo? Continuei a pedalar na minha frente também não ia nenhum ciclista estranhei, peguei no celular e liguei para o Casini que me avisou que estava indo na direção errada...Putz...Arggg que droga, vi um Senhor que não estava no Audax pedalando sua bike e perguntei a ele e ele me deu as informações necessárias e voltei pedalando forte para ver se conseguia alcançar o PC3 até o momento certo e consegui...Ufaaaa...Po mas se eu visse alguém errando o caminho e visse eu iria alertar e esse ciclistas que vinha atrás de mim nem me alertou, sacanagem. Cheguei no PC3 (10:50/15:10h) 118Km ao 12:30h dei a caderneta para o fiscal anotar, enchi a minha garrafa e mochila dágua e para não perder tempo montei na bicicleta e pedalei para tentar fazer abaixo das 13 horas o percurso todo, durante a rodovia o cansaço bateu tinha hora que pedalava em pé porque a bunda no banco já doia pacas...rsss...
Momento metade da prova concluída
Cheguei no PC4 (12:40h/18:30h) 153 Km às 14:53 h, próximo a esse posto tinha o local para todos almoçarem macarronada, como não sabia o percurso para ir até o PC5 e vi que 3 ciclistas não iria comer a macarronada prefiri me abdicar de comer o macarrão para seguir com eles até o PC5 e assim fiz, chegando no PC5 (13:50/20:20h) 175 Km às 16:25 horas onde me hidratei lanchei e disse para os amigos que tinham chegado comigo que não iria ficar descansando, eles preferiram ficar lá descansando e caí novamente na rodovia fazendo o retorno mais a frente sobre um viaduto e chegando em Guapimirim às 17:49h da tarde, finalizando os 200 Km em 10h 44min feliz pacas da vida por terminar esse desafio e abaixando em quase 3 horas em relação ao ano passado.
Penúltimo posto de checagem
É para lá que estou indo...Guapimirim...
Momento de agradecer a Deus pela objetivo alcançado
Desafio concluído
Uhuuuuu
Seção amigo(a)s muito bom pedalar com vocês:
Casini e Sérgio
Aline Carvalho fera do pedal
Andre, Cake e Casini
Sheila e César, madaram bem no primeiro AUDAX
Cake e Rodrigo, madaram bem no primeiro AUDAX
Thiago mandou bem  no primeiro Audax
 João veio de Brasília pedalar conosco
Fábio e Silvioadaram bem no primeiro AUDAX
Terminar o AUDAX e ser recepcionado por essa fera aee o Sérgio Cordeiro é demais...Showww!!!
Inscrição: De R$ 110,00 à R$ 140,00 reais de acordo com os lotes das datas paguei R$110,00 reais...Para um evento desse até que foi barato...Ponto Positivo;
Kit: Recebemos 01 camisa de algodão, 01 número plastificado, 04 arames, 01 passaporte e 01 mapa por onde deveríamos passar dentro de um saco plástico zip lock...Ponto Positivo;
Guarda volumes: Nesse tipo de prova não há necessidade de guarda volumes;
Altimetria da prova: Fácil...Ponto Positivo;
Percurso: O percurso foi todo de asfalto onde a Guarda Municipal de Guapimirim na largada foi fechando trânsito em algumas ruas e nos acompanhou até certo ponto da Rodovia RJ 122, percorremos toda a rodovia indo de Guapimirim até Cachoeira de Macacu, retornando a Guapimirim, pedalando bons Kms na rodovia que da acesso ao Rio e retornando a Guapimirim, praticamente o percurso foi 90% plano com 10% de leves subidas...Ponto Positivo;
Posto de hidratação: Muito Bom...A organização disponibilizou nos 5 postos de controle e abastecimento muita água geladas e copos de sucos...Ponto Positivo;
Posto Médico: Na largada/chegada ficou uma ambulância com equipe médica...Ponto Positivo;
Banheiros: Na largada/chegada foi disponibilizado para nós um banheiro químico e também nos Postos de Controle foi usado das lanchonetes...Ponto Positivo;
Lanche/Alimentação: Excelente em todos os PCs teve banana, maçã, abacaxi, melancia, bolo, amendoim, bananada, doce de leite, barra de cereal paçoca com fartura e no PC5 teve macarronada...Ponto Positivo;
Premiação: Todos que completaram a prova receberam 01 medalha do Audax Rio e 01 Certificado de conclusão com o nome do ciclista e tempo...Ponto Positivo;
Resultado da Prova: O resultado já encontra-se no site da prova www.audax.rio.org.br dos 93 ciclistas que largaram somente 70 completaram os 200Km...Ponto Positivo;
Prova:  Essa prova foi a minha segunda vez que pedalo nessa distância. Não é uma competição contra outros atletas como nas corridas de rua, o que se busca em um evento desse é a superação pessoal, é vencer o próprio limite, e nos superarmos, pois os ciclistas compete consigo mesmo para completar o desafio onde tem que passar por vários PCs (Posto de Controle) em que o Ciclista ao chegar nesses postos o Fiscal anota o número e a hora que o ciclista passou no passaporte e na lista dele e também nesse postos tem abastecimento de água e comida muita farta. Foi muita adrenalina pedalar pela rodovias de Guapimirim e Cachoeira de Macacu. Mas uma vez agradeço à Deus, aos amigo(a)s pela torcida e parabenizo aos organizadores e todos que pedalaram nessa distância.