quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Local: Parque de Madureira;
Colocação Geral:  7;
Colocação Faixa Etária:  Não teve; e
Total de Ciclistas por bateria:  7.
A maior competição de esportes ao ar livre do Brasil foi realizada nesse final de semana passado Sábado dia 09 Jan 2016 os Jogos Cariocas de Verão dentro do Parque de Madureira realizado pela empresa Rio de Negócios.

Dentro desses jogos foram 24 modalidades em 5 cidades do estado do Rio, envolvendo mais de 10 mil atletas participantes. No Parque Madureira no Sábado rolou o Ciclismo e as seguintes competições de basquete, skate e já no Domingo rolou a corrida de 4 e 8 Km.

Como estou impedido de correr e o médico liberou o pedal, uni o útil ao agradável realizei a minha inscrição para a modalidade ciclismo, nunca tinha participado de uma competição irada assim. Como moro a uns 6Km do Parque Madureira fui pedalando aproveitando para chegar aquecido, saí de casa por volta das 07:30h da manhã, chegando peguei o meu kit (ver na avaliação da prova), me aprontei coloquei o chip na bike, números adesivos no capacete e os números na camisa, enquanto não chegava a hora da minha largada, fiquei conversando com os amigo(a)s e ao mesmo tempo aproveitando para ver as outras categorias que já estava na pista competindo, para mim tudo era novidade, comecei a observar principalmente as bikes dos ciclistas, cheguei a ver umas duas iguais a minha Caloi Sprint 20, tirei algumas dúvidas com a organização e procurei descansar para esse grande desafio o primeiro do ano de 2016.
Pronto para o primeiro desafio do ano
O locutor da prova de hora em hora ia chamando as categorias para entrar na pista, quando chegou a minha vez, entrei na pista e o amigo Marcelo Campos pediu para observar as marchas dos outros ciclistas, reparei que estavam na leve, a minha largada foi dada às 10:15h da manhãprocurei ir com o grupo mas depois de uns 500 metros vi o pelotão se afastando de mim e procurei colocar na marcha mais pesada para não desgarrar do pelotão demos a primeira volta e o pelotão começou a desgarrar de mim, no percurso estava rolando um vento contra o que para mim dificultava manter a velocidade um pouco, já na segunda volta o pelotão desgarrou de mim e quanto mais pedalava o pelotão ia embora, completei a 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e na 7ª volta quando tomei uma volta do pelotão que estava participando o fiscal que estava na moto acompanhando o pelotão me informou que estava desclassificado por ter levado uma volta do pelotão, fiquei chateado mas saí da pista e o outro fiscal que estava na largada anotando na prancheta me perguntou desistiu? Informei que não tinha desistido que o fiscal da moto tinha me informado que eu tinha levado uma volta do pelotão e que estava desclassificado, ainda informei que no regulamento da prova não constava isso, saí da pista chateado, mas valeu a experiência.
Na largada
Uma das 7 voltas realizadas
Entreguei o chip, agradeci os amigos que estavam no apoio e depois fui embora. Para mim foi uma grande lição que aprendi mais ainda e espero para as próximas competições conseguir uma bike melhor para competir porque essa não tem como.
Amigos da Equipe Ultraciclistas no apoio...Valeu Casini e Marcelo obrigado!!!
Amigos da Equipe Equipe Bonde da Zona Oeste...Valeu André
Parabéns Sheila e César
Inscrição: R$ 35,00 reais...Ponto Positivo;
Kit: 01 sacola de pano, 02 números adesivos para colocar no capacete, 02 números plastificados para colocar na camisa, 01 camisa, 01 garrafa squeze e 01 viseira...Ponto Positivo;
Guarda volumes: Não observei se tinha ou se nesse tipo de competição existe;
Altimetria da prova:  Média;
Percurso:  Foi  todo de asfalto, 01 Km dentro do parque mais 01 Km por fora do Parque, o percurso estava todo balizado com grades, fitas zebradas e em outras partes staffs apitando na hora que íamos passando com 02 batedores...Ponto Positivo;
Posto de hidratação:  A organização disponibilizou 01 ponto de hidratação em copos dágua com água gelada no evento...Ponto Positivo;
Posto Médico: Não posso avaliar pois não reparei se tinha;
Banheiros: Dentro do Parque Madureira existe vários banheiros e limpos a todos instante...Ponto Positivo;
Lanche: A organizadora da prova disponibilizou para todos os atletas uma mesa com muita bananas e maçãs...Ponto Positivo;
Premiação: No regulamento a organizadora informou que foram R$ 6.000,00 mil reais em premiações, premiou do 1 ao 5 colocado na geral com troféus....Ponto Positivo;
⇨Medalha de participação:  Não houve, fiquei frustrado era para ter pelo menos uma medalha de participação para quem não conseguiu ficar entre os 5 primeiros colocados...Ponto Negativo;
Premiação na Faixa Etária: Não teve...Ponto Negativo;
Resultado da Prova: Não divulgado ainda...Ponto Negativo;e
Prova: Essa prova para mim me surpreendeu jamais pensei que um dia iria competir no ciclismo, o ciclismo para mim só ajudar no fortalecimento das pernas para ultras, saí triste por não ter conseguido completar o desafio, observei que a minha bike em relação aos demais ciclistas era a mais simples, enquanto a minha pesava mais a dos outros era tudo de caborno e mais leve do que a minha, para mim  foi uma nova experiência em que percebi que se eu quiser continuar disputando provas assim desse tipo tenho que treinar mais velocidades, porque até agora só treinei resistência e trocar a bike, mas foi um grande aprendizado. Sugiro a organização da prova que pelo menos distribuem para todos uma medalha de participação como foi distribuído no dia seguinte para a corrida a pé no mesmo lugar. Também sugiro que os organizador cumpram o que foi dito no Regulamento o mesmo dizia que a retirada do Kit seria um dia antes e no dia, mas foi somente no dia da competição. A menina que estava no setor me informou que a entrega do kit na sexta-feira era somente para a corrida e para o ciclismo seria no sábado, aí informei a menina que no site da prova estava informando que a distribuição do kit para o ciclismo também seria na sexta-feira e que constava no site. Enfim foi um grande aprendizado e quem sabe na próxima não participo com uma bike melhor e com pé de igualdade aos outros ciclistas.